sábado, 3 de março de 2007

EM REDOR DE MIM POR CAUSA DAS DÚVIDAS

Aqui venho eu, então, para dar mais informações a meu respeito. Parece que na minha identidade suscitou algumas dúvidas. Não acho isto estranho, pois que eu entrei em Fátima num momento conturbado em que o estudantado sofria uma debandada geral e éramos apenas três noviços.
Cheguei a Aldeia Nova em 1966 para aprender latim já que eu vinha de um curso de economia da Universidade de Lisboa e de latir não percebia nada. (Uma situação semelhante à do Joaquim Moreno, alguns anos antes, segundo me informaram). Saí da rua Rodrigo da Fonseca, ali bem perto da rua do Salitre em Lisboa. O meu pai era funcionário público e a minha mãe professora no liceu Pedro Nunes perto da nossa casa.
Se eu em texto anterior descrevi, dramaticamente, como havia perdido a vocação e como daí fui, cheio de vontade patriótica, defender o império que potências com interesses nefandos nos disputavam, quero agora contar-vos como despertou em mim essa vocação.
Era manhã de primavera. Estava eu sentado num banco do jardim da Estrela, descansando da preparação dos exames que aí vinham, eis que passa um bando de pombos que me pôs a pensar. O essencial da vida está no alto e não nas coisas vãs e mesquinhas deste mundo. E foi assim que procurei afastar-me das coisas perecíveis e mundanas e me entreguei ao essencial mundo da eternidade. Para não vos maçar, numa próxima ocasião, contar-vos-ei como foram os meus primeiros contactos com a Ordem..
Lamento que o Fernando Vaz não tenha levado o meu testemunho a sério e que me tenha assacado o ápodo de humorista. Eu não brinco com coisas sérias. Tu, Fernando Vaz, estarás influenciado por essa França descrente da Revolução Francesa, de Sartre, de Renan (fétido progressista) e de Voltaire, esta excrescência do pensamento humano?! Então, já agora, avança um pouco mais para leste e chegando à Alemanha aí encontrarás Lutero, esse anjo lucíferino da Separação, Nietzsche, essa flatulência da humanidade que pronunciou a morte de Deus e Marx (credo!) que proclama a religião como alienação do homem. Olha, Fernando, procura e encontrarás bem perto de ti, a sã filosofia de um Descartes que nos diz que o homem traz, inata, na sua mente, a ideia de Deus e, sobretudo, tem a humildade de desceres até Lourdes e aí bebe nesse manancial da fé, a fé que pareces ter perdido. Põe os olhos no nosso ex-confrade Nelson Veiga, beirão granítico, que ficou ligado ao seu rincão natal, tão perto duma terra escolhida dos vales do Dão, e que se manteve fiel aos valores sãos da política e da religião. Lembra-te, Fernando, que trouxeste, pendentes as carambolas do Rosário durante alguns anos. E isto tem que deixar marcas. Eu, ainda hoje, tenho a nostalgia dos sinos da Basílica. Oh piedoso rumor das grandes peregrinações ao Santuário! Ruas de Fátima, pejadas de piedosos sinais da fé, imagens, terços, pagelas, livros devotos!...Oh inefável roçagar de hábitos, batinas, opas, capas… Quem se pode esquecer de toda esta mensagem que em tempos, tão vivamente, me foi dada a conhecer e agora confirmada, finalmente, com a prometida conversão da Rússia.
Bem sei, bem sei, que o mundo continua arredio dos caminhos do bem e da verdade. Mas há sinais de que as coisas estão a mudar. Os Estados Unidos da América continuam a ser a esperança do mundo e Bush,
timoneiro da história, leva a humanidade pelo caminho certo.
Em próxima conversa, em redor de mim, continuarei a tentar criar laços.
Com um abraço.

José Oliveira ( ex Frei Imeldo)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro ex-Imeldo:
Como me sinto enternecido por cantares o meu apego a esta Beira agreste, ostracizada e quase deserta. Sabes, sou um resistente e por isso fiquei. Não nos cruzámos em Aldeia Nova, pois quando lá chegaste, já eu tinha desertado há mais de um lustre. Apraz-me registar que saibas tanto sobre os teus avoengos de Aldeia Nova. Pela parte que me toca, deixo-te a minha gratidão.
Nelson

Anónimo disse...

Caro José Oliveira(ex.Fr.Imeldo), Peço imensa desculpa e nem pretendo justificar-me, mas simplesmente explicar-me. Como jà eramos tres de épocas diferentes a nao nos recordarmos de ti, pensei que houvesse uma mistificaçao. O "opodo de humurista" nao se dirigia à tua pessoa, mas ao mistificador que eu tinha imaginado...
Ao ler pela segunda vez a tua missiva verifiquei que temos muita coisa em comum e é unicamente isso que eu pretendo sublinhar:
-Plenamente de acordo com o que dizes sobre o Nelson e ainda se pode acrescentar!...
-Digo contigo que a nossa passagem pelos Dominicanos deixou marcas.
-Ainda temos em comum o desejo de criar laços.
Quato a algumas das tuas outras afirmaçoes, diria simplesmente com
Voltaire "Nao partilho as tuas opinioes, mas batalharei até à morte para que as possas exprimir"
Quanto à Fé, como ela é um dao e nao corresponde a um qualquer mérito, talvez nao tenha mesmo,Deus la sabe. Espero que te reste a ti um pouco de caridade para me perdoares se te ofendi. Espero ter ao meu activo (senao a Fé) um pouco de Amor, pois como diz S. Paulo ICor.13,13 "...permanecem tres coisas, a Fé, a esperança e o Amor, mas a maior de todas é o Amor", Fernando.

Anónimo disse...

Caro frei Imeldo
Logo que emergiu o teu nome, tive um pressentimento que a tua vocação tinha sido um brinde dos pombos do jardim da Estrela. Isso é o resultado da falta de contacto com a natureza, pois quem vai ao jardim, não pode olhar para o ar, senão cai-lhe em cima uma vocação. Mesmo os precavidos vêm de lá com uma recordação.
Espero que tenhas saido de Aldeia Nova a latir. De Fátima, só te ficou a retórica, que por sinal é brilhante. És dos que "falam, falam, mas não os vejo a fazer nada".Ao passo que os nomes que nomeias têm uma cultura produtiva. O Joaquim Moreno cultiva uma quinta e produz um vinho que é um néctar. Estamos todos convidados a prová-lo, excepto os meninos "copinhos de leite", que lhes faz mal. O Nelson cultiva um soito e produz uma castanhas de dez o alqueire. Podemos ir comê-las, excepto os meninos "pasteis de nata", que têm dentes de massa tenra. O Fernando Vaz cultiva um viveiro onde produz "excargots" bem armados de astes. Podemos ir lá palitá-los, excepto os meninos que têm medo dos bichos.
A diferença, como vês, está nas raízes. Como é que podias criar raízes nos empedrados da R. Rodrigo da Fonsca?
Até no teu alarde filosófico esqueces as raízes. Omites Platão, o homem das cavernas, olvidas Aristòteles, o peripatético e não referes S. Tomás de Aquino que tem tanto sumo.
Quando quizeres beber um copo de três, esperarei por ti na Tendinha do Rossio.
O tal - (ex frei Pancrácio).

P.S.Tenho o mesmo direito que tu de usar o anonimato (até prova em contrário).

Anónimo disse...

Gostaria imenso que renunciasses ao anonimato para poder dar-te um grande abraço.fernando