domingo, 11 de março de 2007

Brasão dos Dominicanos, ou S. Domingos de Matisse?



Meus amigos:

O Fernando Vaz acaba de enviar-me esta imagem de S. Domingos, de Matisse e deixa como sugestão que ela seja colocada no cabeçalho (template) do nosso blog, em vez do brasão dos Dominicanos. Porém, numa democracia é o Povo quem mais ordena, e por essa razão o Fernando sugere que se ponha esta alteração à consideração de todos vós. Ele sugere mesmo uma votação. Em face disso, fico aguardando o vosso voto, ou antes, a vossa opinião, aliás douta, como diriam os nossos amigos juristas. Devereis pronunciar-vos pela substituição ou não, ou se devem ficar as duas. Eu, humildemente, acatarei o vosso veredicto, escusando-me desde já, na qualidade de mero editor, de emitir opinião.

Às vossas ordens sou,

Nelson Veiga

18 comentários:

Anónimo disse...

SUBSTITUI9ÃO ? Fernando

Anónimo disse...

SUBSTITUICAO? Fernando

Anónimo disse...

Não percebi a mensagem, mas gostava que me disseses como preferes. OK?

Anónimo disse...

Eu digo substituiçao. Sem?

Armando disse...

Voto na manutenção do brasão. Em alternativa, o brasão e o Matisse, lado a lado.
A. Alexandrino

Anónimo disse...

Eu voto em Matisse. Depois justifico.
Eduardo Bento

Anónimo disse...

Eu voto em Matisse. Depois justifico.
Eduardo Bento

Anónimo disse...

Atenção Eduardo Bento!... Só vou escrutinar um voto!!!

Anónimo disse...

CELESTINO, MORENO, HORÁCIO, votai, emiti a vossa opinião, aliás douta, para eu agir de conformidade. Só lanço o meu apelo a vós, porque não sei se mais alguém, com direito a voto, visita o nosso espaço. Se fôr um dos nossos, ainda que de outro tempo, pois que diga de sua justiça!... Mas assine, para sabermos de quem se trata...

Anónimo disse...

Opto pelo S.Domingosde Matisse por várias razões. Aponto apenas uma que, para mim, é suficiente: O brasão dominicano é emblema da Ordem e nós somos um Grupo que não deve apropriar-se dele.

Eduardo Bento

Armando disse...

O argumento do Eduardo é forte e convenceu-me. Mas não haveria outra hipótese? É que tenho trauma em relação a santinhos...
A. Alexandrino

Anónimo disse...

Só em relação a santinhos?... E às beatas meu?!...

Anónimo disse...

Santinho, uma obra de arte do matisse?! Ainda para mais é um desenho bem estilizadinho...é verdade que os traumas nem se podem explicar...

Armando disse...

Em relação às beatas, não é trauma, é aversão...desde que deixei de fumar, aqui há anos. Eu bem referi ao médico ,que a carência de mais um vício traria consequências...Está à vista!
Alex

Unknown disse...

Voto pela imagem de Matisse
Joaquim Moreno

Anónimo disse...

Estou próximo da análise do Alexandrino..Poderíamos encontrar um símbolo para o Blog que nos conduzisse agradavelmente aos tempos em que vivemos em comunidade em Aldeia Nova.Isto não significa,naturalmente,qualquer regeição ao significativo Brasão da Ordem Dominicana nem à lindíssima gravura/desenho de S. Domingos de Gusmão, do famoso pintor,desenhista e escultor francês, Henrri Matisse,nascido em Cateau-Cambrises,em 31/12/69 e falecido em Nice em 03/11/54,imortalizado em belas combinações cromáticas,desenhos e ilustrações de obras literárias,entre as quais as amorosas «Cartas Portuguesas»,escritas pela freira de Beja,Soror Mariana Alcoforado ao Marquês de Chamilly,oficial francês que em Portugal participou na campanha da Restauração.Matisse
é também conhecido pelas suas pinturas e desenhos estilizados de corpos nus, com realce para «Desnudo Azul».
Isto para concluir, e sem embargo de qualquer outro símbolo mais consensual, que se optasse por uma foto, eventualmente estilizada, do «retorcido e umbroso carvalho» que se eregia no recreio de Aldeia Nova e que,como escreve o Eduardo Bento,nos reconhecia a todos... Vamos pensar...
Aquele abraço,

J. Celestino

Anónimo disse...

Vravo, Alexandrino e Celestino por terdes alargado o debate pois já estavamos a fechar-nos no: ou, ou...Aprecío a obra de H. Matisse que conhecíamos já em Fátima, sobretudo os desenhos de São Domingos e Nossa Senhora que ornam a capela das Dominicanas de Vence. Foi toda decorada por este grande artista (no fim de sua vida) e que visitei há alguns meses. Em França são-lhe consagrados dois museus um em Cateau e o segundo em Nice. Todas as proposições serão bem acolhidas. O mais importante, finalmente não é a escolha que vai ser feita mas o diálogo que está a alimentar. Um abraço do Fernando.

Manuel FF disse...

Também voto no Matisse, mas com uma condição: como o autor não vê, poderíamos conservar aquele número do telefone do brasão. Ó Nelson, não seria possível fazer aí uma montagem,pá?...
Abraço
Ferraz Faria, Manuel