quarta-feira, 2 de maio de 2007

TERRA

Para quem tem dúvidas sobre os problemas "estufa", aqui vão 2 transcrições:
"Segundo James Lovelock, em a Vingança de Gaia(2007), anualmente lançam-se na atmosfera cerca de 27 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono que, condensadas, equivaleriam a uma montanha de 1,5 Km. de altura com uma base de 19 Km. de extensão. É o efeito estufa que pode elevar a temperatura global, ainda neste século, entre 1,8 a 6,4 graus Celsius. Com as medidas que possivelmente serão tomadas, a elevação de 3 graus é tida como a mais provável, mas inevitável.
As consequências serão incontroláveis, os oceanos subirão entre 18 e 59 cm, inundando cidades litorais como o Rio de Janeiro(e outras), haverá devastação fantástica da biodiversidade e milhões de pessoas correm o risco de desaparecer."
"Jacques Chirac, presidente da França, face a tais dados, disse:Chegou a hora de uma revolução no verdadeiro sentido da palavra: uma revolução das consciências, da economia e da acção politica".
"Aos 3 famosos "R"s: reduzir, reutilizar e reciclar, temos que acrescentar um quarto: rearborizar todo o planeta, porque são as plantas que capturam o dióxido de carbono e reduzem consideravelmente o aquecimento global."
Meditemos!...
J:Moreno

2 comentários:

Anónimo disse...

Joaquim Moreno:
O drama da humanidade é que parece que não há saída. O discurso de Chirac e de todos os políticos europeus é enganador porque eles capitularam perante os grandes interesses económicos e financeiros. Os nossos políticos são serventuários de interesses obscuros e não estão empenhados no bem dos seus povos. O teu texto traz um grito de alerta: Para onde vai o homem, para onde vai o planeta? Todos os valores se sujeitaram ao económico e vamos matando ainda os últimos sinais de humanidade que há no homem.
Um Grande abraço do
Ed. Bento

Anónimo disse...

Caro Eduardo
Não achas que o Moreno está pesado de mais para mudar ?
Anónimo