quarta-feira, 9 de maio de 2007

MAIS UM ESCLARECIMENTO PARA TODOS MAS SOBRETUDO PARA O MORENO. AQUI SE FALA DA MINHA IDENTIFICAÇÃO E DO LIMBO, ENTRE OUTRAS COUSAS




O último texto do Joaquim Moreno suscitou em mim as seguintes elucubrações:
Volto à carga: Não me escondo atrás de anonimatos como alguns. Já disse quem eram os meus pais, o que faço e onde resido.( Rua Rodrigo de Fonseca, nº 1, ali bem perto do antigo Colégio do Clenardo).
Tomei hábito das mãos do P.e Raul Rolo ( o homem mais cordato, afável e dialogante que conheci). Foi ele que escolheu o nome de Imeldo com que entrei na Ordem. Terei de confessar que o nome de Imeldo não era de todo do meu gosto mas por obediência fiquei calado. Cheguei a Fátima
em 1967 e tomei hábito em meados de 1968. Lembro-me que entretanto por ali passou o Fernando Vaz vindo de Itália (?). Esta espécie de católico travou uma batalha pouco religiosa com o Pe Rolo que o queria mandar para o colégio do Clenardo. Esquecendo-se do voto de obediência não só não ouviu a voz do superior como saiu da Ordem. Se ele fez isto do voto de obediência que teria já feito do voto de castidade? Enfim… Por Fátima, nesse tempo, passou também um Horácio que tinha estado a estudar em Espanha. Esta figura, que então dava pelo nome de Frei Filipe, cruzou-se comigo há dois anos nos corredores da Universidade Católica quando eu lá frequentava uma pós-graduação em ciências religiosas para dar catequese, como ainda dou, na minha paróquia. Pois esse tal Horácio fingiu não me conhecer e voltou a cara ao lado. Pudera!... Ele é senhor Doutor e eu sou só dr.
Bom mas vamos ao que interessa que é ver se - mesmo remando contra a maré, eu sei – trago alguns de vós para o grémio da Igreja. Pode ser que com as minhas palavras o dom da fé e a gratuitidade da Graça (passe o pleonasmo) vos toque.
Começo a ver sinais positivos. O Joaquim Moreno, no último texto que manda para o Blog já vem mais manso e voltado para o diálogo. Amigo, dizes que os nossos mestres nos ensinaram a voar, mas cuidado, parece-me que tu e muitos estão a voar demasiado alto. Lembra-te de Ícaro que soberbamente voou tão alto que as asas se lhe derreteram. Não deixes que o fogo do inferno te derreta a alma. Também pareces optar pela Liberdade em vez da segurança. Olha que a liberdade dos filhos de Deus não é a desordem do mundo a que assistimos hoje em dia. Eu sou pela Ordem que respeita os valores tradicionais, sobretudo aqueles que a Santa Igreja prega e que nos foram dados pela palavra revelada. Foram-nos dados –insisto- e alguns de nós não querem ser tocados pela Graça.
O de Salazar seria assim tão mau? É melhor a bagunça actual em que nem se respeitam pais, professores, polícias e (pasme-se !) até os ministros do Senhor são enxovalhados.
É claro que a desordem presente é tal que parece reinar até no Vaticano. Não entendo –peço perdão pelo atrevimento - como é que o Papa de uma penada acaba com o limbo, aquele lugar “sem lugar” para onde vão as boas almas que não tiveram a graça de receber o baptismo. Temo que faltará pouco para se acabar com o purgatório. Com o inferno é que nenhum papa pode acabar pois Nossa Senhora em Fátima mostrou-o aos três pastorinhos. Por este andar do Vaticano qualquer dia até os padres podem casar e as mulher serem ordenadas.
Para ti, Moreno, que pareces estar mais perto da comunhão com os nossos bispos dirijo sobretudo estas palavras, mas quem dera que outros as lessem e meditassem.

Saudações bloguistas

José Oliveira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Só alguns não quererão ser tocados pela Graça!... Eu, quer queira quer não, sou bem tocado por uma, com quem casei há quase 40 anos!...
(risos...)

Unknown disse...

Caro José Oliveira
^Para não esgotar a paciência contigo, JÀ DISSE que espero por Outubro para ter "a graça" de te conhecer ao vivo. Até lá vou continuar acupar o tempo em melhores leituras e a respirar ares mais limpidos do que os teus da Artilharia 1 e do Largo do Rato ou do Novo Túnel do Marquês.
Abraços e até Outubro.
J.Moreno

Anónimo disse...

IMELDO
Numa pausa da nossa eregrinação, vou levantar o computador portátil à carrinha e da ambulância que nos acompnha, vou tentar usar a net sem fios. Espero ter rede pois no interior a vida não é fácil como tu aí, junto de S.Bento.
Deixa em paz o Moreno, pois, ele continua as suas guerras-perdidas com os autarcas da zona por estes nada fazem pelo património local e deixarem cair casas centenárias e usarem herbicidas nas valetas dos caminhos. É um d. quixote dos tempos actuais...
Estando em tempo de oração e penitência, peço que não destiles o teu fel sobre o bom do Prof. Horácio e outros. Ele sempre foi
trabalhador e ocupado em milhentas actividades. Actualmente vai muito a Mdrid prestar apoio cultural na nossa Lusa Representação, onde labuta um velho companeiro e Amigo na difusão da nossa literatura e cultura.
IMELDO, o não teres feito o mestrado ou doutoramento, são coisas do teu foro passado e presente. Numa próxima vez e caso permitas, posso dizer o que sei.

Peregrino
Nota. Pelo telefone-satelite( que nos acompanha) chegou a mensagem que no sitio do Santuário tem publicidade de sexo