sexta-feira, 17 de outubro de 2008

"DEPOIS DE VÁRIAS VISITAS AO BLOG.... " por António Lucas

"Depois de várias (muitas) visitas ao blog, achei que, pelo menos, deveria sair da penumbra para saudar todos os amigos (e pouco mais dizer), já que me falece o engenho e a arte para dizer coisas tão interessantes como as que tenho lido neste ponto de encontro.

Estive em Aldeia Nova, Fátima, Granada, Queluz de Baixo e Av. Barjona de Freitas e em todos estes lugares me foi oferecida pelos dominicanos - desde o P. Tomás ao frei Bento (estudem! estudem!), frei Mateus, frei João Domingos, frei Raimundo, frei Henrique (…quer sejais padres, quer sejais pedreiros, quer sejais carpinteiros, quer sejais pais de família, tendes que saber religião!), frei Pedro e tantos outros – a proposta de sentido da vida e de jeito de viver que certamente, em maior ou menor grau, nos marcou a todos.

Uma proposta que (assim a entendi) passa por "espremer" os nossos dias, os livros, os nossos pensamentos, as pessoas e tudo o mais, na tentativa de que nos revelem algumas respostas que nos possam servir de alimento nesta estadia numa Terra que nos é emprestada por alguns anos.

O jeito de viver que aprendemos nos dominicanos mantém-nos acordados no dia a dia que tantas vezes nos consome sem glória nem proveito e ajuda-nos a dizer não (um gesto que não é tipicamente português, mas que faz falta) … ou será que compensa estar de bem com os outros e de mal connosco ou… ter medo até de ter medo?

Em suma, agora que estou a caminho dos 60 (e com alguns tiques dos anos sessenta), obrigado aos dominicanos pelo desassossego que trouxeram à minha vida."


António Ezequiel P. Lucas – ex-frei Ezequiel
(não confundir com Ezequiel Vintém)
17/10/2008

3 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto editor do blog, sinto-me no dever de saudar o companheiro António Lucas com quem, a avaliar pela idade, já me não cruzei em Aldeia Nova. Lembro-me de um Lucas, originário de Manteigas... mas mais velho portanto. Um abraço e aparece sempre.
Nelson

Anónimo disse...

Meu caro Ezequiel, companheiro de dois percursos da minha vida: Aldeia Nova e Faculdade de Direito de Lisboa.

Apesar de nos cruzarmos de quando em quando em Lisboa, foi com muita satisfação que li a tua intervenção no Blogue.

Aparece mais vezes e fala da tua longa experiência de jurista especializado em questões sobre a igualdade no trabalho e no emprego...

Louvo-me nas tuas palavras e no alcance das mesmas... Também eu reconheço que a minha passagem pelos dominicanos alicerçou a minha postura na vida: respeitar os outros e merecer destes o mesmo respeito....

O longo tempo decorrido, leva o Nelson a não relacionar o teu nome com a tua pessoa... A verdade é que nos encontramos os três em Aldeia Nova.... Tu terás entrado para Aldeia Nova uns dois anos depois de mim e do Nelson...

Se apareceres por Fátima, vou reapresentar-te ao Nelson...

Abraço amigo

Zé Celestino

Anónimo disse...

Amigo Ezequiel,
Só ontem à noite, depois de ter regressado a França, lí a tua intervenção no blog. Nunca é tarde para bem fazer e a meu ver entras-te com o pé direito. Gostei imenso de ter passado uns momentos contigo no sábado passado, pois já há muito que não nos viamos com tempo para trocar impressões. Foi muito agradável! Um abraço, Fernando. P.S. Deixo-te a propriedade e o usufruto do nome Lucas que usurpei durante alguns anos...