quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CAROS AMIGOS:


Como diz o Toninho num comentário, nestes últimos meses tenho sido pouco assíduo ao blog. Poderia dar 10 ou mesmo 20 razões que justificariam, cada uma por si, esta minha ausência! Prefiro dizer simplesmente que não gosto de me forçar... e hoje apeteceu-me de:
- Agradecer ao Joaquim Moreno as palavras certinhas que ele escolheu para falar de mim e do meu aniversário. É verdade que o Fernando ou Rebelo em Aldeia Nova e o frei Lucas em Fátima, não tinha um carácter fácil. Era peneirento. Dava ares de pessoa importante, esquecendo-se que quem não tem pé não pode dar coice. Muitas vezes conseguia humilhar e rebaixar os colegas. Diz-se que presunção e água benta cada um toma a que quer... Ora esse fulaninho a água benta bem a viu, mas passou ao lado. A presunção caiu-lhe toda em cima. Ele era dos tais individuos com quem é melhor andar a bem que a mal. Tinham razão os que falavam ou pensavam assim!
Como é possível que com este carácter (que alguns chamam de personalidade) conseguisse guardar por tantos anos (aquí e aí) tantos e tão bons amigos!...
Só tenho uma explicação: os meus amigos são todos inteligentíssimos. Eles compreenderam que por tràs da máscara com que me protegía, ou por dentro da carapaça que me envolvia, escondia-se um ser sensível, respeitador e acolhedor, digno de amizade e de confiança. Obrigadissimo, meus amigos, pela vossa amizade. Obrigado a todos os que me saudastes no Blog, me telefonastes ou pensastes em mim. Foi um enorme prazer e continuarei a beber à vossa saúde, cuidando ao mesmo tempo da minha. O Eduardo bento convida-nos a irmos beber um copo (e mais se houver sede) à sua cave no dia 18 á noite. Eu não quero ser nem a causa nem a razão deste encontro. Aceito no entanto ser o pretexto (se é necessário um) para nos reunirmos e confraternizarmos. Para isso todos os pretextos são bons.
- Quero também pedir desculpa a todos os que nestes últimos meses festejaram mais um aniversário, e eu não os felicitei... estive presente pelo pensamento. Faço meus os comentários do Joaquim Moreno que pelos vistos se especializou no estudo da personalidade. Penso de novo e com grande amizade e simpatía no Pe Miguel, José do Espirito Santo, José Vieira, Eduardo Bento... Ao aniversário do Eduardo Bento associo sempre o Horácio que nasceu também no dia 11 de Setembro e já nos deixou há cinco meses...
Seguí com muito interesse as celebrações das bodas de oiro do frei João Domingos e também a intervenção do Frei Pedro. O nosso blog está aberto não só a todos os ex-Dominicanos mas mesmo aos que ainda professam na Ordem! Quantos mais largos são os horizontes, mais rica e luminosa é a nossa existência!...
- No que se refere aos anónimos estou absolutamente de acordo com tudo o que foi dito pelo nosso jurista Celestino, pelos homens de comunicação Nelson e o Eduardo Bento, e tantos outros. O Blog não perdará nem em diversidade nem em riqueza, visto que uma possibilidade de anonimáto é oferecida, àquele que deseje ficar na sombra. Basta que se identifique perante o Nelson, que se compromete a guardar o segredo. O desejo dos fundadores e de tantos outros que imediatamente aderiram a esta iniciativa, era manter laços, estreitar laços, criar laços. Trata-se de amizade, de convívio. Houve sempre um espirito de abertura aos mais velhos e aos mais novos e os apelos a mais participação foram numerosos e continuam.
Um abraço para todos e até ao dia 18 em Fátima.
Fernando Vaz.

Sem comentários: