quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fr. BERNARDO DOMINGUES o.p. -13 DE MAIO - PARABÉNS!...

Continua activo e a produzir livros de reflexão. As suas 78 primaveras não lhe tiram aquela disponibilidade e bom humor para acompanhar um amigo em momento de crise. Votos de saúde.
JM

10 comentários:

nelson disse...

Ao Pe. Bernardo, meu professor e que me alertou para os limites de certos ícones, votos de muita saúde e longa vida.
Um abraço
Nelson

Isidro disse...

Suponho que o frei Bernardo Domingues vem da mesma cepa de um certo frei Bento Domingues que, em evidente uso de capacidades intelectuais próprias de um sobredotado, concorde-se ou não com ele, tem vindo a publicar tudo e mais alguma coisa contra quaisquer ícones simplórios que nos induzam em erro, um pouco como o que, mais acima foi referido pelo Nelson sobre o frei Bernardo, que foi seu professor e eu não conheci mas que, em razão da nota publicada pelo editor deste blogue, também venho aqui homenagear, porque "...alertou para os limites de certos ícones..."

Para completar a ideia, convido-vos a reler o meu novo comentário em
http://criarlacos-ex-dominicanos.blogspot.com/2009/05/uma-raposa-fez-uma-razia-no-meu.html

Zé Celestino disse...

Um forte abraço ao Fr. Bernardo.

Um dos meus Mestres de Aldeia Nova e a quem devo, mais do que a formação académica, a cultura de valores, aprofundados na leitura da sua vasta obra literária.

Zé Celestino

Isidro disse...

Andava eu a tentar saber que raio de livro vai ser divulgado no fim deste mês como nome de "Frei Bernardo" quando encontro uma remissão notável para alguém que terá feito anos com um intervalo de 7 meses. Será porque há 2 irmãos que têm posições bastante diferentes sobre a bioética?

Vamos a isto.

Há 7 meses, em 12 de Outubro p.p., durante o segundo ano da graça deste mesmo blogue, comprovado pela transcrição que junto, o Joaquim Moreno, o Nelson, o Fernando, a Geneviève e o Celestino, felicitaram o frei Bernardo Domingues pelo seu aniversário.

Ter 2 aniversários de nascimento em 7 meses é obra, mesmo que se ponderem especiais conhecimentos de astronomia e a existência de uma visita espiritual a um planeta maior que a terra...

Porém, o mais notável é que o J.M. o N. e o C., apesar de se terem equivocado nas datas, mantêm o sentido das suas mensagens, o que comprova que, felizmente, a memória das ideias funciona quase sempre de modo mais perfeito que a memória específica dos números. Neste caso serve para nos divertirmos. Como é?...

«...
Domingo, 12 de Outubro de 2008
Fr. BERNARDO DOMINGUES op. -13 de Outubro- PARABÉNS!
http://criarlacos-ex-dominicanos.blogspot.com/2008/10/fr-bernardo-domingues-op-13-de-outubro.html
Conheci o Padre Bernardo, na casa de seus saudosos Pais, na Missa Nova do seu Irmão fr. Bento. O conhecimento do seu aniversário deu-se no longínquo ano de mil novecentos e sessenta e... na Casa-Estalagem das Irmãs Dominicanas de Fátima. Como o tempo passa..... A amizade e convívio existente foi criada e fortificada graças ao seu irmão Zé Espírito Santo, que agradeço. Para si votos de parabéns com saúde e forças para continuar a acompanhar e acarinhar os Amigos.
J.M
Publicada por Amigos em 17:37

3 comentários:
Foi meu professor, vai já para 50 anos! Dele guardo entre outras, a imagem do jovem padre regressado de França, se bem me lembro, carregando novas ideias, novas formas e fórmulas a que não estavamos habituados em Aldeia Nova. Era um progressista que todos admirávamos. Perdi-o de vista, mas fui-o reencontrando nos seus escritos. Foi um prazer revê-lo no encontro do passado ano, com a mesma jovialidade que então lhe conheci. Um abraço de parabéns, Pe.Bernardo, muitas felicidades e longa vida.
Nelson

12 de Outubro de 2008 17:51
Um feliz aniversário ao frei Bernardo que naturalmente também tive como professor de português e francês, se bem me lembro. Foi a primeira vez que, em Aldeia Nova, um professor me fez elogios e isso não se esquece!... Já há muito que o perdi de vista, mas sempre tenho tido notícias através do Espírito Santo, seu irmão. Tive ocasião de recebê-lo aqui em casa durante uma semana e se o frei Bernardo se recorda pegou no meu filho mais novo ao colo (tinha quatro ou cinco meses) e este deu-lhe uma mijada que teve que ir mudar de calças. Deve recordar-se! Uma peripécia destas não deve ter-lhe acontecido muitas vezes. Renovo os meus desejos de feliz aniversário, e até breve, Geneviève e Fernando

12 de Outubro de 2008 20:39
Recordo o Fr. Bernardo dos meus tempos de Aldeia Nova... Como diz o Nelsson, já lá vão 50 anos!...
Confesso que já não le lembro que disciplina(s) me terá ministrado... Terá sido Francês, como diz o Fernando Vaz?
A Português, recordo, como professores, o Pe. António (Francisco? e o Pe Armindo...
Lembro-o, contudo, como um dominicano de elevada cultura e perfil ético...
Aproveitando a intervenção/comentário do TREZE/Filipe Lopes, (colega que não identifico e me parece não se ter cruzado comigo em Aldeia Nova/Fátima) diria que se os governantes do mundo seguissem os ensinamentos da ética, da moral e da justiça defendidos pelo Fr. Bernardo, não enfrentariamos hoje, estou certo, mais uma grave crise económica, cujos nefastos efeitos penalizam, essencialmente, os que vivem de modestos salários/reformas ou parcos rendimentos...
Neste dia do seu aniversário, saúdo o Fr. Bernardo, desejando-lhe longa vida com boa saúde, para que possa continuar a ensinar-nos quais os principios éticos, da moral e da justiça que contribuem para o bem estar e dignidade da pessoa humana.
Um abraço Fr. Bernardo
Zé Celestino
12 de Outubro de 2008 22:35
...»

nelson disse...

Pois... se eu me tivesse dado ao cuidado de fazer as pesquisas a que o Isidro se aventura, por certo que não chegavamos aqui, a esta situação que nem é, de todo, grave. Somos aniversariantes todos os dias!
Já agora, Joaquim Moreno, que estás aí perto do Fr. Bernardo, acerta lá as datas!
Nelson

A.Silva disse...

Um grande abraço de parabéns ao fr. Bernardo, que conheci primeiro em A. Nova e a seguir em Fátima nos anos cincoenta. E que o0 seu grandee coração continue com muita saúde. Toninho

Isidro disse...

Já descobri o que, mais acima chamei "raio de livro" "Frei Bernardo" - é uma obra de eclesiologia narrativa sobre os ziguezages do pós-Vaticano II. O autor é Antonino Mendonça, padre franciscano dispensado do exercício.

A obra foi apresentada no dia 31 de Maio de 2008, durante a Feira do Livro de Lisboa com apresentação de Frei Bento Domingos - começou com uma comparação dos códigos de santidade do Antigo Testamento (A.T.), de Jesus Cristo e da Igreja actual - a Igreja está mais ligada ao A.T que a Jesus Cristo, porque é mais pela condenação, separação proibição. Serviu esta introdução para louvar a ousadia de Antonino Mendonça. Com este livro, a sua intenção foi lembrar quais eram as expectativas antes e durante o Vaticano II, aludir à contra-reforma que apareceu durante a assembleia episcopal e sobretudo depois, e deixa indicações do que é preciso fazer agora para reatar ou avivar essas esperanças frustradas.

O resumo que eu li aborda exactamente o que me foi respondido, com clareza, neste blogue, há algum tempo, pelos Fernando, Ferraz e Toninho e parece indicar a existência de um livro com narrativa forte, nem tanto no resto.

Fernando disse...

Desta vez o Joaquim Moreno deve ter razão! Em todo o caso não é em Outubro. No último encontro en Fátima (onde nos ofereceu o seu último livro) o frei Bernardo disse-me que tinha havido confusão com a sua data de nascimento. O facto de festejar o aniversário duas vezes por ano ou mesmo todos os dias, como diz o Nelson, não faz envelhecer... Até há aquí uma canção para crianças que diz “feliz não aniversário”...
O frei Bernardo foi professor de português em Aldeia Nova pelo menos durante um ano. Depois o Pe António voltou. Recordo-me também que no exame de françês ele me interrogou sobre um tal rei infeliz a quem disseram que para ser feliz teria que vestir a camisa de um homem que já o fosse. Tanto procurou que foi encontrar um lavrador transmontano de entre Mirandela e Murça a semear o centeio e a cantar com entusiasmo, manifestando grande alegria e felicidade. O Rei disse-lhe: dá-me a tua camisa que eu faço de tí um homem rico. O trasmontano, com um grande sorriso, respondeu: eu não tenho camisa!...
Também foi o frei Bernardo que me ensinou uma frase de que não compreendi o sentido no momento “Un repas sans fromage n’est pas un repas français”.
O frei Bernardo deu-me o prazer e o gosto da lingua françesa o que muito facilitou a minha integração neste país.
Durante quatro dias e até ontem, as orelhas do frei Bernardo devem ter aquecido, pois tive aquí em casa um antigo colega dele na Universidade Católica do Porto, Dom Manuel Pelino, Bispo auxiliar do Porto durante dez anos e que há dez anos foi nomeado para Bispo de Santarém.
A finalidade deste meu e-mail era só felicitar o frei Bernardo por mais um aniversário. Com um pouco de atraso a Geneviève e o resto da família (sobretudo o François André que já é casado e tem uma menida mais ou menos da idade que ele tinha, quando lhe mijou nas calças) juntam-se a mim para lhe desejar uma óptima saúde para festejar ainda muitos aniversários. Fernando.

Anónimo disse...

Velhos Amigos:
Para usar o termo do Jovem Manel Ferraz, apanhei uma "branca", em Outubro. É próprio da m/idade.
O fr. Bernardo faz anos em MAIO.
O Isidro tem boa memória e sinal que está atento. Parabéns para ele e as minhas desculpas a TODOS e dum modo especial ao fr. Bernardo mas...como diz o Editor, não é grave fazer anosmais vezes.
Saudações fraternas e...VIVA o OLHANENSE que ao fim de 33 anos passou ao escalão principal e vai ocupar o nosso cronista AA.
J.Moreno

Armando disse...

Obrigado JM.
Ainda há quem se lembre do Olhanense para além dos indefectíveis dos anos cinquenta do Séc.XX, entre os quais se encontram o Aníbal, sabes? o Cavaco, o presidente, esse mesmo e eu claro. Muda-se de religião, de partido, de mulher mas nunca se muda de clube, dizem.
O que é que isto significará, permitirem que a sul do Sado haja um clube no escalão principal do nosso futebol?!! Estará a mudar alguma coisa em termos económicos, sociais e políticos e de centros de poder?
Então VIVA O OLHANENSE.
A.A.