segunda-feira, 4 de maio de 2009

ENCONTRO ANUAL

É JÁ UM DADO ADQUIRIDO.
26 DE SETEMBRO PRÓXIMO SERÁ O NOSSO ENCONTRO ANUAL EM FÁTIMA
O PROGRAMA PROMETE
MANTÊM-TE ATENTO.

5 comentários:

Isidro disse...

Comecei a escrever este comentário sob vários desafios vossos para oferecer uma história das nossas Aldeia-Nova e Fátima entre os Dominicanos. Por falta de tempo, acabei por me cingir a uma reflexão mais profunda sobre o modo como se criam, seguram e reconstroem laços, quaisquer laços em qualquer parte.

É daquelas coisas que se faz com o intuito de que seja útil e em que nada se espera em troca, porque se trata de reinventar ou reconstruir uma memória colectiva, neste caso com o meu conhecimento pessoal e vários meses de leitura do blogue.

Os fundadores da publicação e os seus associados têm construído uma história de laços com os fragmentos recordados por cada um, passando por uma certa criação colectiva em que os sentidos e sentimentos são lembrados como vividos ou percebidos em conjunto.

Ainda que não exista, ou existisse tal passado, tal como foi escrito e relembrado, a evidência de certa indexação de umas dúzias de pormenores bem captados e repetidos passa, com o tempo, a pertencer à história de todos os que a construíram.

São preenchidas as falhas com imaginação e cultura a partir de eventos prováveis e desejáveis, sequências e hiatos temporais, todos como óculos de vagas realidades e verosimilhanças, porque o que se lembra de há 40 anos, ou mais, não é só o que aconteceu; é também a maneira como é recordado e isso deve-se mais aos anos seguintes que às suas respeitáveis e não negligenciáveis origens e primeiros passos.

Chegados a este estádio, apropriamo-nos das histórias como se pudessem ser tão verdadeiras, exactas e simples como as que assim reconstruímos, começando a usá-las para dizermos a nós próprios quem somos, onde estamos e em que lugar nos vemos, que opções formulam e que decisões tomamos sobre as inseguranças e ignorâncias que, de todo, não conseguimos contornar ou vencer e dominar.

Acontece assim, porque cada um precisa da sua história, ligada a um grupo e ao Mundo, de modo a encontrar acontecimentos marcantes na sua linha de continuidade o que, se não serve para provar que cada história pessoal é importante para aprender, sempre comprova que é indispensável para continuar a ser o que é e quem é.

Sem uma história não existimos, nem isoladamente, nem como sociedade, pouco importando se esse passado é verídico, produto da imaginação ou uma complexa reconstrução de grupos de afinidade, clãs, famílias e povos.

No dia presente, uma conversa amena ou um simples comentário escrito sobre uma história comum, por quem assim a relembre, pode ser tão simples e evidente que nem se consegue tomar consciência do modo como foi criada.

Porém, esse modo existe, com ou sem ajuda da raposa que iluminava a consciência do principezinho de Saint-Exupéry sobre os laços. Dava jeito ter uma imagem dessa raposa no frontispício do blogue. Quanto ao principezinho, sempre será um papel flutuante que circula de comentador para comentador. É de todos e não pertence a nenhum.

Armando disse...

Caro Isidro
Sabes que és uma das atracções deste blogue. Admiramos a tua cultura, o teu estilo, a tua imaginação, a tua capacidade de arrumar ideias e a própria tendência para a controvérsia ou o enigmatismo de algumas trechos da tua prosa acabam por atrair os leitores. Assim sendo,porque não ocupas mais assiduamente a primeira página? Este texto, por exemplo, tinha colocação mais apropriada exactamente no primeiro plano, pela sua pertinência, pela sua qualidade e porque, a meu ver, não está directamente relacionado com o texto a que serve de comentário. Além de que neste espaço de comentários o tipo de letra é minúsculo e cansa os olhos dos que como eu já carregam o peso de algumas dioptrias.
Penso que este apelo não te fará alterar a tua posição, no entanto ficas com uma opinião explícita.
Um abraço
A. A.

nelson disse...

Tem razão o Armando. Este texto não deveria ocupar um espaço destinado a comentários. Por isso amigo Isidro, para a próxima, direitinha ao e-mail, valeu?
Abraço
Nelson

Isidro disse...

Caros Armando e Nelson,

por todos os que tiverem a mesma perspectiva e,
para quem, por hipótese a tenha diferente, vale a indicação directa do editor que, evidente e igualmente, acolho bem.

Preparei o referido específico comentário sob a vossa ideia e, por mim, pode ir, de imediato, tal como se encontra, para o primeiro plano, também mantendo ou eliminando o que, em consequência, ficar redundante.

P.S.
Consegue-se ler os comentários com letra igual à dos artigos de primeiro plano quando se clica no título de cada artigo - é uma mordomia que nos está facultada pelo programador do blogue.

Isidro disse...

P.S.
O meu longo comentário acabou por ser divulgado em:

http://criarlacos-ex-dominicanos.blogspot.com/2009/05/uma-reflexao-sem-titulo.html

enquanto a data do encontro ficou suspensa, por sugestão do frei Geraldes:

http://criarlacos-ex-dominicanos.blogspot.com/2009/05/encontro-anual-data.html

ponto já confirmado pelo Celestino, um dos organizadores que, a seu tempo indicarão a nova data.

(escrito para que os leitores retardatários não sejam induzidos em erro)