terça-feira, 5 de maio de 2009

ENCONTRO ANUAL - DATA

O dia 26 de Setembro coincide com a data da Peregrinação Nacional do Rosário sob responsabilidade dos dominicanos. Significa que é um dia de grande movimento no convento e em Fátima. Por sugestão minha e também do Prior do Convento, fr. José Carlos Lucas, talvez fosse bom repensar a data.
Fr. José Geraldes

8 comentários:

Zé Celestino disse...

Em nome da Comissão Organizadora do Encontro, muito agradeço aos Frs. José Carlos Lucas e José Geraldes esta importante informação.

Permito-me, contudo, pedir-lhes o favor de nos indicarem datas mais calmas.... ´considerando até que a «juventude» não prima pelo sossego...

Abraço amigo

Zé Celestino

Isidro disse...

Ó Geraldes,

Tu que, pelas minhas contas, entraste em Aldeia-Nova no ano em que eu saí (escreveste que estiveste lá entre 1968 e 1973, enquanto eu estive entre 1964 e 1969) podias ter escrito o teu alerta junto ao título em que se encontrava a marcação vieste abrir um tópico novo que repete um já existente, mas não se perdeu tudo. Ou seja.

Eu que, entre Aldeia-Nova e Fátima, vivi durante 7 anos entre os Dominicanos, 8 meses por ano, bom aluno, bom rapaz, ainda que fazendo as minhas travessuras, quase sempre em equipa e até sem perceber por que motivo esta ia ficando mais pequena, ainda não sabia o que é a Procissão do Rosário e, muito menos, que era orientada pelos Dominicanos.

Por isso, corri atrás do prejuízo, eu que nunca gostei de filas de espera, como as procissões, a não ser nas matemáticas, porque, neste caso, são bem esclarecedoras sobre a teoria. Interroguei a internet e, não querem ver, a dita procissão já se realiza há 54 anos seguidos, cumulando as suas homólogas regionais ou seja, quanto a este ano de 2009 já vai no adro.

Ora, como bem observa o Celestino, a juventude que lê e escreve este blogue não prima pelo sossego e precisa de mais factos principalmente quando, como é o caso, tem sobre si a organização de determinado evento a que, de repente, o frei Geraldes mostra um concorrente nascido em 1956, data da "1.ª Peregrinação Nacional do Rosário" que não sei se já era também da Peregrinação da Família Dominicana.

É como se um árbitro estivesse a mostrar-lhe o cartão amarelo pela marcação da data. Pois eu, para compensar, mostro-lhe um cartão verde, porque os fundadores do blogue e a maior parte dos seus associados nasceram antes de 1956 e a idade é um posto.

Por isso, salvo o devido respeito, se é necessário mudar alguma coisa, que se mude a data da Procissão do Rosário ou se considera a mesma como feita sempre ressalvando que, se tem organização dominicana, não se pode prescindir do inerente treino de liderança e gestão.

Finalmente, desculpa o meu fraco jeito humorístico e responde apenas ao Celestino.

P.S.
Frei Geraldes, foi simpatia tua teres-me enviado um e-mail esclarecendo determinado detalhe. Passado este tempo de silêncio quanto a essa mensagem venho dizer-te que sempre estive esclarecido, só estava a conversar pela participação e nada conhecia, como o não conheço, nada como verdadeiramente anómalo.

Antero disse...

Este texto do Frei Geraldes reflecte diplomacia e sabedoria no dizer.
Eu que critiquei em tempos um texto, tenho que saudar a forma ao mesmo tempo indicativa, fundada, persuasiva, também simpática, como a questão foi colocada.
Não esperaria outra coisa, mas porque achei tal facto, muito positivo e reflecte consideração mútua, não quis deixar de registar o meu apreço.
Antero Monteiro.

Antero disse...

Entrei com o comentário anterior involuntariamente ... Faltou o seguinte:

PS: Celestino, Alexandrino e Costa:
Há que combinar a nova data com os Dominicanos da Ordem, especialmente com frei Lucas, o Prior do Convento, e frei Geraldes, pois além de serem tão ex-alunos de Aldeia Nova e Fátima como todos nós, são obviamente os donos da casa e parte parte integrante e importante da nossa festividade.
Um abraço.

Fr. Geraldes disse...

Não sugiro nenhum dia especial. Quis apenas chamar a atenção para o dia 26 de Setembro. Qualquer outra data é oportuna, excluindo talvez o 11 de Outubro por ser o fim de semana próximo do 13.

Fr. José Geraldes

Zé Celestino disse...

Obrigado Fr. José Geraldes,

Já estou em contacto com o Alexandrino e o Costa, trio dinamizador do Encontro, para acerto de nova data.

Entretanto, não deixaremos de passar por aí um dia destes para acerto de pormenores organizativos...

Abraço amigo,

Zé Celestino

Isidro disse...

Não sabia que o frei José Carlos Lucas tinha passado em Aldeia-Nova, nem quando, tal como não sabia que ele dirige o Convento de Fátima.

Pelo que vi na internet fiquei certo de que os leitores deste blogue gostarão de encontrar aqui comentários seus, ou num artigo, para o que o convido, usurpando, por um momento, as funções do Nelson e dos organizadores do próximo encontro de antigos alunos, outros ex. e seus amigos.

Vejam a clareza com que terá dito que "interessa-nos a qualidade e não a quantidade" e "a vida contemplativa está mais atraente para os jovens que em épocas anteriores", mostrando que sabe muito bem o que não é nada evidente em quase toda a parte, sobretudo entre quem supõe que os Dominicanos vão acabar dentro de umas dezenas de anos.

P.S.
Sem dar por isso, quebrei, mais acima, uma boa convenção de linguagem, tratando por tu o Frei José Geraldes, o que não tinha intenção de fazer, a não ser que dissesse apenas "José Geraldes", o antigo aluno. Na próxima já estou mais treinado.

Fr. Geraldes disse...

Ó Isidro, o fr. José Carlos Lucas não andou em Aldeia Nova. É apenas o Prior do convento de Fátima sucedendo-me no cargo. Entrou para a Ordem só em 1991. Por outro lado, tu devias estar no 5º ano ano quando eu entrei para Aldeia Nova e já para o 3º ano. E não sou de 1956, mas de 1953.
Acrescento ainda que na escrita cibernautica não uso o Microsoft, mas o Outlook. E como percebo pouco de informática, e por conselho de um dos bloguistas, para que os meus textos cheguem sempre, uso o Outlook. Isto para explicar por que abri um tópico novo.
Mas seja como for, se na data escolhida eu estiver cá, farei parte do encontro.
José Geraldes