terça-feira, 5 de maio de 2009

A Essência da Coisa


Caros amigos de Aldeia-Nova /Fátima , antigos alunos Dominicanos :
É com imensa alegria que vejo estas páginas "agigantarem-se" nelas estando envolvida a matéria cinzenta que cada um aplica à "substancia" que encontra e faz da sua existência .. Como sabeis fui um dos organizadores do Encontro anual dos Antigos alunos do ano que passou (2008) ..Este blog como local de Encontro e de Criação de Laços teve no ano de 2008 um periodo de dificuldade inicial mas acho que depois do Verão de 2008 e sobretudo do dito último Encontro, o empenhamento e vigor dos amigos ganhou um grande fôlego e desde já os parabéns por todos os que têm passado por estas paragens. Aos que são escritores ou aos outros , a maioria silenciosa e que são o grosso dos leitores . Queria agradecer a participação de todos porque sem todos , o sucesso do dito Encontro não teria sido possivel e ainda lembrar o colega e amigo que me telefonou e me disse que não poderia estar com aquela :"boa gente", porque tinha que ir para Luanda ( mas cujo nome eu irremediávelmente perdi- por isso as minhas desculpa). Acho que talvez fosse pertinente apresentar alguns trechos do meu discurso sobre o tema da Justiça. Eu realmente tive oportunidade de dar a conhecer uma faceta quase desconhecida da minha pessoa , mas o que é facto é que entrei na ética desde que me conheço mas mais pelas mãos dos padres Dominicanos que faziam da análise do comportamento um dos grandes esteios para o bom seguimento dos seus pupilos. Talvez com uma filosofia da ação Tomista e lá iamos nós sendo envolvidos naquele sistema de pensamentos e cuja necessidade fulcral se situava na importãncia do Diálogo e do Encontro (vertical com Deus e horizontal com os amigos --" mas onde estiverem dois ou três Ele estará no meio " ). Tenho estado silencioso porque muito simplesmente eu sou o único do meu tempo . Pertenço a um periodo histórico como direi... Fracturante e o meu tempo caracteriza-se por muitas divisões exteriores e interiores . Exceptuando o Zé Mendes não estou com os da minha geração e por isso não sei sobre o que cada um pensa sobre o Criar-se Laços . Os que vêm de trás sim , mas não os do meu tempo ou pelo menos "os das minhas circunstancias". Eu tornei-me individualista mas sem nunca abandonar esse desejo , bem como manter a importância do Criar-se Laços no meu sistema de valorização..por um questão de sobrevivência pelo menos eu tornei-me individualista, mas nunca esqueci essa origem porque ela estava e está impregnada no meu coração . Parece que paira aqui uma qualquer hipótese de que , finalmente , com estes "Grandes" que foram crianças e aos quais desde muito cedo , foi dada uma determinada influência educacional... algo de bom possa ter vindo ao mundo por causa disso. ( Mas como estamos condenados à extinção até parece que temos medo de morrer e que não se saiba disso..) Uma instituição será sempre um forma de legalizar e de organizar o que já tem de estar implicito-e esse é o Espirito ou a Essência da Coisa. O que haverá de tão importante que tudo ... ou pelo menos tanto ,tenha de passar por ai(?) Um filósofo terá afirmado que o homem por mais rico que seja de nada será sem os amigos. a esse , de nada lhe aproveitará a sua riqueza (sem os amigos) Como vivemos em tempos dificeis e que uns dizem ser de confronto de civilizações, mas outros afirmam ser de Encontro queria afirmar aquelas palavras de um pensador francês André Malraux e que terá afirmado : "-o século XXI ou será religioso ou não Será" . palavras terriveis e por isso , já agora , aproveitava para lembrar aos amigos onde estará a origem da nossa civilização (?) Pois bem no meu entender está em duas Ceias :uma a Ceia do Sócrates ( filósofo da antiga Grécia ) e que reunia os amigos à volta da mesa para falarem acerca da amizade e do amor (bem como de outras coisas) e outra a ceia de Cristo e que reunia os seus discipulos à volta da mesa e cujo objectivo seria falar no Reino ou porque não do Amor e da amizade..Então estes gestos são fundacionais para a Cultura Ocidental a que pertencemos e não me parece que se possa fugir muito a i sto.. Que o Ocidente tenha muitas camadas históricas e culturais e tecnológicas etc,etc,etc tudo bem mas o Ocidente enquanto Ocidente nunca pode fugir a isto (?) Por isso acho lindo que adultos , que são hoje reflexo das crianças que já foram, não resistam a este impulso "iniciático" e até se entusiasmem com a possivel criação de um associação e cujo nome será o Cria-se Laços. Não me manifesto nem a favor nem contra mas se isso for operacional e prático e que possa trazer mais valias ao fim a que se propõe tudo bem , mas se não for.. tudo bem na mesma..para aqueles que andam tristes queria lembrar uma coisa : onde se encontra a alegria (?) será só uma falha da bioquimica do cérebro ou uma doença degenerescente inevitável ao género humano ou também um acrescimo na falha do Encontro..bem vistas as coisas a Alegria só existe no Lugar onde pelo menos duas consciencias se encontram .. por oposição vejam o absurdo de alguem que está sempre sózinho mas que se consegue manter sempre a rir. Mesmo o mistico não está só (está no seu Encontro com Deus) e até o comunista utópico não faz a revolução para si mas para os amigos .. ninguém foge à amizade.. pode querer ter melhores amigos ou ser mais selecto na escolha , mas de livre vontade ninguém foge à amizade ( pelo menos os acratas os misantropos e os sociopatas são considerados como doenças ou limitaçoes no estar) ... O Taborda é um dos amigos que esteve conosco e que disse que queria ir ao Encontro de 2008 , mas que não foi e quase de certeza porque não pode.. Como sabem ele teve um acidente na tropa e no ultramar e razão pela qual está inválido . Ele ter-me-á dito que o tempo de Aldeia Nova foi para ele o de maior alegria e felicidade na vida dele. Ele Taborda queria ir ao encontro de 2008 , como me disse que queria , mas provavelmente não terá podido por causa das suas limitações e também me parece que não terá Internet mais por razões economicas. Apelo àqueles que porventura o conheçam, que lhe façam um telefonema .
José Carlos Amado

4 comentários:

nelson disse...

As minhas desculpas ao José Carlos Amado por eventuais imprecisões gráficas, mas o formato em que o texto foi enviado, não me permitiu fazer mais, em pouco tempo.
Abraço
Nelson

Unknown disse...

Caro José Carlos,
Na parte final do texto fazes referência ao Taborda; conheço parte do problema porque me foi relatado na primeira pessoa, contactei-o algum tempo antes do encontro de 2008 mas ele transmitiu-me que infelizmente não se encontrava em condições de se deslocar a Fátima. Caso o queiras contactar eu posso dar-te o seu nº de telemovel, pois, na tua condição de médico, estás muito mais habilitado a falar com ele do que eu e do que a grande maioria de nós.
De qualquer maneira quero agradecer-te o facto de o teres mencionado e dessa forma alerta(-me) para o contactar o mais rapidamente possível e, claro, oferecer a boleia para o próximo dia 26 de Setembro.
Domingos

Antero disse...

José Carlos e Domingos,

Deixem o Taborda por minha conta.
É meu amigo e meu conterrâneo. Antes do encontro em Fátima ainda vou marcar um almoço com ele e com o José Luís e pô-los ao corrente porque eles não costumam ver a internet. Penso mesmo que continuam a não estar ligados.
Há cerca de três meses almoçámos e o Taborda, embora com algumas limitações de saúde (pelas razões referidas), pareceu-me bem.
Domingos, se for preciso boleia depois falo contigo.
Um abraço.
Antero Monteiro

Anónimo disse...

Agradeço os comentários sobre o Taborda e acho que o seu caso está resolvido..também peço desculpa pelos erros de português que estão neste texto mas que não constavam do original..tive cuidado para que tal não acontece-se..da próxima vez talvez fosse melhor pedir um reenvio do texto
Obrigado

José Carlos