sexta-feira, 29 de maio de 2009

BENTO EM CONSTÂNCIA



É quase uma hora da madrugada do dia 29 de Maio . Venho de um debate com o Frei Bento no Cine teatro de Constância. Aqui perante uma plateia interessada o nosso Bento Domingues falou de vários assuntos donde sobressaem temas como o da estrutura da igreja católica em que ainda continua a ser considerada como igreja apenas a hierarquia. Quando, afinal igreja deve ser todo o povo cristão. Sacerdote é todo o cristão. E a mulher se pode ser cristã, também pode ser chamada a exercer qualquer ministério.
Frei Bento, teólogo de uma lucidez para o nosso tempo mais uma vez, segundo nos habituou, abre caminhos inovadores e só eles propiciadores da alegria cristã.

E. Bento

8 comentários:

Isidro disse...

Ligue o som do computador para ouvir o frei Bento, frente a 20 pessoas, sobre o que E. Bento omitiu, certamente para não ferir as susceptibilidades do António da Purificação e do F.r. da Área Benta:

http://www.omirante.pt/omirantetv/

(para copiar a url, faça edit copy / edit paste ou editar copiar editar colar ou Ctrl C e Ctrl V da origem para o destino - quem quiser remembrar como era a actividade do copistas que o Gutemberg dispensou, copia letra a letra a referida url o que neste caso, nem é muito complicado, nem moroso).

P.S.
Se o Fernando e o Ezequiel Vintém, entre outros, não concordarem com as palavras aí faladas pelo Frei Bento, podem escrever nas estrelas que eu, apesar de muito os ter lido, não os entendi.

Anónimo disse...

Pergunto ao Eduardo Bento, tão ufano do encontro com o frei Bento,
estará este frade em comunhão com os nossos bispos?
António da Purificação

Isidro disse...

Uma vez que o meu comentário foi aproveitado para,

com ou sem intenção danosa e conhecimento do que está a fazer,

exercitar os chamados "argumentos de autoridade", que

já eram liminarmente rejeitados na própria lógica aristotélica,

venho informar-vos que descobri uma url que facilita o

acesso ao video que contém imagens e som de parte da intervenção e do evento a que me referi:

http://videos.sapo.pt/PwCWgkhPUVKWCyZr3hl2

Felicitações ao frei Bento Domingues e à Ordem dos Pregadores Dominicanos.

A.B. disse...

Meu caro Isidro,

Estas coisas netianas de ouvir as pessoas fora do tempo e do lugar têm qualquer coisa de perverso.

Quanto ao Frei Bento Domingues, por ser dos nossos, dou-lhe a magnânima tolerância cristã de dizer grandes verdades. Fala, aliás, de insondáveis designios da Humanidade que eu nunca percebi completamente: Como é possível que a Mulher, que é a porta de entrada neste mundo (Deus nos livre da standardização dos "in vitro..) , não humaniza o homem desde pequenino e o educa de forma a guardar para si, Mulher, pelo menos idênticas prorrogativas políticas, religiosas, etc., nomeadamente dentro do seio da Madre Igreja, em todos os quadrantes e meridianos do planeta!?
De facto só no altar as santas têm venerabilidade idêntica à dos santos...
Bom, estas modernices turvam-me o pensamento e fazem-me entrar em campos que até parecem menos estruturados, menos ortodoxos e anti romanos.
Adiante, que a coisa há-de mudar!
Há males que vêm por bem. Grandes tabefes fizeram falta a muito ilustres figuras da História, começando pelo D.Afonso Henriques (neste caso, há males que vêm por bem!), Gengiscão, Júlio César, Nero, Estaline, Hitler, Franco, ....
Não se assustem que não digo os nomes dos meus amigos.

F.r. da Área Benta

Isidro disse...

Neste caso, em que reconhecemos o facies e a voz do autor, sabemos quais são alguns dos seus temas de estimação, conhecemos um pouco da publicação on line (Mirante), notamos que existiu também uma representação teatral, disse-se quantas pessoas estiveram presentes, mostrou-se os acompanhantes e as instalações, nas restantes matérias, o Mirante diz ao que vem, o som e as imagens são claros, temos um certo grau de segurança adicional. Para mim, pessoalmente, é quase como ver em directo. Mas não foi sempre assim. Também por isso, bem compreendo que nem tudo é evidente para todos, da mesma maneira.

De facto, a citação, através de vídeo sonoro pode ser tão traiçoeira como uma tradução mal feita e, em qualquer caso, sempre salienta o que está a interessar quem a faz.

Eu, se estivesse a salientar algo em relação ao referido vídeo, centrar-me-ia no que foi dito sobre Fátima que, francamente vos digo, é matéria em que o supunha mais desctualizado.

Isidro disse...

A antepenúltima página do jornal "Público" de hoje contém um artigo do frei Bento Domingues cujos últimos 2 parágrafos podem ser lidos de modo independente do resto do artigo por quem apenas quiser uma indicação complementar em relação ao video acima referido.

Agora vamos lá ver se animamos isto.

Este assunto de haver ou não haver mulheres na hierarquia da Igreja aparecia também, nos meus tempos de liceal dominicano, como um assunto muito querido, e não só entre os alunos, mais porque era uma maneira de dar alguma liberdade intelectual às hormonas masculinas...Era um assunto paralelo ao chamado "problema do celibato".

Antero disse...

Diria mesmo Bento & Bento em Constância. Parece que estiveram lá os dois, Bento Domingues e o noticiante Eduardo Bento.
Há aí algum laço familiar amigo Eduardo?
De toda a forma é bom ter notícias dos nossos, de todos. E a mensagem passa e merece divulgação aos homens de boa vontade. Já nem falo das mulheres, pois fala-se muito de igualdade mas nunca se lhe deram as mesmas armas.
Um abraço.
Antero Monteiro

Anónimo disse...

Não há laço familiar. Bento foi nome adoptado ao entrar no convento por este teólogo que olha para o nosso tempo.
E. Bento