sábado, 30 de julho de 2011

SUSPIRO DE ALÍVIO


Posta a acalmia nas hostes, tudo volta ao curso normal do rio da vida. Agora já há condições para conversarmos, serenamente, com a razão a controlar a emoção. Essa mesma que me prendeu a pena com pena do suposto passamento do Imeldo. Fiz bem em aguardar e não entrar em ebulição como assisti incrédulo aqui neste local ao desconchavo de alguns confrades. Que diabo, no mínimo dos mínimos deveria restar-lhes a esperança da ressurreição das almas. Como se provou nem sempre as grandes peças oratórias acarretam consigo a verdade. Ou antes o discurso conotativo é mais atreito às ilusões. A verdade requer um discurso simples e denotativo.
Não compreendo mesmo como alguns cérebros conseguem elucubrar ideias tão imbricadas num tempo de férias, em pleno Verão em que a canícula derrete os neurónios. Espapaçado aqui na praia da Vieira de Leiria, é com grande esforço que consigo alinhavar estas palavras sacrificadas. É a segunda vez que vejo o mar, desde a primeira em que o Director de então de Aldeia Nova, o frei Francisco Rendeiro nos levou a ver o mar no Guincho. Não gostei na altura e aterroriza-me agora. Felizmente tenho aqui à mão a foz do rio Liz, onde me banho em águas calmas e cálidas. Quase sempre são um pouco turvas, mas devem ser limpas, porque a muita espuma denuncia a presença de detergente. O rio da minha terra, o Dão, tem as águas mais transparentes, é certo, porém muito mais frias.
Caro Imeldo, folgo ver-te remoçado. Era uma pena que te fosses desta, porque ainda tens muito para dar e levar. Só que desta prova deverias sair mais humilde, penso eu. Não entendo essa arrogância. Nós debatemos ideias e cada um defende os seus princípios. Não há vencedores nem derrotados. Como dizia o comandante dos pára-quedistas que cercou o Ralis no 11 de Março de 1975, ao comandante do aquartelamento: -“ Agora a gente ataca e vocês defendem-se”.
Passem muito bem e deixem-me ir ao banho na foz do rio Liz.
Vintém

9 comentários:

Fernando disse...

Só uma palavrinha para manifestar o meu contentamento com a vinda do Vintém! Na verdade , foi no tempo em que o Frei Imeldo e o Vintém(là dos meus lados) participavam activamente no blog que este me dava mais satisfação... apesar de tudo. Não tenho a sorte de ir para o Brasil como o Celestino, mas tenho aquí, há uma semana, 4 primos brasileiros aos quais consagro, com prazer, todo o meu tempo. Prometo que volto em breve com mais tempo, para saudar como manda a puta da lei, a vinda do meu tão apreciado Vintém! Um abraço, Fernando

Anónimo disse...

Olha, amigo Vintém, tem cuidado com a tua saúde que as águas do rio Lis transportam toda a mijaceira dos aviários de porcos da zona de Leiria.
E eu - ao contrário do teu discurso - procuro cultivar a humidade que é virtude necessária para alcançar a salvação. Arrogância não pertence ao meu comportamento, mas a verdade é um fogo que não pode ter contemplações para com o erro. Ai do impio! A verdade é um absoluto que não admite tresvariações.E já que falas de conotação e denotação, remeto-te para os códigos actanciais para compreenderes que toda a acção tem um agente e um paciente, entre outros ingredientes.
Mas que fique bem claro: Quando me oponho às tuas ideias progressistas, bebidas talvez no Vaticano II, não esqueças que também houve um
Trento que para sempre quis, com muita clareza, separar os que se condenam dos que se salvam ou, dito de outro modo, pôs dum lado os cabritos do outro os coredeiros. E o Fernando Vaz, que se apressa a comentar o teu regresso, com aquelas influências robesperianas, próprio de quem há muito vive em França, estará do lado do aprisco dos cabritos. Por isso não te deixes levar por ele.
Imeldo

Anónimo disse...

Desculpa Imeldo, mas não acredito no que dizes acerca da poluição do rio Liz. Se essa informação viesse doutra fonte, enfim. Porém de quem se esteriliza antes de fazer amor, que nas raras vezes que sai fora do do nº 1 da Rodrigo da Fonseca põe uma máscara para se proteger dos micróbios e a única janela de informação que frequenta é a TV na qual acredita piamente simplesmente porque disseram na Televisão, não posso deixar de pôr muitas reservas sobre informações tuas sobre assuntos de ambiente. Aliás o respectivo ministério ainda nada disse sobre essa pretensa poluição do rio Liz.
Não me estragues as férias Imeldo!!!
Boas férias a todos.
Vintém

Anónimo disse...

Olha, Vintém, não gosto daqueles que trairam a aleitação que beberam tamaninhos. Não suporto tranfugas que se passaram para outras trincheiras. Os meus valores são sempre os mesmos: o amor acrisolado à nossa igreja, a defesa de princípios que se alicerçam no Deus, Pátria e Família. Isto mesmo, como estás a ler.
Não é saúde do teu corpo que me preocupa, mas a salvação da tua alma. Supõe tu que apareces, chamado pelo Senhor, junto do único tribunal onde não podes dissimular a tua impiedade? Não tremes perante a perspectiva do fogo eterno? Pois é para onde a tua renitência te atira. O teu corpo que se lixe. Eu sinto responsabilidades de conversão
da tua alma. Volta ao antigo caminho e não te deixes arrastar para as esquinas do esquerdismo.
Imeldo

Isidro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vintém disse...

Ainda não te apercebeste Imeldo que vives na Idade Média? Onde foste beber essas teorias retrógradas? Não foi decerto nos Centros Dominicanos. Nem mesmo no Concílio de Trento que gostas de referir para apoio dessas ideias bafientas. E sabes porquê? Porque nesse mesmo Concílio o frei Bartolomeu dos Mártires (dominicano) e arcebispo de Braga, teve a audácia de pedir a abolição do celibato, ou pelo menos a excepção para os padres do Barroso. Essa dicotomia corpo-alma, espírito-matéria que Aristóleles deu à luz e S.Tomás cristianizou, já está ultrapassada, Imeldo. Temos aí um rapazinho que domina as filosofias de todas as épocas a quem podes pedir esclarecimentos. Refiro-me naturalmente ao Eduardo Bento que não tenho ainda o prazer de conhecer.
Vintém

Anónimo disse...

Amigo Vintém:
Não me metas ao barulho. Não estou interessado na guerra entre ti e o Imeldo. Julgo estar mais próximo das ideias que tu defendes do que das do Imeldo. Houve tempo em que até achava piada às convicções inflamadas daquele impedernido conservador. Já não estarei de acordo quando afirmas que as doutrinas de S.Tomás estão ultrapassadas. A filosofia é um caminho sem fim em busca da verdade que aqui e ali se deixa surpreender.
Acabem com essa polémica que não traz ao blog nada de bom.

Um abraço para ti e para o Imeldo

Eduardo Bento

nelson disse...

Era preciso alertar o Moreno para parar com as buscas nas terras tibetanas e nos arrozais chineses!...
Nelson

Isidro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.