sexta-feira, 29 de julho de 2011

CONTRA O DESCONCHAVO E O DISLATE



Até agora tenho estado em silêncio. Dizia o Frei Pio que a palavra é do tempo, o silencio da eternidade. E de facto, ultimamente neste blog só tenho visto despautério, dislate, verborreia caganeirosa, para falar mal e depressa. ( Que Deus me perdoe). Sou cristão e aprendi que a paciência é uma virtude e que o martírio é uma coroa que poucos merecem.
Um tal Eduardo Bento, com quem mantive um breve contacto num retiro que ambos fizemos aqui há anos nos Irmãozinhos de Emaús, decretou a minha morte. Onde é que aquele escolástico aprendeu a fazer da invencionice um artefacto da verdade? O Jaime achou graça e achincalhou; o Antero, como é próprio dum causídico, voeja nas bordas da ambiguidade e quer também fazer humor; do Área Benta nem se fala; o Fernando Vaz, como é próprio dum modernista afrancesado com complexos de quem desceu o Carmelo a morrer de sede e nunca mais bebeu nada, em vez de se colocar do lado do verdadeiro catolicismo, vai com os outros e o Imeldo que se lixe. Apetece-me dizer, se não fosse feio, «Porra!»; O Vieira, que eu não conheço mas penso ser contemporâneo e conterrâneo do Nelson, até com a santa missa brinca. Sabes tu, Zé Vieira, que a tua voz já foi arrebatada pela salmódia, dias e noites a fio, em lauda e matinas, véspera e noa, não podendo tu, com a tua irreverência apagar o som antifónico da oração? Até o Celestino, achou graça, fala de açorda, como que num lavar de mãos pilatiano, mas não foi capaz de sugerir moderação e bom senso. Todos, todos, muito engraçadinhos.
Mas eu estou são e vivo e todas as vossas tentativas de adivinhação falharam, Em vez de respeito houveram achincalho; em lugar de sensatez introduziram no blog uma onda de insanidade. O Imeldo (António de Oliveira ), não merecia estar no ecrã por culpa da estultícia de alguns.
Enfim, é lá com o Nelson, mas dir-lhe-ei que assim o Blog não vai pelo bom caminho.
Em tempos debati com o Vintém ideias e princípios, julgo que deu frutos pois o pobre está reduzido ao silêncio. Rendeu-se… não a mim, mas à verdade.
Pronto. Há brincadeira a mais no blog. A vida tem de ser levada com seriedade.
Com um pouco de consideração e um tudo-nada de respeito me subscrevo

Imeldo

7 comentários:

Nelson disse...

Meu caro:
Embora não tenha o prazer de te conhecer pessoalmente, recordo os primeiros tempos deste blog e a tua desinteressada participação, que muito contribuiu, eu sei, para que muitas almas tresmalhadas, tivessem arrepiado caminho. Não tenho culpa que o blog se tenha prestado a a admitir adivinhações sobre ti, mas a falha foi do Eduardo Bento que deu a nova do teu passamento. Como deves calcular, não tenho por hábito utilizar o lápis azul antes de colocar textos no blog, como não me dou a trabalho de confirmar notícias. Cada um, assume a responsabilidade do que escreve. Volta Imeldo, por mim estás perdoado, tal como eu desculpo a indirecta que entendeste por bem deixar-me.
Nelson

Antero disse...

Grande Imeldo!

Quem o ouvir não o leva preso!
Fala bem e com ideias claras.
Explicações pessoais não têm de ser dadas e muito menos pedidas, pelo menos por mim que não tenho o privilégio de o conhecer pessoalmente, apenas de admirar o discurso.
Fica sem clarificação o achaque da D. Miquelina..., aquelas confusões do lar e o certificado de óbito prematuro.
Reconheça-se ao menos que houve a preocupação pelo seu desaparecimento e comprovado a amizade une os laços e não deixaria o meu caro amigo partir sem rasto.
E as missas do José Vieira, nem ao próprio vão aproveitar, pois ele bem sabe que no céu não há advogados... Mas foi um gesto que lhe pode valer o Purgatório e a esperança, se não for nesta vida será na próxima, atendendo a que este Governo nos irá salvar de quase tudo ou "engravidar" de vez.
Ressuscitado que está, lembro-lhe que haverá que seguir a caminhada, quem sabe se ouvindo um dia destes as moralistas palavras do Eduardo Bento encarnado até ao osso no também célebre Pe. António Vieira, que, criando calafrios, nos lembra sempre que estamos vivos.
Com admiração e expectativa me despeço.
Antero Monteiro

Zé Celestino disse...

BOAS FÉRIAS

A todos os que trabalham ainda por conta de outrem e que pela sua assiduidade durante o ano de 2010 adquiriram o direito e vão gozar férias neste perído estival, votos de um tempo óptimo para que regressem retemperados e cheios de energia,com força para enfrentar mais um ano de crise...

No meu plano de férias está programada uma curta esdia de «trabalho» no Rio de Janeiro, uma voltas por terras raianas com uns raids até ao sudoeste alentejano...

O regresso ao bloge só ocorrerá para a primeira semana de Sembro...

Sugiro que nas nossas voltinhas de férias, cá dentro ou lá fora, atentemos nos traços fisionómicos dos vereneantes ou banhistas que connosco se cruzem, pois bem pode acontecer encontrarmos o Imeldo, numa qualquer esplanada ou areal, de calções às riscas e óculos de sol muito escuros a gozar com a presença dos bloguistas que o tentam localizar onde ele nunca esteve nem estárá...

Aquele abraço

Zé Celestino

Ribeiro disse...

Verdade. Não sei se devo "ri","chorá" ou "chorá" de tanto "ri". Mas tenho "qui dizê".
A brincar (com respeito) podemos e devemos levar a vida a sério. Para ficarmos com ar sisudo,(basta!!) chega a crise.Temos a obrigação de estar acordados,estar vivos,alegrar o espírito enquanto cá estamos, que para dormir temos uma eternidade.
Se este blog passar a ser só a preto e branco correremos o grave risco de ficarmos daltónicos.
Um enorme abraço, mesmo para aqueles que não conheço pessoalmente.
J. Ribeiro

Fernando disse...

Antes de mais devo dizer-lhe, Dr. Antonio de Oliveira, que a sua vinda ao blog me deu grande alegria e satisfação. Não tanto por saber que está vivo, mas por ter acabado esta situação flutuante que o meu espirito não soporta. Eu sou como os compotadores ou é 0 ou é 1. Ou sim ou não. Agora as coisas estão claras: está vivo! Que seja por muitos anos! Deixando de lado a ideologia (com que estou em desacordo a 100%) devo reconhecer que lhe invejo o estilo, reconhecível entre mil. Frases bem construidas, com cada palavra no seu lugar, mesmo aquelas que tive que verificar no dicionário. Na verdade os seus textos são bem construidos e estão perfeitos só é pena que veiculem ideias tão daninhas. Seria tentado de dizer que dá Deus nozes a quem não tem dentes...
Queria para terminar, agradecendo ao Dr. Antonio de Oliveira que indirectamente e independentemente da sua vontade, permitiu, com o anuncio do seu passamento, que se exprimissem neste blog tantas pessoas que aprecio. Penso especialmente no Antero que fez vários comentários que me encheram as medidas tanto pela forma como pelo fundo.
Cada vez que escrevo Antonio de Oliveira, Salazar vem à minha mente. Tenho a certeza que se não é da sua familia pelo sangue, deve sê-lo do ponto de vista ideologico... Mais uma grande diferença entre nos... Continue vivo, Senhor Doutor, e saiba que, como diz o outro, estando em completo desacordo com as suas ideias, bater-me-ei sempre para que as possa exprimir. Será sempre bemvindo e espero que o meu amigo Vintém, para quem a prosa não tem segredos, lhe dará a resposta que merece. Aceito a sua consideração e o tudo-nada de respeito que me toca. Subscrevo-me simplzesmente com o nome que me deram no dia do meu baptismo, Fernando.

A.B. disse...

Parece que estamos no tempo da descoberta do Brasil e das naus que mareavam meses seguidos... De vez em quando lá apareciam vivos aqueles com quem já ninguém contava.
Bem me preocupei eu por ruas e praças a descobrir o paradeiro deste "cristão" de má catadura, querendo saber da sua saúde e paradeiro!
Num ápice, diz que está bem e recomenda-se. Razão tinha o Porteiro Meneses, ao dizer que ele estava bem e em forma. Antes assim. Já posso tirar uns dias de férias e tratar dos pessegueiros, das figueiras e ameixoeiras. Espero que o Eduardo Bento não encomende a alma de mais nenhum ortodoxo de "Deus, Pátria e Família", de mente afunilada.
O Vintém estava a merecê-las! Com amigos destes não são precisos inimigos. Nem ai nem ui....!
E o Alexandrino? deve estar a banhos de mar. Também nada disse.
Meus amigos, sol quantum baste, pinga da boa e muito descanso - e também água e sombra - não faz mal a ninguèm.
F.r. da Área Benta

PS.- Está-se mesmo a ver, o Celestino a tentar descobrir o Imeldo nas praias do Rio de Janeiro. Pois, pois... de bikini,topless, claro! Esta malta...

Anónimo disse...

Depois de uns dias ausente do lar, venho encontrar o blog neste estado. Só me resta pedir desculpa ao Imeldo e aos utilizadores, sobretudo àqueles que manifestaram opinião sobre a pretensa morte do nosso estimado colega.
Congratulo-me com o Imeldo vivo e de saúde, pelo muito que ainda pode dar ao blog e ao país.
Depois direi onde teve origem o meu engano e que tanta confusão causou

Eduardo Bento