terça-feira, 5 de julho de 2011

Carta aberta ao "Homem do leme"


Meu Caro (quase) conterrâneo, Amigo Nelson:



O que hoje é certo e indubitável é que se modificou a paisagem, a informação, inventou a proximidade de aldeias, cidades, países, a intercontinentalidade e a globalidade, ligando aqueles jovens de outros tempos, maduros de hoje, alunos e professores, ligando as nossas décadas de 60 e 70, pelo menos, rejuvenescendo e reencontrando as amizades e as linhas da vida, incutidas em Aldeia Nova e Fátima, entre outras.
E neste ponto de encontro, como em outros encontros, verificamos que o rigor, os princípios que nos formataram, nos aproximam e valeram a pena, mesmo quando nos nossos verdes anos os contestámos ou gostaríamos de contestar.
Este blog gerou vida e movimento, deve por isso alimentar-se da nostalgia do passado e dos tempos que correm.
Muitos de nós entraram neste blog já tinham sido manifestados aqui grandes mananciais dessa nostalgia.
Relendo o blog, não raro se encontram textos interessantes que foram aqui colocados e ficaram para trás sem os vermos e fruirmos devidamente.
Aqui fica um desafio para quem conhece os cantos à casa:
Iniciar aqui uma rubrica tal como dizia Vitorino Nemésio "Se bem me lembro..." ou " Alguém disse" e recuperar alguns textos magníficos que por aqui passaram.
Assim se iriam temperando os tempos que correm com o nosso passado comum e animando as hostes. Mais do que sugerir, podes contar também comigo nessa missão se merecer o teu apoio e dos restantes comensais.
Uma coisa é certa, na parte que me toca, passo por aqui quase todos os dias. Mesmo sem dar por isso, aqui nos encontramos e nos encontraremos. Mesmo quando temos uma presença e um papel invisível. A existência deste blog é um monumento aos ex-alunos dominicanos e, por que não aos Dominicanos.
Um abraço.

Antero S. Monteiro

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigos e companheiros dominicanos!

Diz o Antero e muito bem que "este blog gerou vida e movimento, deve por isso alimentar-se da nostalgia do passado e dos tempos que correm".
Concordo plenamente sobretudo se ele se alimentar "dos tempos que correm".

Quando o Nelson diz, parece-me que com alguma dor, e com razão que era: "Um dia, um blog..." está no fundo a desafiar-nos porque sabe que o valor das coisas, (do blog)só mudou aos nossos olhos!.. Porque perdemos o entusiasmo? Porque são mais os desanimados do que os entusiastas? Porque perdemos a capacidade de inovar?
Todos sabemos que não é o sucesso que traz o entusiasmo mas é o entusiasmo que traz o sucesso. O que nos falta então? Em minha opinião falta-nos espontaneidade. Falta-nos inovação de todos os que participam e falta sobretudo a participação de muito que podiam participar, independentemente das suas capacidades, mas não o fazem com medo de criticas e de fracasso. Ensinaram-me um dia que "o sucesso na inovação tem por base ir de «fracasso» em «fracasso» sem nunca perder o entusiasmo". Este blog é um local em que devemos conviver como pessoas e com pessoas e não com imagens construídas, muitas vezes,pela nossa falta de generosidade, com tendência para julgar os outros a partir do nosso limitadíssimo ponto de vista, cujo exemplo somos nós mesmos... Se alguém escreve algo que foge ao "nosso altíssimo padrão de exigência" de como as pessoas devem ser, se devem comportar, devem escrever, o que pensa, o que escreve e o que diz é transformado em objecto de indiferença, irritação ou até mesmo de crueldade!..
Manter um blog exclusivamente para felicitar os aniversariantes, já é alguma coisa, mas é muito pouco!..
Porque não discutimos criteriosamente as coisas do passado do presente perspectivando o futuro? Com "gente tão ilustre" como temos: Escritores, Poetas, Juristas, professores de Faculdade e toda a gente simples, onde me incluo, que não sabendo escrever, sabem falar e têm a opinião e a experiência da vida!
Não deixemos morrer este blog. Eu por mim continuarei a consulta-lo sempre que posso e prometo participar mais vezes com alguns comentários sem medo de expor o que penso e sem medo das criticas quando respeitosas.
Um grande abraço para todos.

Abílio Rocha

Anónimo disse...

Os nossos amigos Eduardo Bento e Fernando Vaz, estiveram na génese deste blog, com o José Celestino e, obviamente, com o Nelson, segundo li nos textos iniciais. Têm estado ultimamente muito afastados.
Sempre foi um privilégio ler as suas tomadas de posição, textos, escritos de fôlego ou simples comentários...
Apareçam e participem, por todos nós.
Pode haver uma questão ou outra menos ortodoxa mas vamos em frente com as nossas especificidades e as nossas diferenças. É essa a nossa força.Caminhando podemos melhorar o caminho...
Um abraço para os fundadores.
Antero

Anónimo disse...

Que não se esqueça o Armando Alexandrino que também esteve no inicio. Não digo mais nada porque as comparações são sempre odiosas... Bravissimo Antero. Parece-me que o teu enxerto vai pegar. Eu aprovo e outros vão vir. Um abraço, Fernando.

nelson disse...

Caríssimo Antero:
Pois que venham as memórias! Por mim, faz tempo que dei o exemplo, é só uma questão de folhear o blog. Está criada a rubrica. Venham os testemunhos.
Abraço
Nelson

Antero disse...

E lá me esqueci de mencionar o Alexandrino, afinal aquele com quem agradavelmente temos privado mais, nomeadamente na Tasquinha do Lagarto.
Um abraço ao Alexandrino e bem haja o Fernando que, com mais conhecimento e boa memória, aqui repôs a justiça entre pares.