quinta-feira, 8 de abril de 2010

RECORDAR É VIVER





Amigos.
Passei por este blog por acaso em 3/04/10 .Até ao dia de hoje, estive a ler(com intervalos!)comentários e post, desde a sua fundação.Muitas recordações me vieram ao espirito.
Entrei em Aldeia Nova em 1960.Recordo com saudade esses tempos. Foi uma escola de vida, que ainda hoje me acompanha.Por vários motivos, saí em 1965. Guardo esses motivos para mim. Dou sómente a conhecer um: a gramática latina nas horas de estudo não saía da mesma página!! a minha paixão era o saltitar da bola no recreio!.
Envio essas duas fotos, que guardo religiosamente, para vos dar a conhecer esse grupo de bons rapazes, que dificilmente voltei a encontrar pela vida fora, com tantos atributos, tais como: a humildade, camaradagem, amizade pura e lealdade. Tenho pena, que pessoal do meu tempo não frequente o blog, excepção feita ao Ferraz, mas concerteza, tal como eu não tinha conhecimento do mesmo, também eles não terão.Para não ser exaustivo, deixo-vos com essas duas fotos, prometendo contar-vos o meu percurso de vida após Aldeia Nova, até aos dias de hoje, caso seja do vosso agrado.
Um abraço a todos de 1960, a alguns anteriores que também conheço e recordei, bem assim como aos que chegaram depois.
UM ABRAÇÃO A TODOS.
Dinis Américo Pires Martins

Ferraz faz tu o reconhecimento, pois já reparei que tens uma óptima memória. Recordo o Alvaro, Inácio, Abel, Mendes? Elias ,José Luis , ...obrigado.
Na foto do ringue, eu sou o 1º da direita, em pé. Na sala de aulas do 3º ano, sou o 2º, junto ás janelas.

10 comentários:

Anónimo disse...

Olha o Dinis!
Como tu também descobri há pouco tempo o blog mas já lá escrevi qualquer coisinha: Não sejas injusto.
Espero ver-te no próximo encontro.
Um grande abraço do
Abílio Rocha

Ambrósio disse...

Olá Dinis.
Como é bom de vez enquando aparecer mais uma cara conhecida,após tantos anos.Não estou no grupo porque nessa altura ou estaria no ano anterior ou seguinte pois eu repeti o 2º ano.Reconheço o Caló,José Luis,Celestino,Abílio Rocha o Guedes(meu afilhado de crisma) o Elias e parece-me também o Adalberto.Quanto ao Latim, do mesmo mal eu padeci.Mas... era uma disciplina nuclear... e só era bom quem soubesse bem o latim.
Cumprimentos sinceros.
J.A.Vieira Ribeiro

Zé Celestino disse...

Não sendo contemporâneo de Aldeia Nova deste animado «colectivo», a verdade é que me revejo totamente na pose do mesmo...

Também já enviei para o bloge fotos muito semelhantes e com o mesmo envolvente cenário...

Tudo é simplicidade, expontaneidade e alegria...

Att que aparece um outro Celestino, que não sou eu...


Abraço amigo a todos e venham mais cinco...


Zé Celestino

Ferraz disse...

Olá, Dinis e restante família.
Antes de mais, um grande abraço e que nos vejamos em breve.
Parece-me que reconheço toda a malta. Aliás, estão praticamente identificados com maior ou menor liberdade, mas é garantido que o tal Celestino (Celestino Barreiros)não pode figurar nesse elenco, pois era do meu ano e da terra do administrador do blogue. Nunca mais apareceu, mas acho que o Nelson sabe dele.
Na foto da sala do 3º ano:
1ª fila - Manel Mendes, Dinis, Abel, Brandão Guedes, Abílio e Álvaro;
2ª fila - Inácio, Caló, Zé Luís Lourenço, Elias e Tó Lourenço;
em destaque - como se fosse o delegado - J'aquim Almeida.
Nota-se claramente que, entretanto,todos aproveitam o momento para empinar o "Qui,Quae,Quod", excepto o Dinis.
Na foto do terraço, ou ringue, ou açoteia, do "salão de festas": os mesmos 12, mas mais baralhados ou espantados com a paisagem.
Até logo.
Ferraz

Dinis disse...

Amigos e companheiros.
Como vos disse, foi para mim motivo de satisfação encontrar este blog.
Abílio- recordo-te como um bom médio volante, voluntarioso , leal e um bom amigo.
Ambrósio- desculpa não te mencionar como frequentador do blog, mas a leitura foi tanta após o ter descoberto, que me passou. Também tu eras e de certeza continuarás a ser um bom rapaz e um óptimo companheiro.Recordo-te como uma pessoa alegre e divertida, dentro da tua ingenuidade, própria da tua e nossa juventude.
Zé Celestino-Pelo que li, (você) tu és um bom animador deste sitio.Embora não nos conheçamos, és um dos nossos. Um abraço para ti.
Ferraz-Fiz apelo á tua memória, coisa que resultou. Recordo-te como um rapaz com uma vivacidade invulgar e dotado de uma inteligência que se destacava dos demais(pelo menos da minha!) um forte abraço. Obrigado por me avivares a memória.
Até um dia destes.
Dinis.

Ambrósio disse...

Zé Celestino,conforme vim a verificar pela listagem feita pelo Ferraz, pensei reconhecer um Celestino que era mais novo que tu,era do meu tempo. Quando me refirir a ti, para mim eras e serás o "S.Pedro".A tua santidade estará assim com tamanha cotação!?
Um Abraço
J.Vieira Ribeiro

Ambrosio disse...

Caro amigo Dinis,
Não há desculpas a apresentar.Quando descobri este blogue, também o devorei a toda a velocidade e as recordações surgiram em turbilhão; misturaram-se imagens, sons,sentimentos,momentos únicos.
As boas recordações saíram e soltaram a poeira do tempo. Nesta altura há sempre algo que passa, mas ao voltar,novos pormenores surgem e completam o puzle das nossas histórias.
Mais uma vez, um abraço.
J.V.Ribeiro

nelson disse...

Atento o alvitre do Ferraz, deixo-vos o endereço do Celestino Barreiros, meu conterrâneo, que não vejo há décadas, embora nos tenhamos já contactado telefónicamente.
CELESTINO BARREIROS
Avª das Laranjeiras lote 11
2865-448 Fernão Ferro
Abraço
Nelson

Zé Celestino disse...

Meu Caro J.V.Ribeiro,

É verdade, em Aldeia Nova muitos me tratavam por S. Pedro, parte do meu nome José de São Pedro Celestino...
Podes continuar a chamar-me por S. Pedro que eu até gosto, ainda que de santo não tenha mais que o nome, que agradeço ao meu padrinho de baptismo..
Só que, reconheço,caio frequentemete em tentações..., pecando por pensamentos,palavras,acções e omissões...

Em Aldeia Nova valia-me o Fr. Miguel, meu confessor, que generosamente me perdoava todos os pecados e me dava penitências suaves, mesmo quando eu,arrependido ,é claro,confessava ter ido à adega e provado directamente da pipa o rosé das missas...

Ao longo da vida têm-me valido «outros confessores» que me têm absolvido de muitos outros pecados de que mostro sempre arrependimento...

Mas,usa-se dizer que mais vale um pecador arrependido do que um anjo mal intencionado...

Onde é que nós ouvimos isto?

Tudo para concluir, caro J. V. Ribeiro, que malta porreirra como a de Aldeia Nova/Fátima nunca mais encontrei ao longo da vida...

No entanto privei/privo e partilhei/partilho no dia a dia muitas amizades.... Os Liceus,A Faculdade, as Empresas,os colegas de profissão...

Só que o soriso de olhos da malta de Aldeia Nova/Fátima é diferente, por ser mais leal e mais fraterno...


Lamento não poder identificar-te...

Teremos partilhado Aldeia Nova muito pouco tempo... Meses?

Como sabes, de quando em quando a malta promove encontros/convívios, uns gerais outros mais restritos...

O grupo já é grande e vai aglutinando várias gerações...

Divertimo-nos imenso... e também falamos de coisas sérias...

Quando puderes, aparece. Serás,estou certo, muito bem recebido...


Abraço amigo


Zé Celestino

Unknown disse...

Celestino Barreiros, natural de Moreirinhas, freguesia de Moreira de Rei, concelho de Trancoso, distrito da Guarda.
Como em tudo na vida o tempo que passei teve muito de bom e muito de mau.Prefiro guardar no meu coração nomes como o Abilio O Ferraz, O Verissimo, O Taborda que tâo bem sabia tocar piano,o João de Melo(n Açoriano e agora celebre escritor) e mais uns quantos de que me quero lembrar os nomes e não consigo. Um Abraço - Celestino