domingo, 4 de outubro de 2009

O TEMPO NÃO NOS AFASTA... TALVEZ NOS APROXIME...





De quando em quando reencontramos um companheiro de Aldeia Nova/Fátima....
Neste caso, e decorridos que são mais de 40 anos, eis que recebo um telefonema do Filipe Lage Batista....
Falava-me do Canadá/Montreal...,
Soube que nos vamos encontrar no próximo dia 17.... Estava emocionado e gostaria muito de participar no encontro...
Para os que privaram com o Filipe, ele é o mesmo que conhecemos em Aldeia Nova/Fátima.... Leiam o e-mail que se segue...
Ainda que formalmente dirigido a mim, é uma sincera mensagem a todos os que passaram por Aldeia Nova/Fátima...

Zé Celestino


«Muito estimado e caro Celestino,

Foi para mim um enorme prazer e uma alegria difícil de qualificar o ter tido a oportunidade de falar contigo, ontem, ao telefone. Congratulo-me de saber que estás bem na vida e que tens tido sucesso! É sempre uma grande alegria saber que colegas e amigos nossos que há 40 anos, ausentes dos nossos contactos imediatos, estão bem, sentem-se realizados e mordem na vida com entusiasmo. Bem hajam! No que me toca, a vida para mim não tem sido fácil!... Sempre foi assim desde a minha infância!... No entanto, continuo a sorrir á vida na esperança que melhores momentos se me afigurem!!!... Mais tarde vos direi por que é que estou em simbiose com o Zeca neste sentido. Mas, o desabafo triste da minha vida, por agora, fica em segundo lugar. O que me interessa é saber que os nossos antigos colegas e amigos do Seminário de Aldeia Nova do Olival e depois do Convento, em Fátima, encontraram o formidável meio de festejar periodicamente. Bela iniciativa para continuar a tecer laços de amizade e fraternidade. Infelizmente estou longe de toda essa atmosfera de alegria comunicativa que paira nesses belos momentos e fraternais encontros. Estou convosco em espírito, já que não vos posso comunicar a minha alegria de outra maneira. Como gostaria de estar presente para vos interpretar, com a minha viola, as mais belas baladas do nosso tão querido Zeca Afonso! Fi-lo nas minhas aulas de Filosofia para os meus alunos que me comunicavam os arrepios de prazer que a poética do Zeca lhes provocava!... Momentos de grande conforto espiritual! Como gostaria de vos comunicar tudo isto!...
Não gosto muito de falar de mim, mas impõe-se que refira algumas etapas marcantes do desenrolar da minha vida, aqui, em Montréal. Continuei o estudo da Filosofia na Universidade de Montréal e depois ingressei no ensino da mesma durante 38 anos. Especializei-me em dois campos da Filosofia analítica que são a psicanálise e as ciências políticas. Fiz várias conferências e continuo a fazer sobre assuntos ligados a estes ramos da Filosofia. Fiz algumas conferências sobre um assunto que tem levantado uma grande polémica em toda a America do Norte - e, possivelmente, em todo o mundo ocidental - sobre o confronto entre o Islão e o Ocidente. Apenas um reparo, morreu um certo marxismo e foi substituido por um certo islamismo ideológico que não tem nada a ver com o Islão...Neste momento preparo uma série de conferências sobre o tema: A loucura, uma concepção política da cultura. A nossa civilização dá sintomas alargados de doença mental!...Enfim, isto tem muito pano para mangas... Também preparo uma série de conferências em Etnomusicologia Portuguesa baseadas na magistral Obra de Michel Giacometti e de Fernado Lopes Graça, dois vultos ou monumentos da nossa riquíssima Cultura e Música Popular.
Agora estou na reforma desde 2007. Sempre continuei a dedicar-me às minhas paixões, a música e a poesia. Tive uma emissão de rádio sobre a música e a poesia portuguesas, em língua francesa, durante 6 anos onde dei a conhecer aos norte americanos, e mesmo portugueses, os nossos poetas, e, sobretudo, a nossa rica música, desde o Carlos Seixas ao José Afonso, Carlos Paredes, Luiz Goes, Carlos do Carmo, passando pelo Rão Kyao, Mariza, Cristina Branco, Katia Guerreiro, Mísia, a extraordinária Dulce Pontes e muitos(as) outros(as). Neste momento vou publicar em edição bilingue, portugês-francês, o livro do poeta, meu amigo, Carlos Carranca: Coimbra à Guitarra. Este livro será ilustrado com fotos de Coimbra da autoria do antigo aluno desta Universidade e grande fotógrafo, Mário Afonso Garcia. Em princípio vai ser publicado em Paris pelo editor La Différence. Espero notícias brevemente do editor.
Como prometido, vou-te enviar algumas cópias de emissões que mais cativaram os interesses estético-musicais dos meus ouvintes, todas as culturas e línguas confundidas. Para que nesses belos encontros de confraternização, possa estar presente convosco. Será a minha maneira de vos comunicar toda a minha alegria.
Vou enviar uma mensagem para leres à malta e assim compartilhar convosco esse belo momento convivial que será, certamente, o próximo encontro de Fátima.
Aceita, estimado José Celestino, um abração de profunda estima do
Filipe Batista.


Desculpa o meu português que já perdeu muito da sua fluidez!...
Espero com ansiedade notícias tuas»

1 comentário:

Antero disse...

Caro Celestino,

Esta foi uma boa notícia. Lá conseguimos colocar um pé do lado de lá do Atlântico e ter aqui notícias de mais um dos nossos.
Não é do meu tempo mas é como se fosse.
Espero que, uns directamente outros indirectamente, vamos estabelecendo os contactos possíveis e passando palavra na base da formação sólida que todos recebemos e da amizade como valor estável e a mais importante moeda de troca entre pessoas de bem.

Bem vindo Filipe, passa palavra!
Onde andará o nosso amigo "Amici" que já não escreve nada há tanto tempo?