quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Frei considera imperioso combate aos maus hábitos da juventude


Luanda - O frei João Domingos apontou nesta segunda-feira, em Luanda, a necessidade de se combater seriamente o habito do uso exagerado de bebidas alcoólicas, estupefacientes, inalação de gasolina e outros elementos nocivos à saúde e bom comportamento dos jovens.


Convidado pela Angop a fazer uma abordagem sobre a situação da juventude angolana, o prelado frisou que muitos destes jovens precisam de educação moral na família, na escola e em outros espaços para cultivarem e praticarem o civismo.


Segundo o frei, muitos deles não estudam, não sabem ler nem escrever ou sabem pouco, desempregados e alguns não têm documentos para poderem trabalhar.


“Acrescido a isto, há a sensação de vazio e frustração, nenhuma auto-estima, revolta e agressividade contra tudo e todos para desabafar esse sentimento de frustração”, disse o líder religioso.


O frei apontou ainda para falta de leis sobre o consumo de álcool em qualquer idade e em qualquer sítio e a pressão dos vendedores que apresentam a bebida na rua e em casa.


Como forma de combate a este fenómeno nocivo ao bom rumo dos jovens, o frei apontou para a necessidade de criação de centros ou institutos de formação, recreação e de trabalho que os ocupe e os leve a experimentar actividades de crescimento, alegria e lucro para desenvolverem a auto estima e ganharem o gosto pela vida, abandonando atitudes como a frustração e a revolta.


“Além de tudo isto, o convívio com colegas, professores e outros funcionários seria um antídoto para o álcool e droga”, elucidou.

Sem comentários: