segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ESTAMOS MAIS POBRES!...

FR. JOÃO DOMINGOS FERNANDES
A partir de amanhã, terça-feira, pelas 10 horas, o corpo do Fr. João Domingos chegará à Igreja de S. Domingos de Benfica, onde ficará em câmara ardente. Na quarta-feira, também pelas 10 horas, será celebrada missa de corpo presente, seguindo-se o funeral para o cemitério de Benfica.

5 comentários:

Anónimo disse...

Impossibilitado de estar presente no funeral do amigo e grande Mestre Fr. João Domingos Fernandes, endereço à Província Dominicana, à sua família e de um modo particular a seu irmão, Fr. Pedro Fernandes, um abraço de solidariedade e dizer-vos que estou convosco neste "momento doloroso".

Abílio Rocha

Ferraz disse...

Não vou dizer que tivesse sido apanhado se surpresa, mas custa... É claro que custa, se bem que o mais importante que aconteceu com o fr.João Domingos foi sobretudo vida, muita vida, que não se desvanece neste pormenor de hoje. E o mais reconfortante para mim é que também fiz parte da sua vida. Só me resta dizer-lhe mais uma vez e enquanto puder: muito obrigado.
A todos os dominicanos portugueses, espalhados por muitos lados, à sua família, a minha solidariedade e um especial abraço ao fr. Pedro, seu irmão e nosso amigo.
Ferraz

Anónimo disse...

Esperava que ainda vivesse um bom par de anos quando o Frei Pedro nos comunicou que o mano, Frei João Domingos, tinha sido operado, pois meu sogro esteve também em situação semelhante e há cinco anos que anda aí, fero e valente. Mas um AVC, assim, é tramado... e espeta esta faca em todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver e receber os ensinamentos do Frei João Domingos. Na festa dos seus cinquenta anos de sacerdócio, tive o gosto de estar presente com ele e sua família, na sua terra natal, juntamente com outros colegas. Nessa altura escrevi sobre o P.e João Domingos aquilo que pensava dele: um homem e um dominicano à frente do seu tempo, um santo,com muito ainda para nos dar. Paz à sua alma P.e João, sendo certo que o seu exemplo e a sua amizade ficou em nossos corações para sempre. À sua família e em especial ao Frei Pedro, os meus mais sentidos pêsames.

Neves de Carvalho

Filipe Batista disse...

Foi com muita trizteza que soube, pelo Alexandrino, que o nosso muito estimado professor de Aldeia Nova, Fr. João Domigos, morreu! É com sentida e profunda emoção que sinto a partida desta vida do nosso Mestre, Fr. João Domingos! Por onde passou, deixou a sua marca: todos lhe reconheciam uma grande generosidade e as suas grandes qualidades humanas dificeis de igualar! Para lá da sua magistral obra africana em Angola, deixa bem presentes entre todos nós, a sua grande abertura de espírito, a sua jovialidade, o seu humor e a sua grande adoração pela vida e pelo bem de todos aqueles que, de alguma maneira, se aproximaram dele. Era um homem de um grande coração! O seu desaparecimento deixa um grande vazio em toda a família Dominicana! A ele, mais do que a ninguém, podemos aplicar as palavras do nosso grande Camões:»«...E aqueles que por obras valorosas, se vão da lei da morte libertando!...

Resta-me, deixar ao Frei Pedro, restante família e a toda a família dominicana, as minhas sentidas condolências e o meu profundo pesar!

Filipe Batista

Anónimo disse...

Estive de ferias em Portugal durante cerca de 3 meses. Desde que regressei a estas terras
Australianas, não tinha aínda visitado o “Criar Laços”. Fí-lo hoje porque o “tom” em que o Joaquim Moreno me escerveu, me chamou a atençãoe e me deu a entender que qualquer se passava. Não sabia o que era mas... fui à procura.
Então fiquei a saber da triste nova: O Fr. João Domingos faleceu!
Senti um aperto no coração e uma saúdade imensa não pela perda de um Frade mas sim pela perda de um amigo, de um mestre, de um guia, um exemplo que foi para mim, enquanto em Aldeia Nova. Sei do Homem de Valor que foi, que é que sempre será. E...
O homem foi mas... a sua obra fica e não deixará que ele morra!
Paz à sua alma e, se as minhas orações tiverem algum valor perante Deus, certamente o Fr. João Domingos terá o descanço que merece.
Ao meu amigo Fr. Pedro com quem, muito recentemente, tive a alegria de partilharar tão bons e enesquecíveis momentos, as minhas mais sinceras condolências e votos de profundo pesar através de um grande abraço que gostaria service, de algum modo, para lhe fazer companhia nesta hora triste e de separação.
A toda a família Dominicana bem com a toda a família do Fr João Domingos os mais sinceros sentimentos de pesar pela perda de mais um tão ilustre Dominicano que tão alto projectou o nome e os ideais de S. Domingos.