quarta-feira, 18 de março de 2009

FREI PEDRO FERNANDES OP - 19 de Março - PARABÉNS!...

Continua com o seu bom humor. É o Prior e Pároco do Convento de Cristo Rei, no Porto(duplo emprego). Para "combater" a crise económica... mantêm todo o saber da tesoura e máquina. Bom aniversário com saúde e santidade !
JM

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Caro Amigo e Velho Companheiro das longas viagens de combóio, das máquinas a vapor, dos farnéis que repartíamos, da carruagem que tomávamos só para nós!... E éramos muitos, aqueles que desciamos da Beira Alta até àquela Aldeia Nova onde nos tornávamos irmãos!...
Brindo à tua saúde, com votos de longa vida e as maiores bençãos de Deus!
Um abraço
Nelson

Armando disse...

Saúdo um dos pilares da Ordem em Portugal e o companheiro sempre atento e pronto a colaborar nas iniciativas dos ex-alunos. Votos de longa vida com saúde.
Um forte abraço
A. Alexandrino

Anónimo disse...

Ao amigo Fr. Pedro,

Recordo o Fr. Pedro, principalmente dos tempos de Aldeia Nova...

Era um «tipo porreiro» e sempre pronto a ajudar os mais novos...

A mim até me ensinou o ofício de barbeiro, com a especialidade de bem fazer coroas aos Padres...

Freguesia não me faltava: Pes Armindo,Vicente Vieira,Clemente Oliveira,João Leite, Miguel, João Domingos e até o Pe Anfónio Francisco foram meus bons clientes...

Não tivesse eu aprendido outros «ofícios» e viria habilitado de Aldeia Nova/Fátima com a arte de barbeiro, pronto a trabalhar num qualquer cabeleireiro de Lisboa...

Não se riam... Os cabeleireiros em Lisboa até ganham muito bem, sobretudo os «unixexo»...Claro que eu me especializaria também em «permanentes»...

Tudo isto a propósito do amigo Fr. Pedro, hoje aniversariante...

Para ele um grande abraço e votos de boa saúde por muitos, muitos mais anos...

Zé Celestino

Anónimo disse...

Um grande abraço, Pedro.
Eduardo Bento

Anónimo disse...

Junto a minha voz à de todos os que me precederam para desejar um bom aniversário ao amigo
Frei Pedro. Homem discreto mas eficaz. Reservado, mas sempre atento a todos. Òptimo profissional e professor de “coiffure” , além do mais!... Tive tão bom professor que ainda hoje os meus dois filhos não fazem confiança a mais ninguém para lhes cortar o cabele. Já estou a começar com os netos... Mais uma vez, felicitações! Boa saúde e óptima disposição. Um abraço, Fernando.

Anónimo disse...

Frei Pedro,
Pelo que vejo anda por aqui muita nostalgia do seu companheirismo.
Quando os outros nos querem como irmãos é porque fizemos muito bem a parte que nos competia...
Tenho a certeza de que de mim o Frei Pedro já não se lembra, mas fica a certeza de que eu sempre me lembrarei dele e da imagem que reflectia por todos nós.
Um abraço para o Frei Pedro,
e feliz aniversário!

Antero Monteiro

PS.- Celestino e Fernando, continuam a surpreender-me! Será que ao agitarem as tesouras e o pente não espantaram muitas vocações, semeando o pavor na freguesia? Não vos imaginava, nem ao Frei Pedro, conhecedores de tanta arte!

Anónimo disse...

Pedro, um grande abraço de parabéns e os votos de muita saúde e muitos anos. Um abraço. Toninho.

Anónimo disse...

Se apenas viesse cumprimentar o Pedro, como cheguei a pensar, teria missão muito simples, mas pouco interessante, porque só o vi uma dúzia de vezes e a alguns metros. Bastaria descarregar 2 ou 3 lugares comuns. Porém, apeteceu-me cumprimentar o "frei" com alguma profundidade adicional, em exercício que, inevitavelmente, também vai direitinho para os seus pares.

O frei Pedro disse, na Quarta-feira, 20 de Agosto de 2008 que
http://criarlacos-ex-dominicanos.blogspot.com/search?q=frei+pedro

"...Os Freis João Leite, Miguel dos Santos, Jerónimo Carneiro e demais irmãos mandam-vos um abraço..." que eu, desde logo retribuo aos 2 primeiros, não só em razão do meu conhecimento e estima, resultantes de contacto directo e pessoal, mas também pelo especial papel formativo que o primeiro teve na minha vida e, sem que muitos outros o saibam, nas suas próprias, porque ele levava a discreção até ao exagero, quase tanto como o perfeccionismo que, nesse tempo, irritava um pouco os que pensavam mais para trás que para a frente, no tempo.

O artigo que, na antes referida data, o frei Pedro ofereceu aos leitores do presente blogue parece reflectir bem a sua personalidade e o seu carácter, tal como os lembro de Aldeia-Nova [ou julgo lembrar/analisar, porque, não tendo contactos directos com ele, apenas me baseio no que via, a alguma distância - ele estava habitualmente rodeado por um grande grupo da sua terra e não só}].

Aquela vida de internato, em 8 meses por ano, dava-nos tempo para tudo, até para traçar perfis de quase desconhecidos e aparecer agora, 40 anos mais tarde, a dar-me ares de deter grandes saberes precoces :) ... O Antero é capaz de ter razão. Alguns podem ter tido medo que, em vez de lhes cortar o cabelo, o frei Pedro lhes "fizesse a barba"...

O frei Pedro deve ter tido uma vida difícil, como toda a gente que tem um irmão chamado "high profile" que, sem dar por isso, ofusca um pouco o brilho do mais novo, chamado "low profile" a quem outros demoram a reconhecer méritos próprios. Se não, veja-se como o seu irmão se referiu ao "frei Pedro", enquanto este se refere ao seu "irmão" e como o Fernando Vaz, por todos os emais, o cumprimentam e descrevem.
http://criarlacos-ex-dominicanos.blogspot.com/2008/09/at-prxima-fr-joo-domingos.html

Homens como o frei Pedro e um certo Toninho são provas vivas de que, quando quisermos chamar inteligente a outrem, convém que tenhamos presente que não há uma, mas várias inteligências.

Parabéns, então.

Anónimo disse...

Um grande abraço para o fr. José Pedro e um obrigado pelo reconhecimento militante do nosso estatuto de "ex". Agora, à noitinha, é quando um copo sabe melhor... Eu cumprirei, para homenagear um amigo que, quanto ao cabelo, já não me poderá valer.

armando neto - Palheira disse...

De Aldeia Nova com muita amizade para o frei Pedro que fez o favor de me casar "de borla com o Padre Alberto", vai um grande grande abraço do Armando palheira e da Fátima. felicidades e que conte muitos

Anónimo disse...

Afazeres inadiáveis mantiveram-me afastado do blogue estes últimos dias, daí que só agora tivesse comhecimento do dia em que veio ao mundo o frei Pedro. Mas é sempre tempo de mandar um abraço ao companheiro e amigo que ele sempre tem sido.
Deus te guarde connosco muitos anos, Pedro
Jaime