quinta-feira, 5 de março de 2009

AQUELE ABRAÇO EM TORRES NOVAS


Após o encontro recente que o Celestino teve no Porto (norte), em conversa com ele e com o Alexandrino alvitrou-se a hipótese de um encontro no centro. Então, sugeriu-se a minha casa para realizar esse convívio já que, ao longo dos anos, tem sido aqui que um grupo dos mais próximos, no tempo, se tem vindo a reunir. Reunido o conselho de família aponta-se o próximo dia 4 de Abril para esse encontro. Os do Centro e, já agora também os do sul ( Não é, António Gomes Ferro?), nesse sábado em que os dias são já mais longos estão convidados a vir até Torres Novas. Cá caberemos com boa vontade, o mais importante é aquele abraço e in vinum veritas… Comecem a dizer coisas.
Eduardo Bento

26 comentários:

Anónimo disse...

Mas por que será que eu tenho sempre azar com o vosso calendário?...
Bolas!
Nelson

Anónimo disse...

Meus caros,

Eu já me inscrevi...
Contudo, e louvando-me numa observação atenta do Alexandrino, temos que ser todos por um e um por todos... Não sei bem o que isto quer dizer....
Mas o que eu quero dizer é muito simples: cada um leva um farnel que tem de dar para si e para mais três, no mínimo...

Com esta metodologia, o Eduardo tem de se constituir fiel depositório dos «víveres» sobrantes e começar logo a pensar no ulterior encontro, acautelando que aqueles se não estraguem, principalmente os líquidos, pois os sólidos pouco devem sobrar...

Aquele abraço e um BEM HAJA ao Eduardo e à Vitória pela infinita
simpatia com que sempre nos têm recebido...

Prometo ajudar nas tarefas mais pesadas: manter os copos e os pratos sempre cheios....levantar a mesa e lavar os pratos, contanto que tenha quem me auxilie...

Entretanto, os que puderem aparecer, convém que se inscrevam com o máximo de tempo de antecedência, pois pode acontecer que tenhamos de fazer a festa no salão paroquial de Torres Novas ou no estádio do Torriense...

É que a moradia do Eduarso só tem 4pisos...

Aquele abraço

Anónimo disse...

Atenção Celestino:
1)Vocês dão os abraços eu dou as vitualhas. Aqui em minha casa sou eu a fornecer o pão e a criação.

2) os de Torres Novas ficam abespinhados quando os tratam por
torrienses. ( Os políticos que nos visitam são bem avisados). TORREJANOS. Eu depois explico a razão do trocadalho.
E. Bento

Armando disse...

Este homem endoidou! Nós sabemos que em tempo de crise, os ricos que a paguem... Mas que diabo já tens a tua conta. Não é a primeira nem a segunda nem a terceira vez que repastas vinte ou trinta "irmãos", que nem a pedra levavam para a sopa.
Vamos dividir as vitualhas, que não as toalhas. Os torrejanos são todos assim?
A. Alexandrino

Anónimo disse...

Bem pensado. Podíamos ser pragmáticos: depois de se saber quem vai pediriamos ao Eduardo uma lista das vitualhas (não tem que sentir ofendido), assim como as listas dos casamnetos e cada um de nós abatia à lista uma ou duas das alíneas.
Outra possibilidade seria um almoço num restaurante, mas confesso que não gostaria de me privar do charme e do conforto da casa do Eduardo e da Vitória.
Jaime

Anónimo disse...

Meus caros amigos,

Eu não conheço o anfitrião, nem a esposa, nem a casa e as magnas magnanimidades acima referidas.
Sinto-me na obrigação/necessidade de formular algumas perguntas indiscretas...
O convite é geral? Pode levar-se a cara metade?
E de seguida:
A prosseguir a ideia de ser mesmo na casa do Eduardo Bento, perigosa e gravosa a todos os títulos para o nosso benfeitor, (acho que seria bom marcar reunião num espaço-restaurante sem tão graves tarefas e incómodos), não se pode fazer uma lista de algum contributo mesmo em espécie pelos que comparecerem? Como fizeram de outras vezes?
Ainda não sei se vou ou sequer se estou incluído no convite, mas temo que isto resulte numa trabalheira e despesa demasiado penalizadora para este nosso "irmão"...
Eduardo, tem cuidado, que em tempo de crise caímos aí todos e Deus castiga-te sem dó nem piedade e ficas direitinho no inferno uns dias antes e uns dias depois para descansar de tão incauta iniciativa.
Um abraço.
Antero Monteiro

Anónimo disse...

Antero, é com gosto, que registarei as inscrições dos solitários ou dos acasalados que queiram chegar a Torres Novas.
Como dizia a minha tia: "Quem meder apanhar um lugarzinho no céu mesmo apertadinha" É este o caso. E quem fornece tudo está aqui em T. Novas. Para sentirem que também participam poderão trzaer um queijito ou uma garrafa de água do Cartaxo. (Percebeste, Toninho?)
E. Bento

P.S
Já temos 8 inscrições.

Anónimo disse...

Entendi muito bem. Mas eu inscrevi-me ontem, logo que cheguei de Lisboa e tive tempo de abrir o blogue, mas parece que a minha inscrição ou não chegou ao administrador do periódico ou foi recusado sem mais. Mas, como a casa do Eduardo está sempre aberta, iria e irei aparecer, sem mais argumentos.
A mim também me parece que deveríamos retomar o modelo dos encontros primordiais. Mas a "palha dada ..." e o resto.Aliás, não vamos tirar aos nossos amigos o prazer e o gosto de matar a fome e a sede aos amigos. Assim já têm argumentos para encarar o Juízo."Dar de comer a quem tem sede e de beber a quem tem fome". Então amigos, lá me tereis, se a tanto chegarmos, devidamente acompanhado, mesmo que a minha neta chegue esse dia. Um abraço. Toninho

Jaime disse...

Eduardo
Será que o meu comentário serviu de inscrição ou terei que a fazer de modo mais formal?
Se isto chegar, somos dois.
Um abraço
Jaime

Anónimo disse...

Mesmo que não tivesses dito nada já tinha contado mais dois. Poderia lá ser de outro modo, Jaime? Venham mais cinco...
A despropósito: éstu o Jaime que está na abertura de um Congresso de Psicologia em Lisboa?
Eduardo Bento

Jaime disse...

E estarei no fecho. Pelo meio, duas pequenas comunicações que não sou homem de muito palavreado.
Ainda hás-de descobrir que sou importante. Hás-de descobrir tu, e eu.
Jaime

Anónimo disse...

Toninho:
O administrador do blog, não recusou qualquer comentário!... Terá havido qualquer falha técnica, mas aí desse lado!
Abraço
Nelson

Anónimo disse...

Se o convite fosse também para os mais velhos, eu gostaria de estar presente em Torres Novas, até para trocar opiniões com alguns de vós, nomeadamente com o Eduardo Bento. De Sortelha a torres Novas é pouco mais de uma hora.
Sugiro que o convivio não se limite a uma jornada material mas em que os valores espirituais estejam presentes. Haverá algum momento de oração ou voltado para a cultura?
António da Purificação

Anónimo disse...

Pela primeira vez concordo com o António da Conceição. Se também eu puder estar presente, porque não sei se aqui a minha terrinha é centro ou norte, acho que deveriamos dispensar a parte material/gastronómica, dado que as veneráveis barriguinhas que lá vão estar precisam gritantemente de dieta prolongada. Atinham-se tão só à vertente cultural (a oração já levavam feita, cada um de sua casa).
Ezequiel Vintém

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Purificação e o Vintém, carago! Concordo eu e a maioria silenciosa da malta arrumada para estas madrastas latitudes. Não pretendo - mas também não enjeito - levantar da tumba os tiques bairristas que, por vezes, afloravam e abriam fendas nos recreios de Aldeia Nova, mas do que essa venturosa estirpe do Sul precisa, antes de mais e a todas as horas, é das vertentes culturais e sacristas. Estou em crer que aproveitarão bem a ocasião e o amigalhaço Eduardo Bento vai agradecer. Se persistirem nesse encontro profano e regafobista, tal como está ser programado, lá terá de ir o Norte, mais uma vez em procissão aos montes sagrados, para desagravar os excessos do Sul. Menos mal que temos o Purificação, e agora o Vintém, como luzeiros.
Um abraço, sem ressentimentos.

Anónimo disse...

Boa! Repararam no "regafobista"? Ah, maldita dislexia!

Anónimo disse...

Ao Ferraz, uma ferroada.
Talvez a pobre da dislexia nada tenha a ver com isso. É mais certo ser um lapso. Não quererias dizer regabufista?
Seria mais um "lapsus teclae", por analogia "lapsus calami".

Ao Ezequiel Vintém
Não sabes como me congratulo com o facto de não teres abandonado o blogue como ameaçaste num dos últimos comentários.

Um abraço para os dois. "sem ressentimentos".

Jaime

Anónimo disse...

Cheguei agora ao blog, 2ª feira de manhã. Purificação, serás certamente bem acolhido por todos. Quanto ao momednto de oração, infelizmente o construtor transformou a prevista capela numa edega. Mas para que são precisos templos para religar o homem ao Absoluto. Podes dispor de todo o espaço para fazeres as tuas abluções espirituais.
Eduardo Bento

Anónimo disse...

Oh Ezequiel Vintém,
não brinques com coisas sérias.
Eduardo Bento

Anónimo disse...

Eduardo Bento dixit:

"in vinum veritas… Comecem a dizer coisas."

Isso bastou para causar dislexias e comentários menos enquadráveis. Não sei se posso comparecer. Ou se devo. Verdade a mais também não ajuda. Por vezes.
Essa coisa de ter transformado a capela em adega... do mal o menos, rezar, reza-se em qualquer local, beber é que não é bem assim.
Teve juízo o construtor! E se no vinho está a verdade onde rezar mais dedicadamente? Orações puras e castas ( esta terminologia entra bem aqui).
Se não mandaste abençoar a adega, está na altura. Estou a ver por aqui algumas boas almas que vão querer abençoá-la duas ou três vezes seguidas e rezar lá frequentemente.
Assim seja.

F.r. da Área Benta

Anónimo disse...

Pronto já estou calado. Aliás eu precisava muito de me retirar para um um retiro espiritual. Só estava à espera de saber se António da Purificação me acompanhava, porque não queria deixá-lo assim à solta a beatizar as hostes.
Ezequiel Vintém

Anónimo disse...

Seria interessante juntar os anónimos Vintém e Área Benta com o devoto Purificação.
E. Bento

Anónimo disse...

Caro amigo Eduardo Bento ( quem pode ser mais amigo do que uma pessoa desconhecida que nos convida para a sua mesa e a sua casa?),
Tenho estado a deixar correr o tempo pois os compromissos profissionais principalmente da minha mulher poderiam comprometer a ambicionada deslocação.
É favor inscrever mais dois: Antero e Isabel.
Agradecia uma indicação de morada e qualquer dica julgada conveniente para não me perder ( asmont@netcabo.pt ).
Um abraço.
Antero Monteiro

Anónimo disse...

Ó Antero, mas não há maneira de te perderes. Quando chegares a Torres Novas, perguntas pelo Eduardo Bento e qualquer torrejano te indica o caminho da mansão!
Mas também podes combinar com alguém que venha de Lisboa e vens na roda dele. Se quiseres, a partir do Cartaxo (auto-estrada) faço-vos companhia. Um abraço. Toninho (antoniussilvae@gmail.com)
917665846

Anónimo disse...

Ora, aí está, o Toninho já respondeu ao Antero. Mas eu vou dar outras indicações de chegada por endereço pessoal.
O Alexandrino, o Celestino, o Jaime, o José Vieira, já confirmaram a presença. Organizem-se aí em Lisboa.
Cá caberemos todos mesmo apertadinhos.
Um abraço.
E. Bento

PS
O António da Purificação já confirmou a vinda. A minha mulher mandou recuperar um oratório velho para seu contentamento.

Anónimo disse...

Obrigado amigos, pelas valiosas ajudas.
Penso que estou em condições de chegar sem dificuldade...
Ficarei a conhecer melhor esta bela terra onde apenas conhecia as instalações da Rodotejo e um bom Restaurante, chamado NERSAN.
Um abraço.
Antero Monteiro