sábado, 27 de fevereiro de 2010

A PALAVRA ESTÁ NA RUA


Saúdo os amigos do “Criar Laços” e lanço aqui um desafio a todos mas sobretudo àqueles que estão mais próximos de Barcelos. Vamos ter, na nossa cidade, uma Semana Bíblica na rua para todos, mesmo os que se «afastaram» da prática religiosa ou até duvidam que Deus exista e que, portanto, continue a falar hoje, precisam de sentido para a vida.
De facto, esta Semana Bíblica foi pensada sobretudo para a «rua», para homens e mulheres casados de palavras banais. Eles e todos nós precisamos de uma Palavra diferente, «performativa», geradora de novos equilíbrios e que garanta a felicidade e a paz interior.
Esta semana decorrerá na rua, no auditório da Câmara Municipal, nalguns cafés da cidade e, apenas uma noite, será declamada e representada a Palavra na Igreja Beneditina de Nossa Senhora do Terço. Convidai a acompanhar-vos algum dos vossos amigos mais afastados das «coisas religiosas»: trazei-os convosco às conferências. Levai-os ao «café bíblico» e ofereçam-lhes o café. A semana é também para eles.

Vamos ter connosco o Frei Bento Domingues.

O Programa de 7 a 14 de Março é o seguinte:
Dia 7 às 16:30 (Largo da Porta Nova) Sermão da Sexagésima (P. António Vieira) proferido pelo Actor António Fonseca.
Dia 8 às 21:30 (Auditório da Câmara Municipal). Leitura fundamentalista da Bíblia e métodos inteligentes de interpretação cristã. Por Frei Bento Domingues. O.P.
Dia 9 às 21:00 (A Stória del café – C.C. do Terço) Deus como tabu numa sociedade pretensamente sem tabus?
Dia 10 às 21:30 (Auditório da Câmara Municipal). Beleza e Poesia na Bíblia e na Vida. Por Frei Lopes Morgado. (Capuchinho).
Dia 11 às 21:30 (Igreja do Terço). Job ou Deus nos escombros do Haiti ou nas enxurradas da Madeira? A questão do sofrimento numa leitura… provocante!..
Dia 12 às 21:30 (Auditório da Câmara Municipal). Manual de “maus costumes” ou gramática da nossa civilização? Pelo Dr. João Alberto Correia.(Prof. Universitário).
Dia 13 às 21:30 (Auditório da Câmara Municipal de Barcelos). Cristo e a Samaritana em Barcelos. Por D. António Couto (Bispo Auxiliar de Braga).
Dia 14 às 16:30 (da Igreja de Santo António para a Igreja Matriz)Cortejo de apoteose à Bíblia.

Para além do convite segue um grande abraço para todos.

Abílio Rocha

2 comentários:

ASilva disse...

Obrigado pelo abraço e pelo convite. E digo-te sinceramente que iria participar, se estivesse mais perto de Barcelos. De toda a maneira, depois faz um breve comunicadovsobre a forma como correu. Um abraço. ASilva

Antero disse...

Pois....
Bons caminhos e boas companhias...
Mas é longe para sulistas residentes e o inverno tem atacado.
Apoio o nosso estimado comentador antecedente.
Um abraço.
Antero Monteiro