domingo, 7 de fevereiro de 2010

Fr. DOMINGOS - 9 de Fevereiro de 1923 - PARABÉNS!



Professor exemplar com o dom de saber ensinar ....matemática. Ao DECANO da Ordem, desejamos continuação de saúde e santidade.


jm

4 comentários:

Zé Celestino disse...

Um carinhoso abraço ao Fr. Domingos

Com ele aprendi o que ainda hoje sei de algumas regras da matemática...

Recordo a sua paciência e bondade para os que revelavam menos aptidão para a aprendizagem das equações... e não só...

Já há muitos anos que o não vejo.

Desejo-lhe boa saúde e votos para que continue entre nós por muitos e muitos longos anos.

Com amizade e reconhecimento

Zé Celestino

Armando disse...

O Pe Domingos é daqueles professores que passaram pela nossa vida e a marcaram de modo a não mais os esquecermos.
Com ele aprendi o gosto pela Matemática de tal forma que sentia prazer em entreter-me ou divertir-me (é o termo exacto)com esta disciplina.
Um forte abraço reconhecido e votos de longa vida com saúde.
A. Alexandrino

nelson disse...

Também a mim me ensinou os teoremas, as equações e outras complicações... com as quais eu me relacionava pouco. Mas o que sei disso, a ele o devo.
Um abraço de parabéns e de gratidão, com votos de que conte muitos mais.
Nelson

Isidro disse...

O Nelson disse que "...Também a mim me ensinou os teoremas, as equações e outras complicações...o que sei disso, a ele o devo." e assim me motivou a "conhecer" o Frei Domingos Martins através do seu cortante artigo historiográfico sobre a Província Dominicana em Portugal, aqui apresentado pelo Frei J. C. V. Lucas, OP (Convento de Fátima) no dia 24 de Agosto de 2008
http://criarlacos-ex-dominicanos.blogspot.com/search?q=frei+domingos

Como artigo específico sobre a Província Dominicana não, em geral, sobre os Dominicanos, ele nada disse sobre Aldeia-Nova, o que não entendi à primeira. Agora já percebo e dou uns tópicos.

Os Dominicanos têm uma Organização Jurídica muito sofisticada desde que a Escola de Bolonha lhes emprestou o seu arsenal jurídico e, anos mais tarde, os seus próprios intérpretes que, como leigos, o tinham construído - aqui está matéria com que um quase-jurista-amador como eu, aproveita para "provocar" os inúmeros juristas profissionais de grande categoria que passaram ou estão, e estão mesmo, entre os Dominicanos - Por todos menciono: dos primeiros, o Antero, porque entrou e saiu de Aldeia-Nova nas mesmas datas que eu. Também por todos, menciono o frei André que, nos meus 2 anos do curso liceal, em Fátima, era assessor jurídico do Papa.

E, assim sendo, junto um abraço para o jovem frei Domingos Martins, apenas formalmente decano, sobre quem acabei de escrever sendo certo que, proporcionalmente, estou também a referir-me a muitos outros, também situados ao nível do Pensamento Complexo (exemplo: o pensamento cartesiano mostra a espinha do peixe; o pensamento sistémico mostra o peixe; o pensamento complexo mostra o peixe, com a sua espinha, no cardume e no mar)

Isidro

PS
Aproveito para agradecer ao frei Bento Domingues o saber que me emprestou, através das suas crónicas do jornal "Público", aos Domingos, sobre as perversidades dos catecismos antigos.