quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

JOÃO DE MELO - 4 DE FEVEREIRO DE 1949 - PARABÉNS!...



Seja-me permitido recordar o jovem tímido, educado e um pouco triste que passava férias em Fátima, dado a Família estar longe. Ás vezes tinha uns colegas,da sua idade, da Guiné Bissau.
Graças ao JAIME, convivemos nos cafés do Rossio. O João escrevia os seus primeiros textos para serem publicados nos jornais daquela época (julgo Diário Popular e D. de Lisboa). O não ter conhecidos nos jornais, tornava o caminho mais difícil. O Jaime, como mais velho, incentivava o João a escrever e a bater ás portas dos Jornais.
Votos de bom aniversário e que possas contribuir com a presença da Cultura Portuguesa, em Terras de Espanha. Que deixe de existir o velho ditado de que de "Espanha nem bom tempo nem bom casamento.
j.m.

6 comentários:

Ferraz disse...

Olá, João. Parabéns.
Há vários anos que não observamos o tempo... Sabes bem onde fica Prado, tu e a tua família. As portas estão sempre abertas. Aparece.
Um abraço e bom aniversário.
Ferraz

A.Silva disse...

O Ambrósio traz a recordação do Paulo Branco. Por acaso ou não, parece-me que era do mesmo ano que o João de Melo, que também fez parte do grupo do Fraião, mas que não foi para Espanha. Só há pouco, com missão diferente. Um grande abraço de parabéns e bom trabalho por Madrid. Toninho

Anónimo disse...

Acabo de encontrar um estudo de Adelaide Monteiro Batista, quem tem por titulo:
JOÃO DE MALO e a Literatura Açoriana.
Aqui fica o registo.
jm

Isidro disse...

j.m.,

Se, em Fátima, o João de Melo era/estava "tímido, educado e um pouco triste", já tinha uma pequena-grande diferença em relação ao que era/estava em Aldeia-Nova, na qual era apenas reservado, educado e muito alegre.
_______________________________
Como parabéns ao João de Melo remeto-o para os que lhe dei, indirectamente, no aniversário do Ferraz, há alguns dias e, a ele mesmo directamente, há um ano neste blogue.
Mais não digo não vá ele mudar a direcção da sua actual inspiração para produzir mais uma novela com tamanho de quase-romance, se possível um bocadinho menos mística que a anterior :-)
_____________________________
Tonhinho,

O Paulo Branco é, de facto, do mesmo grupo do João de Melo. Isso vi eu. Não é, Antero?
______________________________________
É assim mesmo, jm

Está aqui:

João de Melo e a Literatura Açoriana
de Adelaide Monteiro Batista
1.ª Edição: 1993
Páginas: 113
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722010801
Colecção: Estudos Portugueses

Zé Celestino disse...

Ainda tive alguns encontros com o Pacheco/João de Melo mas em Lisboa, que não em Aldeia Nova/Fátima, pois ele é de uma fornada posterior à minha...

Pelo menos uma vez apareceu em Fátima num encontro geral...

Sei que tem o seu domicilio em Lisboa num prédio onde vivem amigos meus...

Quando for a Madrid, talvez o encontre na Gran Via...

Para ele um abraço de parabéns e votos de que continue, com brilhantismo, a deixar testemunho escrito das suas múltiplas vivências...

Zé Celestino

Antero disse...

Deixo aqui uma pequena indiscrição, mas seria rapidamente pública: O nosso amigo João de Melo está brevemente mais perto de nós, a partir de meados do corrente mês, pois termina as suas comissões de serviço em Espanha.
Um abraço amigo João. Longos sejam os teus anos, junto da tua família e amigos, e nós a contá-los contigo.
Antero