terça-feira, 16 de outubro de 2012

AQUI, AUSTRÁLIA!...

Deus não me criou com o dom de escrever bem. Nem tão pouco com o dom de falar bem.
Não sei bem qual dos dois é o mais importante! Mas acho que, cada um no seu devido lugar, são de igual valor. Ou não serão?!
Talvez não. A palavra passa e acaba por caír no esquecimento(“Palavras léva-as o vento” não é o que diz o ditado?)
Pois é! Por isso mesmo, eu considero o dom de escrever mais importante!
Mas quem sou eu para estar aqui a tentar ditar sentenças!
Nem foi para isso que, hoje, decidí “aterrar” aqui.
Fui “empurrado” por alguém que muito estimo!  
Mas estou aqui para saúdar fraternalmente todos aqueles que são dotados das duas qualidades que acima referí como o Eduardo Bento, o José Alexandrino, o Nelson, o Joaquim Moreno, o José Celestino etc., etc., etc.!!! Tantos e tão bons em transmitir aos outros, por escrito, aquilo que sentem e que acham ser de interesse para aqueles que os leêm. Mesmo que sejam histórias da nossa juventude como as primeiras caminhadas, a pé, de Caxarias até Aldeia Nova a serem perseguidos pelos lobos (José Alexandrino). Bem contada e cheia de expressão, aquela história. Com a vantágem de ser verdadeira!
O meu querido amigo Nelson (espero que ele não me leve a mal tratá-lo desta maneira) várias vezes nos tem feito sentir que se sente como que esquecido por todos nós através do “Criar Laços” pois a colaboração dos bons escritores por vezes sofre de interrégnos que parecem querer quebrar os elos que, em tão boa hora, foram lançados com a criação do Blogue.
Acho que o Nelson e aqueles que com ele colaboraram devem sentír-se orgulhosos deste feito. Com ele(feito) eles agruparam todos aqueles que, por razões várias e de força maior, ficaram espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Eu sou, nada mais nada menos que um desses, involuntáriamente, desaparecidos na vasta imensidão do globo terrestre.
Outros há que, voluntáriamente, decidiram por tentar uma vida melhor (eterna aspiração do ser humano) noutras partes do globo.
Mas para esses também o “Criar Laços” os chama a fazerem parte da família dos antigos alunos Dominicanos. Eles também teem aqui o seu lugar, o lugar para contárem as suas aventuras, as suas histórias muitas das quais, tenho a certeza, serão cheias de emoção e sentimento.
Este é o lugar onde podemos desabafar; este é o lugar onde podemos matar saúdades; este é o lugar onde podemos reviver o passado de Aldeia Nova e Fátima onde as raízes que hoje nos únem tiveram a sua orígem.
Para o Nelson que aguenta com a manutenção do Blogue parabéns e que o sucesso continue a ser o sangue que mantem vivo este ponto de encontro.
Para mim, a última coisa que faço ao fechar o meu dia, é fazer uma visita ao “Criar Laços” à procura de novidades.
Por vezes não há novidades mas é como se uma rajada de ar fresco passasse por nós que nos predispõe para uma boa noite de repouso.
Parabéns Nelson pelo teu trabalho e...
Um grande para ti e para todos.
Eu sou o Ferreira


6 comentários:

Nelson disse...

Retribuo o teu abraço e desejo muita saúde para ti e todos os teus. Obrigado pelas tuas palavras e sobretudo por te mostrares, meu velho e saudoso amigo do lugar Sobre Seara, Calendário, Vila Nova de Famalicão... hoje devia ser Cidade Nova de Famalicão. As coisas que eu recordo!!!
Grande Abraço
Nelson

Zé Celestino disse...


Caro Ferreira,

Fiquei satisfeitíssimo por saber que estás bem.
Já há uns tempos que não «davas à costa»....
Vou enviar-te umas fotos que admito não tenhas nos teus arquivos...
Estou certo que vais ficar emocionadao...

Aquele abraço de irmãos do crisma com o mesmo padrinho...

Zé Celestino

Antonio Ferreira disse...

Obrigado, Nelson, pela tua amizade e pelo teu trabalho que mantem os "extraviados" ligados convosco.
Retribuo o teu abraço
Ferreira

Antonio Ferreira disse...

Para ti, meu amigo Jose Celestino, o meu muito obrigado por todo o teu trabalho. Excelente reportágem que nos permite ver caras de velhos amigos. Desta vez, falta a tua. Mas sabemos porquê! Aínda não conseguimos descobrir maneira de estarmos em dois lados ao mesmo tempo.
Tens razão. Estas fotos que fizeste o favor de me enviar não existiam entre as que tenho relativas a esses velhos tempos.
Obrigado, muita saúde e um saúdoso abração.
Ferreira

Armando José disse...

Amigo Ferreira é uma alegria sentir a tua presença aqui no blog comunicando-nos que estás sempre atento (como bom guarda redes)ao que por aqui vai passando. Fico feliz por saber que continuas em forma. Agradeço as tuas palavras sobre os meus modestos textos. Espero ver-te na tua próxima visita a Portugal. Tivemos um percurso em comum durante alguns anos que permanece na nossa memória.
Vai intervindo no blog que nós gostamos de te ouvir.
Um forte abraço
A. Alexandrino

Anónimo disse...

Amigo Ferreira, sou o Ferraz.
Li com muito agrado a tua crónica que evoca momentos e espaços de salutar saudade. É muito provável que não te lembres de mim e ainda bem, que assim estou à vontade para te chamar de tudo... até de enfermeiro, hobby que cultivavas com esmero, responsabilidade e ética com os habitantes do pombal de A.Nova. Costumava ser uma disciplina curricular, tal como a de barbeiro e "petromaxista", destinadas a eleitos e, não sei porquê,iam muitas vezes parar aos guarda-redes. Espero que te tivesse servido de alguma coisa na tropa... Para mim, essa faceta foi de grande utilidade no alívio das maleitas físicas, a par da tua simpatia de mais velho.
Um abraço e até breve.
Manuel Ferraz Faria