quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FILIPE LAGE BAPTISTA NA RTP 1


CAROS AMIGOS
Comunicou-me o Filipe que será entrevistado pela RTP1 em directo, no programa Portugal Sem Fronteiras às 11:00 horas do próximo sábado.
Como é do vosso conhecimento, o Filipe tem desenvolvido um trabalho de divulgação da música portuguesa no Canadá - Quebéc, onde reside desde 1965. Essa actividade tem incidido em particular sobre o fado de Coimbra, José Afonso e o folclore açoriano.
Como o Filipe não vai estar presente no próximo encontro de Fátima, esta será uma oportunidade para o revermos.
Abraços
A. Alexandrino

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FREI MIGUEL SANTOS OP E FREI HENRIQUE OP - 27 DE SETEMBRO - PARABÉNS!

Duas referências activas e empenhadas dos Dominicanos em Portugal. > Por muitos e bons anos !
jm

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FREI ALBERTO CARVALHO OP


É com imensa alegria, que dou conta do dia de aniversário do Padre Alberto Carvalho, homem bom, amigo do seu amigo, conversador, confidente e dialogante. Hoje, com 85 anos e com saúde assim o espero, peço ao amigo Nelson se não for abusar deste espaço, que me deixe publicar uma foto deste meu muito (nosso) amigo, do tempo em que o conheci em Aldeia Nova.Padre Alberto Carvalho , Deus lhe dê vida e saúde, para continuar o caminho do bem fazer e entrega aos outros, coisa que tenho a certeza tem continuado a fazer pela vida fora. Um abraço muito amigo e muitas felicidades.

Dinis Martins

terça-feira, 21 de setembro de 2010

fr. Alberto Carvalho op (1925) 21 de Setembro - Parabéns!

Quem não se lembra do jovem professor que deixou as Escolas e entrou no Noviciado, em Fátima?
Sempre acolhedor e afável para com todos (velhos e novos)
Votos de saúde e VIDA.


jm

domingo, 19 de setembro de 2010

JESUÍNO VAZ MARTINS

Caríssimos,
Sou o ex frei Humberto Jesuino, agora Jesuino Vaz Martins, já nos setentas. É sobre o próximo Encontro(almoço), e tão só para mandar o meu e-mail que me foi solicitado. Pois aqui vai:"v
azmartins@meo.pt.
Um xi-coração para todos.
Vaz Martins.

sábado, 18 de setembro de 2010

LUÍS GINJA (1943) - 19 de Setembro - Parabéns!

Sempre igual e atento aos acontecimentos do dia-a-dia. Votos de saúde e de boas viagens até Penamacor.

jm

BALTAZAR MARTINS JESUÍNO (1945) 19 de Setembro - Parabéns


Continua calado mas repleto de vivências apostólicas e mundanas.
Amigo certo. Bom aniversário.

jm

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

JOSÉ DO ESPIRITO SANTO DOMINGUES (1940) 18 de Setembro - Parabéns!..-.

Nem os 70 fazem perder a sua habitual boa disposição e sentido de humor.
Votos de boa conta e grande festa.


jm

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O ISIDRO ESTÁ DE LUTO

Célia, esposa do nosso companheiro Isidro Dias, habitual animador deste espaço, faleceu ontem. Para ele e toda a família enlutada, vai a expressão do nosso pesar e a nossa solidariedade.
Um Abraço

Nelson

domingo, 12 de setembro de 2010

fr. JOSÉ GERALDES OP -12 de Setembro- Parabéns!


Acolhedor e atento. Boa e útil participação no Blogue.
Votos de bom aniversário.

jm

JOSÉ VIEIRA - 12 DE SETEMBRO - PARABÉNS!

Sempre ocupado com temas jurídicos mas de continua boa disposição e humor.
Votos de bom aniversário.


jm

EDUARDO BENTO (1944) 11 de Setembro- Parabéns!

Consta que a A. Municipal (local) vai dotar a cidade com sinaletica: GRUTA de S.Bento-Vitória (local de ameno convívio).
Bom aniversário ao... POETA, com mais participação no blog.

jm

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FUNERAL DA ESPOSA DO TONINHO

Segundo informação que me foi veiculada pelo Toninho, o funeral de sua esposa realizar-se-á amanhã, sábado, pelas 15h45, na Igreja Paroquial do Cartaxo.

Nelson

O TONINHO ESTÁ DE LUTO

FALECEU A GUIDA, ESPOSA DO NOSSO COMPANHEIRO ANTÓNIO DOS SANTOS SILVA (TONINHO). O FUNERAL REALIZAR-SE-Á AMANHÃ, SÁBADO, NO CARTAXO. PARA O TONINHO E TODA A FAMÍLIA, VAI O NOSSO PESAR E A NOSSA SOLIDARIEDADE, NESTE MOMENTO DIFÍCIL. LOGO QUE POSSÍVEL, DAREI MAIS INFORMAÇÕES.

Um abraço
Nelson

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ENCONTRO ANUAL/2010 - REUNIÃO DE TRABALHO




No âmbito dos trabalhos preparativos do Encontro Geral em Fátima que se realizará no já anunciado dia 16 de Outubro/10, teve lugar mais uma reunião entre elementos da actual e da anterior Comissão Organizadora.

Desta vez a reunião realizou-se no « LAURENTINA – O Rei do Bacalhau»… Foi uma reunião muito proveitosa, como resulta da foto que se apresento…

Sem prejuízo das informações oficiais que a C.O. (Luís Guedes/Domingos Carvalhais/Antero Monteiro e Manuel Mendes) vai activando, nomeadamente via Blog, foi ponto importante o consenso de, cada um ao seu nível, desenvolver contactos/diligências de mobilização/sensibilização de colegas mais próximos à participação no Encontro.

Pela minha parte, desde já apelo à participação dos já consagrados participantes do Norte, Centro, Sul, Ilhas de Portugal e bem assim do universo de países do Mundo onde se encontram colegas de Aldeia Nova/Fátima.

E são muitos…

E, como diz a canção, que cada um traga mais cinco…

Tenho presente os meus contemporâneos, Filipe Lage Baptista/Canadá, António Ferreira/Austrália, Fernando Vaz e Rufino/França, sempre recordados nos nossos encontros .

Uma nota importantíssima: uma vez que, pós almoço, e a exemplo do ano passado, todo o resto do tempo está programado para convívio entre a «malta», animado com a intervenção espontânea dos nossos poetas, escritores, cantores e, obviamente, tocadores de viola, guitarra, bandolim, acordeão e demais instrumentos de corda ou sopro, é indispensável que cada um se faça acompanhar dos seus elementos de suporte…

Att Neves de Carvalho, Eduardo Bento, Zé Ribeiro, Alexandrino, Zé Vieira e todos aqueles que gostam de partilhar a suas experiências de vida…

A vossa presença é muito desejada…

Abraço a todos

Zé Celestino

terça-feira, 7 de setembro de 2010

ABÍLIO ROCHA (1946) - 7 de Setembro- Parabéns!



Minhoto de boa disposição e empenhado em muitas actividades. O seu ninho, onde se pode tomar 1 bom café, é Barcelos, com muitas corridas para Sul.
Votos de bom aniversário com saúde.

jm

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VITORINO VIEIRA DIAS (1945) -6 de Setembro- Parabéns!

Sempre activo e empenhado no bem comum. Era o mais novo do seu curso.
Votos de que tenhas tempo para aparecer nos Encontros. Bom aniversário.


jm

sábado, 4 de setembro de 2010

EM MEMÓRIA DE FREI JOÃO DOMINGOS - por fr. Bento Domingues, o.p.



1.Este nome é, hoje, praticamente ignorado em Portugal, tratando-se, no entanto, de uma figura incontornável da boa presença portuguesa em Angola onde, desde 1982, viveu e realizou uma obra notável. Angola, em plena guerra civil, foi para ele uma opção definitiva.
Nasceu, em 1933, na aldeia da Torre (Sabugal) e morreu, em Lisboa, a 9 de Agosto de 2010, onde se encontrava para ser operado. Entrou para a Ordem dos Pregadores em 1952. Estudou Filosofia no Centro de Estudos Sedes Sapientiae, em Fátima, Teologia em Ottawa e Estrasburgo.
Foi director da Escola Apostólica em Aldeia Nova. Como Prior do Convento Dominicano, participou activamente na criação do Centro de Estudos de Fátima (CEF), cuja sede e funcionamento das aulas estavam situadas nesse mesmo convento. Em 1975, a partir da Comunidade João XXIII (Lisboa), desenvolveu um incansável trabalho de orientação de numerosas congregações religiosas, nomeadamente, no apoio ao movimento das “pequenas comunidades” que irrompeu, em Portugal, por diversas circunstâncias, depois do 25 de Abril 1974.
2. Em 1981, deslocou-se a Angola para estudar as condições de uma futura e inédita presença dominicana masculina naquele país dilacerado pela guerra. Com Frei José Nunes e Frei Gil Filipe foi, em 1982, para Waku-Kungo (Diocese de Novo Redondo, ou Sumbe). Este grupo foi fervorosamente acolhido pelo seu Bispo de então, D. Zacarias Kamuenho, mais tarde, Arcebispo de Lubango a quem foi atribuído o Prémio Sakharov. Acompanhou sempre com admiração e carinho os percursos e realizações dos dominicanos. Este Bispo teve a intuição de organizar a vida da diocese em termos de pequenas comunidades, inspirando-se no modelo da organização tradicional das populações designado por Ondjango. A pequena comunidade dominicana recém-chegada assumiu com entusiasmo essa perspectiva de evangelização inculturada sobre a qual um dos seus membros fez, passados anos, uma brilhante tese de doutoramento, analisando a fecundidade e os limites daquela opção (1).
Waku-Kungo era uma frente de guerra entre o MPLA e a UNITA. Nessa instabilidade, as características dessa Paróquia-Missão exigiam não só uma inserção cultural, mas também uma luta permanente pelo respeito dos direitos humanos, independentemente do ocupante militar. A formação dos cristãos e sobretudo dos animadores das comunidades, na promoção da justiça, na partilha dos bens e na reconciliação entre angolanos, tornou-se a grande prioridade.
3. Esse êxito evangelizador fez com que os dominicanos fossem convocados para uma presença mais alargada em Angola. Coube a Frei João Domingos, em 1987, fundar a comunidade de S. Tomás de Aquino, na Paróquia de Nª Sª do Carmo em Luanda que se transformou um foco de novas iniciativas.
Para além da missão de Pároco, foi-lhe confiada a direcção do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA). Reconhecendo em Frei João Domingos a “graça da pregação” – sem ela, a eloquência não passa de propaganda – os Bispos de Angola não lhe pediram, apenas, que pregasse aos outros e fosse professor de Teologia no Seminário Maior de Luanda, mas também, por várias vezes, quiseram que fosse ele o seu pregador.
Criou, no ICRA, um segundo curso, o de Educadores Sociais. Lançou, depois, o Instituto Superior João Paulo II com um curso universitário de Serviço Social. Colaborou na criação do Centro Cultural Mosaiko, empreendimento dos dominicanos de Angola – na diversidade dos seus povos e culturas – que se tem distinguido por um trabalho de formação e organização, em todo o país, de grupos para a defesa dos Direitos Humanos.
Na sua intervenção multifacetada, estavam sempre unidas a dimensão espiritual e a reflexão sobre a complexidade da realidade angolana, nas suas diferentes fases dos últimos trinta anos. Por isso mesmo, a sua voz tornou-se cada vez mais escutada e respeitada, não apenas nos meios eclesiais, mas também a nível da sociedade civil. Com a celebração Eucarística televisiva – a que Frei João Domingos presidia nos primeiros Domingos de cada mês – as suas intervenções acutilantes eram comentadas em toda a Angola.
Nunca se deixou seduzir pela habitual “caça às vocações” para assegurar um futuro angolano ao carisma dominicano. Perante a fragilidade de todos os desígnios humanos, só o exemplo e um critério de exigência poderiam mostrar se valia a pena ou não ir pelo caminho aberto por ele e seus companheiros. Procurou que os candidatos estudassem noutros países africanos, sabendo que é, a partir da África, que devem elaborar o projecto da Ordem dos Pregadores nesse continente. Varreu, desde o começo, qualquer ideia de colonialismo religioso e eclesiástico, não por táctica, mas para respeitar a verdade da evangelização inculturada que só os africanos poderão assegurar se não caírem na tentação do poder económico, político e religioso. No entanto, quando morre, as três comunidades dominicanas são já constituídas, quase exclusivamente, por africanos.
Os seres humanos não nascem feitos. A vida do Frei João Domingos passou por várias fases, por várias conversões. A morte levou-o quando já tinha dado tudo a Deus e ao povo angolano.


(1) J. Nunes, Pequenas Comunidades Cristãs – o ondjango e a inculturação da fé em África-Angola, UCP, Porto, 1991.
Nota do editor: Este texto foi remetido pelo Fr. Pedro e será publicado no jornal "Público" de amanhã, domingo, dia 5.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ENCONTRO ANUAL 2010



Caríssimos Colegas


Foi aqui divulgado que o almoço deste ano seria no dia 23 de Outubro. Pedimos, desde já, as nossas desculpas pelo engano.

Aconteceu-nos que apenas manifestámos junto da Residencial D. Amélia a nossa intenção de nos reunir-mos nesse dia, não tendo, formalmente, confirmado a reserva.
Quando a pretendíamos concretizar, esse dia já estava ocupado, restando-nos a data de 16 de Outubro, que já está devidamente reservada para o almoço do nosso Encontro Anual de 2010.

Estamos a fazer esforços para que este ano apareçam mais antigos colegas. Mas vamos necessitar da colaboração de todos.
Nesse sentido todos aqueles de quem temos o endereço electrónico receberão, por essa via, cópia do ficheiro de que dispomos, por Distritos e por ordem alfabética do último apelido. Sabemos que está muito desactualizado. Pelo que solicitamos tentem ajudar-nos na sua actualização. Leiam e verifiquem se conhecem alguém cujos dados já não correspondam aos que temos; ou que não conste do ficheiro. Em caso afirmativo, por favor enviem-nos a respectiva correcção para o endereço electrónico
almoco.dominicanos.2010@gmail.com (atenção: almoco com “c” e não com “ç”)

Os colegas que tenham endereço electrónico e que, até meio da próxima semana , não recebam cópia do ficheiro acima referido, por favor, façam-no-lo chegar pelo endereço de email também anteriormente referido. O contacto por este meio permite-nos consideráveis economias.


Até meados do corrente mês faremos o envio da habitual circular / convocatória para o Encontro dos Antigos Alunos Dominicanos de 2010 (excepção feita para aqueles que tenham email válido constante do ficheiro, para os quais usaremos essa via)

Agradecemos que comecem, desde já, a confirmar as V. Presenças e o nº de acompanhantes. Para o que dispõem de 4 vias:

-confirmando para o email
almoco.dominicanos.2010@gmail.com
-enviando uma SMS para o telemóvel 917225372 indicando “confirmo presença + nome + nº de acompanhantes)”
- Confirmar por escrito a V. Presença e nº de acompanhantes para
o Luís Sousa Guedes
Rua do Moinho
Campo Raso
2170-396 Sintra.
- (a evitar): contactarem para os telemóveis 917225372
ou 967556450 .



A Comissão organizadora

Antero Monteiro
Domingos Carvalhais
Luís Sousa Guedes
Manuel Branco Mendes

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ARNALDO JORDÃO DO VALE (1942) - 2 de Setembro - Parabéns!


Iniciamos o presente mês com os festejos de um grande Sportinguista e médio-central de respeito. Dizia que essa força se devia à grande quantidade de tapioca que a sua boa Mãe lhe dava em bebé.
Colega sempre pronto a animar os convívios de Fátima e de Aldeia Nova.
Votos de saúde e que apareças no próximo Encontro.


jm