quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ANTÓNIO FILIPE PEREIRA LOPES


Caros Companheiros:


Ainda sou do tempo do Frei Geraldes e do Vítor Frazão eu deveria andar no 1° ano, o Frei Geraldes no 3° e o Vítor no 5° anos…

Foi por mero acaso que encontrei os "laços" e tentarei dar o meu contributo para que os laços prosperem dentro da amizade e do respeito. A situação do anonimato é certamente pouco cómoda, poderá igualmente acontecer que as pessoas o façam sem pensar. Para contornar este obstáculo talvez seja possível atravez de uma pequena modificação ou seja só poder enviar mensagens e comentários após devida inscrição no Blog ou Forum.

Constatei igualmente que existem poucos endereços emails, é verdade sinto-me um pouco embaraçado por não ter encontrado ainda os colegas da época que o tempo acabou por apagar da memória
Conheci os directores de época : Frei Tomás Videira, Frei Alberto Vieira, Frei Pedro Fernandes. O tempo passa, mas nem sempre o acompanhamos, pemanecemos no passado com a nossa adolescência e as nossas ilusões…Um abraço amigo para todos do "TREZE".
Assino assim porque foi a alcunha que me arranjaram. É a melhor formula para uma rápida identificação.
FILIPE LOPES

9 comentários:

Anónimo disse...

Estás a dizer que foi entre 1971 e 1976?

Anónimo disse...

Percebi melhor a anterior mensagem do TREZE e lamento que tenha sido apagada.

Anónimo disse...

O TREZE tem razão.

Há maneira de conseguir que os comentários on line só sejam vistos na internet depois de terem sido aprovados pelo editor do blogue. Vários que o fazem há muito tempo.

Há outros em que a inclusão de comentários depende de uma inscrição prévia, on line, com um nome e um email, sem o que é impossível gravar comentários.

Entre a maioria, como o "criarlacos", há apenas uma relação de confiança entre os editores e os leitores, parece.

Vejam lá se não continuam a afugentar quase toda a gente com pretensas superioridades.

Autsil disse...

Do TREZE
...
São dos tais riscos que se correm com os objectivos do saber dar a cara. Isto é muito importante na relação entre os humanos íntegros e que não redam pé daquele substracto mental: antes morrer que sujar princípios ou valores nobres.

Em contrapartida deixarão de existir testemunhos que denunciam verdades importantes que por vezes dóem e donde a proveniência é menos importante.
Nem sempre é evidente dár-se a conhecer por múltiplas razões. Começo pela mais nobre, a humildade depois finalizo com a menos nobre a covardia... tendo pelo meio o gosto de acicatar a diversidade de temperamentos; depois é tudo uma forma de interpretação saber responder ou aceitar a crítica...
O grande perigo são as repostas em derisão, se é este o termo, chegando-se aos extremos do ferir de forma abominável e com as mais vis palavras e argumentos.
É o caso de certos Forums onde se exprime o sentimento humano da REVOLTA E DESESPERO enfim a denúncia. Terei talvez ocasião de desenvolver esta matéria mais tarde... Um abraço amigo do TREZE.
A. Lopes

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Este site tem sido apresentado como agregador dos antigos alunos dos "Centros Dominicanos", ou "Centros de Retiros" de Aldeia-Nova e Fátima, ou seja:

(a) "Seminário Dominicano" de Aldeia-Nova, talvez "Convento" desde 1970, transformado em "Casa" em 1974;

(b) "Convento Dominicano" de Fátima, por onde passaram muitos alunos do primeiro, sobretudo antes de 1967, data em que as "vocações" já estavam a diminuir, na mesma medida em que o mercado de trabalho estava a alterar-se.

Um pequeno número de "críticos" aparece de vez em quando a tentar irritar a "beatice", ou a defendê-la com "unhas e dentes", sempre com a consequência de aumentar o número de páginas consultadas algo que, eu próprio dinamizei com métrica de razoável fidedignidade.

Por ter tido curiosidade em saber que era feito de pessoas que não vejo há 30/40 anos, como ex-colegas, ex-professores ou ex-dirigentes, li boa parte do presente blogue durante os últimos meses, tendo chegado à mesma conclusão do TREZE: os frequentadores são, em geral, alunos entrados na década de 50.

Autsil disse...

Para o ilustre anónimo vai um agradecimento.
Uma palavra só veio permitir viajar no tempo e quase respirar aquela época cheia de recordações perdidas nos gavetões do subconsciente. Foi o nome AMADO José Carlos Amado que me trouxe à realidade.
Lembro-me daquele rapaz calmo um bom palmo a mais do que eu não tenho a certeza se frequentavamos o mesmo ano seja como for acho que não pertenciamos à mesma aula.
Do meu tempo lembro-me bem do Alvaro Rodrigues o Fernando Faustino, o Lívio, o Humberto, o Artur...
Para o José Carlos vão as minhas saudações e os votos sincéros de uma óptima saúde, soube ter sido hospitalizado...Aqui e ali vou deixando comentários tentando fomentar a curiosidade da malta da época, quero igualmente deixar as minhas desculpas por meter o colherão onde talvez não deva porque dou-me conta de uma literatura de gente douta ou licenciados para os quais a minha bagagem é ínfima, resta o meu contributo sobre a experiência da vida...Um abraço do TREZE.
A. Lopes

Autsil disse...

Para o ilustre anónimo vai um agradecimento.
Uma palavra só veio permitir viajar no tempo e quase respirar aquela época cheia de recordações perdidas nos gavetões do subconsciente. Foi o nome AMADO José Carlos Amado que me trouxe à realidade.
Lembro-me daquele rapaz calmo um bom palmo a mais do que eu não tenho a certeza se frequentavamos o mesmo ano seja como for acho que não pertenciamos à mesma aula.
Do meu tempo lembro-me bem do Alvaro Rodrigues o Fernando Faustino, o Lívio, o Humberto, o Artur...
Para o José Carlos vão as minhas saudações e os votos sincéros de uma óptima saúde, soube ter sido hospitalizado...Aqui e ali vou deixando comentários tentando fomentar a curiosidade da malta da época, quero igualmente deixar as minhas desculpas por meter o colherão onde talvez não deva porque dou-me conta de uma literatura de gente douta ou licenciados para os quais a minha bagagem é ínfima, resta o meu contributo sobre a experiência da vida...Um abraço do TREZE.
A. Lopes