domingo, 15 de julho de 2007

DIÁRIO DE JOSÉ OLIVEIRA




Como sei que tenho uma missão a cumprir, se o Nelson ainda se não deixou apanhar pela iniquidade destes tempos, aqui verto, esparsamente algumas gotas do meu diário. Elas são o meu contributo para a conversão, escarmento e meditação de alguns dos nossos que andam desencaminhados e arredios. (Nomeadamente Alexandrino, Celestino, Vaz, Moreno, Neves de Carvalho, Jaime, Eduardo Bento, Vieira e, infelizmente, etc). Salva-se, ao que me dizem, o Costa que eu gostaria de conhecer que, me informam, dá catequese numa paróquia de Odivelas).

12 de Julho

Como é bom acordar e saber que o ruído da campanha eleitoral para as eleições de Lisboa se vai esbatendo. Amanhã acabou o circo. Ao menos que os comunistas e adjacentes levem uma vez mais uma lição. O bom povo Lisboeta saberá, como até hoje, votar naqueles que respeitam a nossa história e a Igreja. Mas pergunto eu: Para que servem as eleições?

15 de Julho

Hoje, com a minha esposa, participei na celebração da santa eucaristia na Igreja de S. Domingos. O celebrante fez uma interessante reflexão sobre “Quem é o nosso próximo”, tema da liturgia deste domingo.
Mas não é que no final o sacerdote me interpela porque eu, durante a missa, rezei o terço? ( Oh ministro do Senhor, como te atreves a apostrofar quem devotamente pratica a devoção mariana por excelência!) A mim não me apanhas mais em missas celebradas por ti, nem das tuas mãos profanas receberei o corpo do Senhor. Jamais!
Vim para casa e retomei a leitura das Memórias da Irmã Lúcia (II). Daqui retemperei forças para resistir ao modernismo troglodita e petrificado de certos sacerdotes. A mim não me inoculam com o vírus da descrença. A mim não me inoculam!

9 comentários:

Anónimo disse...

Aquieta-te comigo José Oliveira. A minha imparcialidade, enquanto editor, será absoluta. Continua a desfiar terços e esquece o abade da velha igreja de S. Domingos.

Anónimo disse...

Meus amigos,

Com este tipo de intervenções, mais vale jogar no EUROMILHÕES!...
A probabilidade de prémio é praticamente 0....

O juiz que eu referi tem mesmo razão...

Um abraço a todos

Zé Celestino

Anónimo disse...

Desculpa Celestino, mas já tive alguns prémios. A Santa Casa não gostará que andes a desmobilizar os apostadores no Euromilhões. Recorda-te que graças a ele tens o previlégio de assistir à partida, em Lisboa, do Paris-Dakar.
Porém, concordo que não nos interessam
os pormenores íntimos da vida espiritual do Imeldo, dado tratar-se dum assunto muito pessoal. Vemos neste auto-retrato que para algumas pessoas, a religião não é comunhão. Vocês sabem do que estou a falar...
Ezequiel Vintém

Anónimo disse...

Ó Ex-Imeldo, apetecía-me respondert-te à moda do Porto:v.t.f. Estás armado em santinho de pau carunchoso, e nem te lembras de que o Jesus, que tu tanto engraxas,falava de um fariseu que, no Templo, se gabava de cumprir todos os Mandamentos da Lei de Deus, enquanto que os outros... eram uma cambada de pecadores e maltrapilhos. Olha que assim não vais para o Céu, isso te prometo eu, por muitos terços e quintos que te ponhas a bichanar nas missas da igreja de S.Domingos.
Mas também te asseguro que, até ao último momento de vida do teu cérebro, te poderás arrepender de teres sido tão vaidoso e presunçoso da tua prática religiosa e farisaica.Por isso e apesar de tudo, também podes ir para o Céu, mas vai para um sítio em que eu não te veja tão baboso por te lá encontrares! Sabes...é que eu não gosto de vaidosos!
Neves de Carvalho

Anónimo disse...

Durante cinco dias abr�o blog de manh� e � noite e deparava sempre com a triste not�cia vinda de Torres Novas. At� que enfim apareceu o Joaquim Moreno a fazer uma proposi�o a que ader� a 100%. Logo no mesmo dia aparece o Jos� Oliveira a distilar o seu di�rio ou o seu fel!... N�o aprovo mas aprecio pois que ao vazio, prefiro a express�o de opini�es ou ideias mesmo se diametralmente opostas �s minhas. Eu continuo a pensar que o blog tem muito a agradecer ao Imeldo e ao Vint�m, sem os quais penso que j� teria morrido.Tamb�m estou a ouvir alguns que dizem: deixai-o morrer, que pouco ou nada se perde... eu pergunto: ser� mais f�cil transformar, reorientar uma vida ou ressuscitar um morto?... Como muitos de v�s, tamb�m eu estou em desacordo total com a ideologia defendida pelo Ezequiel e sobretudo pelo Imeldo, mas procuro trazer a minha pedra ao ed�ficio que gostaria de ver construido. Vamos continuar a reflectir e mesmo come�ar a prop�r ideias para crear o blog ideal que possa ser �til � maioria dos ex. Ele deve contribuir verdadeiramente para enstreitar os la�os existentes e criar muitos outros. Que o blog n�o seja nunca utilizado para criar dissen�es ou discordias. Com a for�a de vontade que � a nossa e com a Gra�a de Deus, vamos conseguir! Um abra�o, Fernando.

Anónimo disse...

Neves de Carvalho:
A única coisa que te digo, como bom cristão é: " Seja tudo para asalvação da minha alma".

Vaz:
Muito obrigado pelo tteu epírito de Tolerância mas não preciso de quem me defenda.
José Oliveira

Anónimo disse...

Meus caros AMIGOS (neste tratamento incluo o Oliveira e o Vintém que quis ser Pintalhão):
Temo que tenhais contra mim alguma pedrita no sapato por, contemporizar na publicação de textos controversos e com linguagem "desbragada", como diz o Zé Celestino!... Todos os autores estão devidamente identificados perante mim que, conhecedor dos deveres de sigilo que impende aos jornalistas, não os denunciarei, por ora. Haverá um tempo para isso, para muita surpresa, muita euforia, muita amizade e muitos abraços.
Não me julgueis mal, suplico-vos!
Um abraço
Nelson

Anónimo disse...

Ó José Oliveira, o que disse é sério. Pensa em Jesus, e vê se ele não era um exemplo de humildade, e de fazer sempre aquilo que o Pai queria, e não o que ele próprio desejava.Mesmo assim, já quase a morrer, gritou "Eli, Eli, lama sabactani". Tenta imitá-lo e assim a tua alma vai para o Céu. Sabes que é mais fácil um camelo passar pelo buraco, ou fundo, duma agulha do que um rico ( de soberba...vaidade....dinheiro... )entrar no Reino dos Céus? Foi Ele que disse! Sabes... eu não sou de bichanar terços uns atrás de outros, porque, a páginas tantas, ou fico hipnotizado pela minha pópria cadência rezante, ou então já não sei o que estou a dizer ou estou a pensar noutra coisa.A minha oração tem sido a de tentar não fazer mal a ninguém, a de promover o bem dos outros com quem contacto, a de pensar em Jesus que me deu uma grande lição de amor ao deixar-se pregar naquela cruz, a de pensar na Mãe d'Ele, que, fosse Ele o Filho de Deus ou não, sempre era Sua mãe. Já alguma vez te emocionaste só em pensar nisto? Pois eu aqui estou de garganta apertada! Não será isto também rezar? Conheces um cântico a Nossa Senhora do Sameiro, que o Rancho de S.Vicente, de Braga, cantou numa basílica em Itália, e pôs todos os presentes a chorar, e a basílica estava cheia? Lembro-me muitas vezes desse cântico e fico como esses presentes que ouviram o nosso Rancho.
Já vai longa esta escrita, que podias tomar como escritura, mas sempre te repito: sê cristão, e é dos humildes que se fará o Reino dos Céus!
Neves de Carvalho

Anónimo disse...

Imeldo(José Oliveira)
O teu colega de Noviciado Mn.Josep Taberner, coordenador do Agrupamento das Paroquias de Figueres(Girona-Espanha), espera que o consultes em www.parroquiesfigueres.org
e lhe confirmes a data da tua palestra: Esperitualidade na obra de Salvador Dalí e a Arte em Bento XVI.
Peregrino