Em 11 de Março de 2012 celebraremos o 50º aniversário da restauração da Província Portuguesa dos frades dominicanos. Motivo de alegria, de acção de graças e, sobretudo, ocasião para lembrar o passado sem deixar de perspectivar o presente e o futuro!
A história dos dominicanos em Portugal é longa e, como é normal também, cheia de vicissitudes. O primeiro religioso dominicano a chegar a Portugal (1217), e português, foi um companheiro de S.Domingos: fr.Soeiro Gomes. No ano seguinte é constituído o primeiro convento no nosso território (Montejunto/Santarém) e em 1275 é criado o Vicariato de Portugal da Província Ibérica. A Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores, contudo, só aparecerá em 1418.
Depois de séculos de enorme labor apostólico, em Portugal e nos territórios missionários, os Dominicanos e todas as Ordens Religiosas acabaram por ser extintos do território português (1834). Nas primeiras décadas do século XX, apareceram homens que quiseram voltar a viver a realidade dominicana no nosso país e, em 1948, vieram para Portugal alguns frades do Canadá para ajudar à restauração da Província, o que se efectivará em 1962, tendo sido nomeado Provincial o fr.Louis Marie Sylvain.
Convidamos toda a Família Dominicana a participar activamente nas múltiplas iniciativas que marcarão este ano de 2012, em particular nas celebrações eucarísticas de 11 de Março (Fátima), 12 de Abril (Lisboa) e 7 de Outubro (Porto).
Fr.José Nunes,op – P.Provincial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário