terça-feira, 20 de julho de 2010

Fr. Luis de França - 20 de Julho - Parabéns!...

Estudante atento e de reflexão. Empenhado em várias vertentes da sociedade Civil e Religiosa. Votos de longa vida com presença em futuros Encontros.
jm

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís de França, parabéns! Teólogo e mestre de eclesiologia para muitos de nós então estudantes, o Hans Küng Português dos anos 70-80, como era conhecido, crítico e empenhado nas causas sociais e religiosas, a ele se deve em boa parte a inspiração do modelo arquitectónico do actual convento dos dominicanos de Lisboa (Alto dos Moínhos).
Que contes muitos.Um abraço
A.Pena

Ferraz disse...

Parabéns,Luís, amigo e companheiro dos tempos da comunidade da Barjona, num período rico em definições e projectos como são, por costume, todos os tempos de transição. Recordo sempre o colega empenhado, arguto, anatomista impiedoso de estereótipos, principalmente daqueles que emperram e enquistam as questões "sociais e religiosas", como diz o Abel. Não apreciava particularmente o cinzentismo e, como óptimo comunicador,subia ao palco muitas vezes para desancar e também para incutir a esperança. O seu timbre calou fundo, chegou longe e parece que incomodou...e muito!
Um grande abraço e que contes muitos anos, talvez por terras de África, não?
Ferraz

Anónimo disse...

Não vou repetir os "encómios" do Abel e do Ferraz. Ainda encontrei o Luis no Canadá, no meu último ano lá.
Recordo-o sobretudo na Barjona de Freitas, como grande animador e organizador da vida conventual, numa casa de dois andares e...
Toda a gente se deve recordar das intervenções do Luis na TV, nos sábados à noite, em horário nobre. Foi assim que muita gente ficou a conhecer os dominicanos.
Longa e preenchida vida em Angola.
Toninho

Videira disse...

Tendo eu saído do Convento de Fátima em 1954, no meu 3.º ano de Filosofia, já não conheci, pessoalmente, o Frei Luís de França.
Fiquei a conhecê-lo das suas intervenções na TV, nos sábados à noite, em horário nobre, como diz o Toninho.
De alguma forma me espantou saber, através do site dos Dominicanos, que aquele pregador/comunicador , de quem eu perdera o rasto, se encontra em Angola, fazendo parte da Comunidade de Santo Alberto Magno, em Luanda.
Os temas que abordava, em tempos idos, na TV, fizeram de mim um apreciador/admirador do frade dominicano frei Luís de França que abordava temáticas incómodas a muita gente, numa perspectiva algo avançada para a época mas que não feriam os preconceitos de quem, sendo um conservador, se revia em quase tudo o que aquele dominicano abordava.
Depois, perdi-lhe o rasto e, durante muito tempo, julguei que tivesse desaparecido!, até que as minhas buscas no site dos Dominicanos, me permitiram saber que o frei Luís de França estava em Angola, actualmente na Comunidade de Santo Alberto Magno, de Luanda.
Daqui, de longe, faço votos para que conte muitos anos e que um dia volte para, pessoalmente, podermos conversar.
Carlos Videira