segunda-feira, 12 de julho de 2010

DIVAGANDO...



Sou acima de tudo um estudante, um aprendiz da vida, que procura a cada dia, tornar-se melhor, para mim o mundo é uma escola e vejo nas outras pessoas possiveis professores, gosto de arte e de desporto, gosto de escrever e da natureza, gosto de conviver com os amigos, mas gosto acima de tudo de estar com a minha familia e tenho, mesmo muito orgulho em ser Português.

Já perdoei o imperdoável, já tentei substituir gente insubstituivel e esquecer pessoas inesqueciveis. Já agi por impulso, decepcionei-me com pessoas que nunca esperei, e já decepcionei quem não queria. Já abracei para proteger outros, e por outros já briguei, já ri quando não podia e chorei por dores alheias. Amei e fui amado, também fui rejeitado, e amado por quem não amei. Já gritei e saltei de felicidade, e já sussurei com tristeza, já fiz juras eternas, e já misturei juras com risos! Emocionei-me com uma musica e a ver fotos ou filmes, já telefonei só para ouvir a voz de alguém, e já me apaixonei por coisas, gentes, por um sorriso, um olhar. Já pensei que morria de saudades e já tive medo de perder alguém especial!.Luto sempre com determinação por aquilo em que acredito, abraço a vida e vivo-a com paixão, tento não perder mas não tenho medo da derrota, pois só não falha quem nada tenta.

Evito sempre que possivel uma guerra mas jamais viro a cara se tiver de a fazer.Quando perco, faço-o sempre que possivel com classe e quando venço faço-o com ousadia e descrição.Acredito que o mundo pertence a quem arrisca a quem é audaz.

Eu sinto, e só depois penso, perdôo, vivo, e só depois julgo, amo e depois aprendo. Para mim o valor das coisas não está no tempo que duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso são inesqueciveis, incomparáveis ou inexplicáveis. Sou simples e amigo dos amigos. Adoro viajar e gosto da sinceridade e frontalidade. Detesto inverdades, ditaduras e injustiças.

Citações favoritas: " só existem dois dias do ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto, hoje é o dia certo para acreditar, fazer e para principalmente viver." in (DALAI LAMA)

" A penalização por não participares na politica, é acabares por ser governado pelos teus inferiores" in ( PLATÃO)


PS : texto escrito no dia 11 de julho, dia das minhas 61 primaveras!!!!


DINIS

8 comentários:

Nelson disse...

Um abraço de parabéns ao Dinis Martins, apreciado animador deste nosso espaço, com quem não tenho ideia de me ter cruzado em Aldeia Nova. Como eu comungo deste belo naco de prosa, à guisa de reflexão, num dia de aniversário!... Parabéns caro Amigo!...
Uma chamada de atenção ao J. Moreno para que anote na agenda...
Nelson

Ferraz disse...

Depois de tudo isto, caro Dinis, o meu abraço de parabéns e obrigado pela reflexão dos 61.
Ferraz

Anónimo disse...

Um grande abraço de parabéns para o Dinis pelas 61 primaveras e pelo texto poético.
Abílio Rocha

Zé Celestino disse...

Caro Dinis,

O prometido encontro/convívio está prometido...

Acontece que a rapazeada deve andar muito envolvida nos planos de férias «cá dentro», pois não tem dado muito à costa do Bloge...

Vamos ver se pós férias o grupo de Liboa arranja tempo para um encontro para, mais uma vez,dar largas ás vivências e percursos comuns...

É-me sempre muito agradável e até repousante ler textos, ainda que em prosa, mas plenos de poesia...

Obrigado, pois pelo teu escrito, «Divagando»... de que gostei e se insere na cultura da malta de Aldeia Nova/Fátima...

Talvez por deformação profissional,
eu estou mais habituado a deter-me pelos «factos» e a estimular o «contraditório», porém sempre atento à máxima do Platão a que tu aludes... e à outra do Herodes...

Um copo à tua saúde e juventude, ainda que «a posterori»...

Abraço

Zé Celestino

ASilva disse...

Um grande abraço ao Dinis, com quem tive o privilégio e a honra de me cruzar frequentemente durante alguns anos em Aldeia Nova.Era o tipo do rapaz delicado, franco e humilde. Como bom transmontano. Hoje já são 12, mas ainda vou a tempo.
Um abraço
António Silva

Jaime disse...

Um abraço ao Dinis pelas suas 61 primaveras e também pela capacidade de introspecção que manifesta e que tão bem sabe pôr em palavras. Que conserve esta capacidade já que nas primaveras não tem mais controlo. Habituou-se...
Jaime

Fernando disse...

Meu caro Dinis,
Desculpa por chegar tão tarde... Na verdade andei por longe do blog durante alguns dias. Faço meus os parabéns de todos os que me precedem e de modo especial os do Toninho que descobriu que és franco!... Na verdade a franqueza é-nos congénita. Creio que soubèmos dizer Franco antes de pai e mãe... “Somos Francos com franqueza, do Franco terra natal...”
Gostei também da expressão do Jaime que inssinúa que as primaveras é uma questão de hábito. Penso que tens razão, Jaime, a prova é que quanto mais avançamos em idade mais habituados estamos e os anos passam cada vez mais depressa...
Amigo Dinis, gostei imenso do teu texto que é um verdadeiro testemunho ou testamento moral. Obrigado por te teres aberto connosco permitindo que entremos na tua intimidade, através deste blog. Tudo o que tu apontas como aspectos negativos do teu ser e do teu agir, convence-te que não te é peculiar! Muitos de nós que te lemos, fomos bem mais longe na decepção de nós mesmos e dos outros...mas estou convencido que tudo o que fizèmos de positivo compensa largamente algumas falhas, ou falsos passos... O saldo é positivo para todos nós que passàmos por Aldeia Nova e/ou Fátima
“Adoro viajar...” dizes quase ao terminar a tua reflexão. Reitéro pois o convite e cá te espero para bebermos uns bons bordéus e uns champanhes à nossa saúde, à de todos os que nos lêem. Um grande abraço de parabéns, caro Dinis, e cumprimentos a toda a família. Fernando

Dinis disse...

Obrigado amigos por vossas palavras. Este é um espaço que frequento diáriamente e onde me sinto bem. Aldeia Nova, ficou sempre no meu imaginário, nunca esqueci e visitei nos idos anos de 80. Como penso já ter dito aqui, foi dificil encontrar durante estes anos ,pessoas com os atributos das que conheci em A. Nova e já lá vão 50 anos!.O ASilva, que me desculpe, mas é o ex Antonino? se é , é um bom malandro, pois não me esqueço de não me ter convocado para o jogo em Alvaiázere!! foi castigo? um abraço amigo e não leve a mal este desabafo.Abraço para todos.
Dinis.