domingo, 24 de janeiro de 2010

A AVE CONSTRÓI O NINHO; A ARANHA A TEIA; O HOMEM A AMIZADE (William Blake)


Quem reconhece este meu «partner» de jantar no restaurante «Verde Gaio» que fica para os lados de Campo de Ourique/Lisboa? Direi que passou por Aldeia Nova e Fátima há mais de 40 anos e que por razões de percurso de uma vida profissional muito activa ainda não teve oportunidade de aparecer nos encontros gerais, prometendo-me fazê-lo este ano, caso se encontre em Portugal. Mais direi que mantém a mesma jovialidade que partilhou com os companheiros depercurso dominicano, qualidade que lhe granjeia muitos amigos.

Zé Celestino

13 comentários:

nelson disse...

Diz-me lá ó Zé Celestino: Será que este companheiro não é das bandas de Baião?... Ou será da minha vista?!...
Abraço
Nelson

Anónimo disse...

Celestino:
Será o Joaquim Moreira ? Não vai ser reconhecido pela malta do Porto e de S. Mamede de Infesta.
Esperamos pela sua vinda ao Porto.
Abraços
J. Moreno

Zé Celestino disse...

Por ora apenas posso dar a seguinte achega: o bem disposto antigo aluno dominicano integra o grupo de «pinguins» que aparece numa foto publicada no bloge em 17 de Abril de 2007.
Quem o reconhecer sem mais ajudas, ganhará uma garrafa de vinho tinto da marca do que está na mesa..

Abraço

Fernando disse...

É o mesmo sorriso ! É mesmo ele! Nem preciso ir ver os Pinguins... Venha a garrafa para eu beber à saúde do Joaquim Moreira de Baião! Um abraço para ele para o Celestino e tantos outros...Fernando

Ferraz disse...

Eu andava no 1º ano e ele era o dono da "cabra" que estava pendurada à entrada para o refeitório. Ai de alguém mais que lhe pusesse a mão!... Pelo toque sabíamos se fazia frio ou calor e se os jogos do recreio lhe tinham corrido bem. De facto, por vezes, era mesmo estridente!
Um abraço. Ferraz

nelson disse...

Então eu não perguntei se era de Baião?... O Joaquim Moreira era de Baião!... Fernando, também tenho direito a um copo da garrafa!... E viva o Joaquim Moreira!
Abraço
Nelson

Fernando disse...

Caro Nelson,
Há que tempos que ando com vontade de beber umas copaças contigo... se não for uma "cabeça de burro" será um bordéus... apresente-se a ocasião!...Fernando

Anónimo disse...

E ela vai acontecer!... Com calma e sem pressas...
Abração
Nelson

Zé Celestino disse...

Joaquim António Pereira Moreira, natural de Campelo-Baião, é, de facto, o meu «partner» no mencinado jantar.

A garrafa do dito «cabeça de burro» vai para o Fernando e para o Ferraz que, sem hesitações, o identicaram de imediato.

Porém, também o Nelson e o Moreno o identificaram, apenas com uma pequena reserva, colocando ?...
Para eles vai outra garrafa de «cabeça de burro», pois o expectável encontro ali para os lados de Mangualde entrou em marcha irreversível a partir da mensagem do Fernando a falar do «bordéus»...

E já estamos a findar o Janeiro de 2010...

Abraço a todos

Ferraz disse...

Celestino, não sou propriamente abstémio e o prometido é devido, mas confesso que fui a reboque das certezas dos que me precederam. O risco merece prémio.
A imagem exterior que guardava do nosso Moreira era outra - pois parara no tempo - e não o reconheceria nem na bicha do autocarro para Baião. Observando melhor, continua o mesmo, sorridente e bom rapaz. Que apareça sempre para receber o abraço daqueles que também continuam exactamente iguais ao que eram.
Obrigado e até logo.
Ferraz

Antero disse...

Meus caros amigos,

Primeiro colocam uma foto de um ilustre aldeia-novense... Depois começam a falar de "Cabeça de Burro" , "Bordéus", amizade, etc...
Começo a sentir-me ostracizado,pois não tenho o privilégio de conhecer o Joaquim Moreira - que aproveito para saudar fraternalmente - mas como conheço o Cabeça de Burro e o (algum, raro) Bordéus, penso que haverá que alargar as regras de jogo... para através de uns conhecer outros!
Valha-me a influência da N. S. do Castelo!

Antero Monteiro

Crisanta Portugal disse...

então amigos, grande almoço? Estou surprendido pela formosura do Baião.Agora é que estava em forma para jogar a ponta direita....
Ainda usas muito o pente???? tens um cabelinho muito arranjadinho !!!!!
Falei muitas vezes de ti à tua cunhada que trabalhou comigo no banco mas só agora é que te vejo !!!!
Que a vida te continue a sorrir !!!!
Leopoldo

Ferreira disse...

Atrazado como sempre, mas presente! E... como diz o ditado, "mais vale tarde que nunca", aqui fica expressa a alegria que me invadiu ao reconhecer imediatamente o Joaquim António Pereira Moreira (S. Mamede de Infesta) confraternizando com o José Celestino no “Verde Gaio” à roda da garrafa de “Cabeça de Burro”. Desconhecia a marca. Agora conheço a marca mas... continuo a desconhecer o sabor.
Mal ficaria se não tivesse reconhecido o Moreira (como era tratado pelos colegas e amigos) uma vez que éramos extremamente amigos.
Obrigado Celestino por teres publicado esta foto. Um grande abraço para o Moreira. Já tentei contactar-te, meu amigo, mas sem resultado positivo.
Pelos vistos, o Moreira encontra-se no mesmo barco que eu. Também não consigo fazer o barco rumar em direcção ao encontro anual dos “Pinguins”. Mas... um dia será! Se não for tarde de mais.
Um grande abraço