segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O BLOGUE JÁ ESTÁ EM SERVIÇO!

Tal como prometera, aqui está de novo o nosso espaço, de portas escancaradas aguardando novas de todos vós. Cantadas as "Natálias", vamos até ás "Janeiras", selando assim um período em que a abundância gastronómica impera. Ao menos por aqui, neste interior beirão em que dou vivas à vida, vai sendo assim. Depois de muito bacalhau, polvo, perú, rabanadas, filhós, velhozes, aletria e outras guloseimas, vamos até ás "janeirinhas", na tarde do dia 1. Lá irei com o meu bandolim, aompanhando o grupo, de porta em porta, numa romagem de amizade difícil de igualar. A mesa está posta e recheada de iguarias do Natal, bem acolitadas pelo fumeiro, o presunto e, aqui e além, o genuíno queijo da serra que ainda vai escapando aos ditames da ASAE.
E assim se canta:

'Inda agora aqui cheguei
E mal pús o pé na escada,
Logo meu coração disse;
-Aqui mora gente honrada
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Das Janeiras que nos deram,
Deus será o Pagador,
Queira Ele que de hoje a um ano
Nos façam o mesmo favor!...

Boas Entradas e um abraço
Nelson

9 comentários:

Fernando disse...

Quem diremos nós que viva,
Nesta noitinha estrelada,
Viva lá o amigo Nelson
Excelente camarada!

Quem diremos nós que viva,
ora viva, viva quem,
Viva lá o Senhor Veiga
e mais quem lhe quiser bem!


Em Tràs os Montes cantam-se os Reis
É só com meia rima, mas que alegria quando iamos de porta em porta, improvisando qualificativos para cada membro da familia a quem se cantavam os reis!.... Não faltava nada nem mesmo a jerupiga!... Um abraço, Fernando

Anónimo disse...

Não venho p´ra cantar os reis
Nem tão pouco ao Deus menino,
Só cantarei,como sabeis,
Se esse fôr o meu destino.

Mas, com alegria cantarei,
Com alma,batendo os pés;
Aos amigos que "conquistei",
Bom Ano de Dois Mil e Dez !!!

J.Ribeiro

Isidro disse...

As janeiras da Beira Baixa, na parte que já pertence ao distrito de Santarém eram assim há 47 anos (não sei se ainda são...):

«...
Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte
...»

José Antunes Ribeiro disse...

A todos os amigos dominicanos e ex-dominicanos venho deixar um forte abraço com votos de um Bom 2010!
Até ao próximo Encontro!
Zé Ribeiro

A. Silva disse...

"Vimos cantar as janeiras
Boas festas desejar
Que tenham muita saúde
No ano que vai entrar.

Aqui eu não sei cantar
Mas fome, tenho também
Mandem lá esse manjar
Para o amigo de Santarém.

Eu não sou alentejano
Mas ofereço um bom vinho
Da lezíria ribatejana
Com afecto ne com carinho.

No tempo em que vivemos
E neste país de miséria
Ter sopinha e salpicão
Já é uma coisa séria.

Estas mal traçadas linhas
Que me atrevo a desenhar
Levam-vos o meu carinho
Votos de um novo ano sem par."

Peço emprestadas as palavras e a inspiração poética populares, para desejar a todos os amigos de Aldeia Nova, Fátima e aliis, muita saúde e um ano de paz. Toninho

Antero disse...

Refressado de pequenas férias, associo-me aos grandes cantadores, especialmente ao Nelson que me lembra as Janeiras da minha aldeia, com as mesmas características, onde militei até aos dez ou onze anos...
Assim esmifrávamos nozes, figos secos e as guloseimas da quadra...
Tempos em que se partilhava o pouco que ia havendo com alegria e solidariedade.
Um abraço para todos. Bom ano Novo!
Encontramo-nos por aqui.
Antero Monteiro

nelson disse...

Tenho que retribuir a todos (que os outros não levem a mal) mas especialmente ao Fernando, que me dedicou duas quadras das Janeiras transmontanas:

"Acabadas são as festas
Chegados são os três Reis
Olhai lá por vossas casas,
As Janeiras que nos 'deis'.

Quem diremos nós que viva
No grãozinho do arroz
Viva lá o Fernando Vaz
Por muitos anos e bons.

Por muitos anos e bons
Os anos que ele deseja
Viva também Geneviéve
Que o recebeu na igreja.

No céu a alegria
Não pode ser mais,
Acabam-se as festas
P'ro ano há mais".

Assim se canta por aqui, num rito que anualmente se repete, honrando a tradição.
Bom Ano para todos e abraços
Nelson

Fernando disse...

Obrigado, meu amigo de sempre! Estou de acordo que sejam muitos anos e bons, para mim e a Geneviève ( 40 anos de casamento no fim deste ano)e que sejas cà para contà-los. Um abraço para todos e mais uma vez... Feliz Ano!
Fernando

Zé Celestino disse...

Para os que gostam das tradições populares:

Encontrando-me hoje a jantar com um grupo de amigos, eis que entra porta dentro do restaurante o Grupo Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima, encantando todos os presentes com
os seguintes cantares, acompanhados por afinados cavaquinhos,violas, acordeões e ferrinhos:

Ano Novo, Vida Nova,
Esta é a voz do povo.
Foi-se embora o Ano Velho
Já chegou o Ano Novo.

Já nasceu o Deus Menino
Já se passou o Natal.
Viva o dono desta casa,
E sua família em geral.

Vimos dar as Boas Festas
P'ra manter a tradição.
Vivam todas as pessoas
Que nesta casa estão.

Levante-se.............
Desse banco de cortiça
Venha-nos dar as janeiras
Ou morcela ou chouriça.


***********************************

Após partilhar com todos os presentes, em ambiente de grande alegria, uns golos de tinto, umas imperiais e umas fatias de presunto e de chouriço, foi assim a despedida do Grupo:

Ó que estrela tão brilhante
Que vem dos lados do Norte
Ás famílas nesta casa
Que Deus lhe dê boa sorte.

Vamos dar a despedida
Pela hora do café
Boa noite até para o ano
Doze meses pouco é.

Louvando-me nestas cantares minhotos,desejo a todos os participantes no bloge um ano de 2010 com boa saúde e vontade de viver.

Abraço amigo

Zé Celestino