quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A. NOVA - 1964/65

Gostei de ver aqui divulgadas as fotos referente ao ano lectivo 60/61, e em particular aquela do 1º Ano, e para além de recordar toda a minha turma, também consegui identificar alguns dos anos mais velhos.

Assim:

5º Ano reconheci o Filipe Lage Batista, Ginja, e J.S. Pedro (Sacristas);

4º Ano - João Zulmiro (meu conterrâneo), Brízido e Alberto Carvalho ;

3º Ano- Baleco, Horácio Peixoto e J. Ferro;

2º Ano -José Gama, Ernesto Taborda (o Pianista), “Tó” Ferreira, José Luís, Domingos “Campanhã” e Celestino.

Por este motivo resolvi enviar o que resultou da evolução desse meu 1º ano, assim publico a foto tirada no ano lectivo 64/65 do meu 4º Ano por altura da inauguração da parte Nova do Seminário Apostólico Dominicano , era assim que se chamava nessa “ era”.

Na 1ª fila da esquerda para a direita temos: João Melo Pacheco, Paulo Branco, José Lopes, José Veríssimo, Celestino, eu (J. Ambrósio Ribeiro), Manuel Ferraz.

Na 2ª fila : José Maria, Fr. Henrique, Fr. João Domingos (o Xerife) e o Cardoso.

Também , e no mesmo dia, para além das outras turmas foi feita a foto geral para a posteridade. Assim em frente ao novo edifício em pela estrada ( belos os tempos em que se podia andar no meio das estradas !) a pose Geral com os mais novos nas duas primeiras filas, alguns até sentados no chão. Embora conheça todos, entre os mais velhos apenas consegui reconhecer e me lembrar de alguns nomes. A começar pela esquerda embora não consecutivos : Ernesto Taborda, Paulo Branco, M. Ferraz, Abílio, Tó Ferreira, João Gonçalves, Cardoso, Caló, Celestino, José Lopes, Zé Maria, Elias Silva, os Freis Rogério”Paff-Pá”,Henrique, Tonino, João Domingos, Domingos “Alcobaça”, Jaime, e mais á esquerda Guedes “da Régua”, José Luís Lourenço, Júlio Rodrigues, J. Veríssimo, o penúltimo da 2ª fila o João Melo Pacheco e em último na esquerda estou eu próprio (longe da confusão , talvez com a precaução de não ser atropelado!).

Quem conseguir identificar mais , pois que o faça, essas informações serão com certeza bem recebidas.

Obs.: Lamento não ter podido ir ao encontro deste ano, não foi possível. Estive em dúvida até ao último momento, pondo até a hipótese de surgir de surpresa.

Um forte abraço para todos.

Joaquim Ambrósio Ribeiro
(Clica nas imagens para aumentar)

5 comentários:

Antero disse...

Bom trabalho J.A.Ribeiro.
Fotografias bem nítidas e interessantes. Não me lembro, mas parece-me que não estou nestas, embora reconheça alguns dos nossos colegas.

Aproveito para deixar aqui uma notícia a quem interessar: A minha aldeia também já tem um blog.
Passem por lá se lhes aprouver: http://chaosdemeda.blogspot.com/

Um abraço para todos.

Antero Monteiro

A. Silva disse...

De facto, estas não têm nada a ver com pseudo-fotografias, tiradas de reproduções de jornais. Obrigado Ambrósio e envia mais.
Aí vão mais uns palpites :
Álvaro Esteves(?) entre o Taborda e o Paulo; António Lourenço(?)à frente do Zé Maria; Gama (?) sobre o lado esquerdo; Evangelista, ao lado do Tó Ferreira; e Manuel Freitas e o Lionel da Freixianda ali perto; do lado direito, à frente, o Vasco, também à frente, ao centro, o Farinha(?); bem destacado, no meio da confusão, pode ver-se o Isidro. Do lado esquerdo, à fente do postigo, reconheço o Manuel Mendes, ao lado do Carlos da Ratoeira(?). Reconheço mais, mas os nomes falham-me. O distinto cavalheiro, ao centro da fotografia, bem engravatado, entre o Jaime e o João Domingos parece-me ser um professor que veio depois do Loureiro, também estudante de Coimbra. Por trás do Jaime, parece espreitar o Alberto dee Carvalho. Um abraço. Toninho

Jaime disse...

Tão poucos comentários ao resultado do eficaz esforço do Joaquim Ambrósio Ribeiro, até parece falta de gratidão pelo empenho.
Tenho dois aspectos que gostaria de salientar: o primeiro é a nitidez das fotos, no que não sou original. Já o Toninho o tinha notado e avançado até com uma teoria explicativa. Em segundo lugar... éramos todos tão novos!!!
Obrigado Joaquim e envia-nos mais, que a ingratidão é só aparente.
Jaime

Isidro disse...

Ó Ambrósio,

Eu sabia da "Escola Apostólica" e do "Seminário Dominicano" mas, com essa do "Seminário Apostólico Dominicano" é que tu me lixaste! E não querem ver que estás certo?

Encontrei essa expressão num Acórdão do Supremo Tribunal e Justiça:

http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/ed60eeef19403f9a802570ec0031010e?OpenDocument

e em várias credíveis páginas amarelas e brancas sobre um certo estabelecimento do distrito de Santarém (é o que sabemos, prometido para venda há alguns meses)

Agora até começaram a dar a mesma designação ao Convento Dominicano de Fátima!

Isto está a dar...

Unknown disse...

Boas
lamento responder só agora, mas ao verificar as excelentes fotografias, consegui identificar-me ao lado do Tó Ferreira....o que me deu um prazer enorme. É sempre bom poder recordar os bons e velhos tempos.
Aproveito, também, para desejar um bem haja a todos, especialmente áqueles que através do futebol, minha grande paixão, levaram o nome do Seminário a outras paragens.

Abraço do amigo Evangelista