sexta-feira, 8 de junho de 2007

Retrato-robot de Ezequiel Vintém, em tempos idos Frei Pancrácio, e de sua fidelíssima esposa Pancrácia Vintoa


(Foram duas as arremetidas falhadas levadas a cabo por um tal Vintém para me parodiar e à minha esposa com um suposto retrato robot)

É dia de Corpo de Deus festa que a santa igreja celebra com toda a solenidade. E é feriado para todos os portugueses católicos e não católicos.
Pelas nove horas Ezequiel e Pancrácia saem de casa de braço dado. Andam pelos sessenta anos, ele mama na teta do funcionalismo público e ela foi há anos reformada compulsivamente por assédio sexual a um seu subordinado na secção de finanças. Aí vão eles, na manhã lisboeta, simulando o casal mais aconchegado do mundo. Nesta manhã de feriado religioso irão à missa? Move-os o sentido religioso de participação na eucaristia? Qual quê! O casal Vintém dirige-se para a sede do partido de que são militantes ajuramentados, para uma sardinhada que a secção do partido promove nesta manhã de feriado. O marido dirige-se ao primeiro andar onde uma dezena de militantes irá fazer a Análise da Situação Política e, entretanto, a Vintoa colabora na preparação do grelhador debaixo de uma tília raquítica nas traseiras da sede.
Qual análise política!... O Vintém dormita e sonha com a suculenta sardinha enquanto dois ou três correligionários vão dizendo banalidades e as bacoradas próprias dos nossos políticos da capital. Ao fim de duas horas de inútil e asinina conversata política os salvadores da pátria deles, descem para o pátio onde a comezaina começa.
Atentai no Vintém e na Pancrácia, não comem há uma semana. Vede-os com os beiços lambuzados de gordura e de vinho tinto. A Vintoa deixa cair uma pele de sardinha entre as mamas. Não há dúvida, esta mulher até mete cobiça. Mas cobiça mete a qualquer camelo no deserto a bebedeira que o Ezequiel amamenta com vinho e mais vinho. Grande coisa é ser membro de um partido e do partido do governo. A sardinhada é de borla, o povo paga.
Pelo fim da tarde, os Vinténs regressam ao seu triste terceiro andar.
Lambuzados e bêbedos rebolam-se para cima da cama onde há muito não conhecem o que é pacto carnal. Vintém e Vintoa vão adormecendo emitindo arrotos e muitas flatulências. Ressonam, ressonam como o chefe do seu partido na Assembleia da República
Na manhã seguinte quando Ezequiel Vintém sai para a inutilidade da sua repartição, engravatado e recomposto, ninguém suspeita que ali vai um guloso, um oportunista, um alarve.

José Oliveira ( em resposta às muitas agressões recebidas)

9 comentários:

Anónimo disse...

Caros Bloguistas,

Parece que a minha sugestão da manhã merece reflexão atenta...

Não será mesmo de desentranhar do Blog todos os texos/comentários que pelo seu conteúdo se mostrem ser verdadeiras excrescências, nomeadamente quando ultrapassam os objectivos limites do decoro verbal e constituem até ofensa aos direitos de personalidade, mormente ao nome,à imagem,à honra e à privacidade?

Gostava que os amigos bloguistas tomassem posição quanto a esta temática...

Saudações bloguistas

Anónimo disse...

Protesto!!! Isto é infame e ainda por cima no dia do Corpo de Deus. Qual é um dos alicerces do cristianismo? " Quando alguém te der uma estalada, e ficares ainda com a outra face, dá-lhe também essa face." Ora o que vemos aqui? Um reles revanchismo, pouco próprio dum católico apostólico romano. E cá para mim o Imeldo ainda tem a outra face em estado aceitável...
Sabem o que o Imeldo é? Um Tartufo. Muito meloso, mãos postas a toda hora, sempre com o terço pendurado ao pescoço, mas pela calada é capaz das maiores safadices.
Para tua desilusão, Imeldo, falhaste completamente o alvo. Não vivo em Lisboa que mal conheço e onde só fui no funeral do Salazar para ter a certeza que ficava bem enterrado. (Afinal levaram-no para S. Comba Dão, e aí já não tenho certeza nenhuma). Felizmente dou-me muito bem com os ares de Alguidares de Baixo. Já não vivo com essa primeira mulher. Entre essa e actual dava para constituir uma “girls band”. Também não tenho filiação partidária, porque o meu pensamento não admite baias.
Finalmente, o Celestino, homem de bom senso, põe a mão na ferida. Isto não são termos de tratar os “irmãos” que respiraram o mesmo oxigénio na camarata de Aldeia Nova e vestiram o mesmo hábito.
Imeldo, tu estás perturbado. Precisas dum director espiritual.
Ezequiel Vintém (ex-frei Pancrácio)

Anónimo disse...

O Ezequiel Vintém será o Celestino, ou o Alexandrino, ou o Fernando Vaz? Tu, Nelson, saberás mas não dizes. E o irreverente josé Vieira? Ando mesmo aparvalhado com tanta confusão.
Quanto ao José Oliveira esta personagem é mesmo real? Mora no nº1 da R. Rodrigo da Fonseca como ele próprio diz? Teremos que deslindar estas dúvidas.
Eduardo Bento.

Anónimo disse...

Meu caro Eduardo:
Como deves calcular, eu sei quem é essa gente toda e guardo comigo a sua identificação completa, como mandam os jornalísticos cânones. Procurarás junto dos juristas Celestino, Vieira ou outro, esclarecer-te das circunstãncias em que eu posso revelar a verdadeira face dos encapuçados.
Dura lex...
Nelson

Anónimo disse...

Sei que não sou dado nem achado a este espaço mas, dada a minha afinidade parental com o Sr. Ezequiel, o que tem permitido dar uma olhadela por este púlpito intestino, tomo a liberdade de vir a terreiro lavar a honra de D. Pancrácia, legítima do referido Vintém. Esse tal de Imeldo, dá-se ao desplante de fazer retratos-robot de gente que não conhece. Em boa verdade, a esposa do Sr. Ezequiel, não é Vintoa, mas sim VINTONA!... se não ele não a teria desposado! É que, para além de Vintona, é boazona, matulona, comilona e possuidora ainda de outros atributos onomatopaicos com estes, mas que me não vêm à mona.
Defendida a honra, despeço-me com consideração,
Jeremias Anastácio
(cunhado do Sr. Vintém)

Anónimo disse...

Meus amigos,
Durante dois dias estive impossibilitado de abrir o blog. Qual não foi a minha surpresa, hoje, Domingo de manhã, ao deparar com tanta agressividade e tanta confusão. As vozes razoáveis e respeitadoras dos que defendem suas ideis expondo-se e assinando seus escritos, são cobertas pelos insultos e sarcasmos de alguns anónimos que só procuram semear discórdia. Depois de muita reflexão, acabei por me convencer que tudo é jogo, brincadeira, e que ninguém escreve com intenção de ofender. Por isso devemos deixar prosseguir! Quanto ao Imeldo e ao Vintém podemos identificá-los seleccionando-os entre aqueles que já em Aldeia Nova brilhavam pelo belo estilo e sensibilidade gramatical. E se, como disse o Jaime, se tratasse da mesma pessoa, com duas máscaras?! O Nelson diz que não, mas também podez ser jogo dele para impedir que se descubra... O Nelson, sabendo o que se passa por trás dos bastidores, deve fartar-se de rir... Pergunta-se o Eduardo Bento se o Vintém não será o Celestino, Alexandrino, Nelson, Zé Vieira ou mesmo eu... Todos os outros porque não. Eu já teria metido p’ra aí uns poucos de galicísmos, e seria como esconder um burro num saco, deixando-lhe o rabo de fora... Para mais nunca correspondí aos critérios que anunciei acima. Eu penso sobretudo no Nelson que tem a faca e o queijo na mão e corta por onde quer. Mas... veio-me agora uma outra ideia... E porque não serias tu, meu caro Eduardo Bento que comularias os dois títulos de Imeldo e Vintém que, a meu ver, correspondem aos dois extremos da tua personalidade... Tu sempre meneaste a caneta com destria e elegancia, tanto em prosa como em poesia e fizeste a minha admiração e de muitos outros. Pelos vistos temos que esperar até ao seis de Outubro para sabermos com certeza quem é quem. Espero que com essa divulgação, se divulgação houver, o blog não perca muitos de seus curiosos visitantes. Talvez ganhe em profundidade e encontre a paz. Mas que seja uma paz dinâmica e não uma paz de túmulo.

Anónimo disse...

"Paz de túmulo", nunca!... Enquanto me sobrar alguma disponibilidade, aqui estarei a manter este espaço que já me deu enormes alegrias! Já aqui encontrei o Ferreira, o Alexandrino, o Horácio e tantos daqueles que cresceram a meu lado e que durante mais de quatro décadas andámos perdidos!... Não Fernando!... Faltar-me-á engenho, mas sobra-me a vontade. Eu fico.
Deixem entrar os Vinténs e os Imeldos!... Eles são divertidos e apetecidos e saberão quando e como deverão mostrar a verdadeira face.
Abraços
Nelson

Anónimo disse...

Meus amigos,

Se não disciplinarmos as intervenções que surjam com linguagem mais desbragada, corremos o risco de o Blog ser aproveitado para um vomitar de aleivosias...mesmo ofensivas... e, em consequência, desmotivar os bloguistas já activos e outros que possam mostrar interesse em participar...

Acho que o Nelson fez bem em desentranhar já algumas intervenções/comentários objectivamente provocatórias/ofensivas...

Aguardo comentários

Um abraço

Zé Celestino

Anónimo disse...

Fernando:
Fazes algumas perguntas que são legítimas. Todos somos suspeitos.Mas... se eu fosse o Imeldo ou o Vintém já teria junto de ti desfeito o anonimato ( Se é que de anónimos se trata...).
Se o encontro em minha casa se realizar, como tudo parece indicar que sim, pelas mãos do Celestino e do Horácio espero que o Vintém, Imeldo, Pancracio e outros apareçam. E mostrem a sua cara.
Eduardo Bento