sábado, 4 de agosto de 2018

O QUE É A REALIDADE?



A humanidade, nunca na sua história (conhecida), viveu uma época de mudanças tão rápidas. O que ontem era impensável, hoje é realidade.  O que hoje é verdade, amanhã já não é. A velocidade com que estas mudanças se fazem é tal, que a perceção dos cinco sentidos não tem capacidade de a identificar.
     Hoje sabemos que a perceção de realidade, depende sempre da consciência do observador. Mas como o observador comum, não tem capacidade de acompanhar a velocidade vertiginosa da mudança, a forma como avalia os acontecimentos diários, estão no mínimo desatualizados. Essa forma obsoleta de avaliar a realidade, leva-nos inevitavelmente a sentimentos pouco saudáveis, que nos dividem. Nesse estado emocional tenta-se controlar, e o mais que se consegue é Stress, depressão, doença, caos.
Ordem a partir do caos
Apesar do mundo já ter mudado, e a humanidade, conviver direta, e diariamente com a inteligência artificial, transitando assim para uma realidade bem mais ampla do que o velho conceito materialista/dualista…, ainda nos afundamos no caos porque orientamos as nossas vidas, nos trilhos profundos do materialismo…, embora o queiramos negar muitas vezes, a realidade que exibimos, prova que..., ainda valorizamos mais a quantidade do que a qualidade. Focamo-nos no efémero, e esquecemos o permanente. O ter que é transitório em prejuízo do ser que é perpétuo. Enfim todos procuramos a felicidade, mas…, na maioria das vezes permanecemos apegados a pessoas, coisas, ou algo que nos dê poder visível. A ordem emerge sempre a partir do caos.
 Nada é o que parece – a ordem é simplificar
Nada é o que parece, e hoje a ciência moderna, mostra de forma simples e clara o poder do observador na criação da sua própria realidade. Os meus artigos não se destinam aqueles que têm uma predileção pelo vitimismo. Homens e mulheres que tenta justificar a sua realidade malfadada, com justificações karmicas, crises, más decisões etc. na verdade a realidade de cada pessoa, reflete a forma como ela própria se enxerga; como vê o mundo a sua volta; como vê o universo; e como vê Deus.  Apesar de muito se falar em crise; todos sabemos, que a situação política e económica de um país, cria realidades diferentes de observador, para observador. Também há muito; que todos sabemos que nada acontece por acaso…, tudo que existe resulta de leis universais precisas e “imutáveis” agarradas pela física clássica e moderna, para explicar o visível e o invisível do universo. Já ninguém acredita na sorte e azar…, já há muito, foi classificada pela ciência e religião; como a teoria dos ignorantes.
Vivemos num universo de possibilidades infinitas- infinitas possibilidades estão no mesmo lugar 1ª lei da mecânica quântica
Se não existe sorte ou azar…, e se há leis universais que se Autocumprem, significa que cientes ou não; somos os criadores da própria realidade; e 100% responsáveis por o que experienciamos na vida. Será?... Todos os meus clientes, são unanimes em afirmar, que não foram eles que criaram o cancro, a diabetes, a dependência química, a falência de suas empresas, o desemprego, a falta de dinheiro, etc. Mas a verdade; é, que estamos sempre a criar. Não importa se criamos com intensão ou por defeito. “A realidade é que estamos sempre a criar”.
Então como é que essa criação se processa?
O observador influencia (manipula) o resultado - 2ª lei da mecânica quântica
Se observarmos com atenção, percebemos que carregamos preconceitos em relação a vida que nos levam a uma realidade que geralmente não cremos. Vou dar este exemplo: recebi na semana passada um e-mail de meu amigo Nelson de dizia mais ou menos isto: “amigo Antonio, tudo vai bem comigo, dentro dos normais problemas inerentes a idade (BI)”. Já temos como certo que a idade trás problemas. Sei que não vai ser fácil á humanidade, sair deste preconceito. Já Albert Einstein afirmou “é mais fácil desintegrar um átomo, do que um preconceito”
Então vejamos: não é o observador que influencia (manipula) o observado? Se já existe o conceito pré-definido que a idade trás problemas. Certamente que a idade trás problemas. O observador tem sempre razão.
Vejamos outro exemplo que acabo mesmo de receber por email, de uma empresaria no ramo da cosmética que diz isto:Brasil esta em crise abalando "todos" os setores, não apenas o meu. Não aceito ser mais uma a fechar as portas.
É verdade que o Brasil está em mudança; normalmente estas mudanças são chamadas de crises, pela maioria dos observadores. E numa “crise” existem sempre dois tipos de pessoas (observadores) os que resistem a mudança tenazmente, lutando até a exaustão, com todos os seus meios para manterem “estáveis” os seus prepósitos.
Há muitos anos atrás, ainda através do preconceito materialista, escrevi um artigo que dizia: “numa crise existem sempre os que choram e os que vendem lenços”.
Hoje a velha consciência expandiu-se, e não vejo da mesma forma. Perante uma situação “aparentemente negativa”…, aceito autoconfiante e certo…, de que tudo acontece para meu bem-estar, sucesso e riqueza.
Na verdade, é a forma como enxergamos a situação que cria o resultado.
Claro que tudo isto tem explicação á luz da ciência moderna. Mas para que resulte, não precisa de ser perito em física quântica, da mesma forma que não precisa de saber a mecânica quântica para usar o telemóvel, ou a internet.

António Teixeira Fernandes

Sem comentários: