terça-feira, 28 de agosto de 2018

Inferno & Paraíso - duas realidades possíveis dentro do mesmo evento



“Vivem-se tempos de grande turbulência, os ventos poderosos da mudança sopram de todas as direções…, apesar de ainda ensonados na ilusão dos sentidos, os primeiros raios de luz, rompem por entre a tempestade indicando um novo alvorecer; ao mesmo tempo que a humanidade começa lenta e progressivamente a despertar para uma nova realidade”.

Assim inicio um novo capítulo do próximo livro “A pedagogia do novo mundo”. Sei que terei mais quem discorde, do que quem concorde com a minha visão da realidade. Mas a realidade dependo do famoso “efeito observador”, tanto divulgado pela moderna física quântica, e responsável pela avalanche tecnológica que entra diariamente na vida de cada cidadão deste planeta. Nunca esqueci e tive sempre presente em minha vida, o já longínquo dezembro de 1966, quando em Aldeia nova, me dirigia em grupo para o refeitório depois das aulas da manhã… ouvir o António Valente com o seu jeito característico e com sorriso de orelha a orelha, esfregando as mãos de contente ao mesmo tempo que as aquecia…, comentar com o Luís Guedes, “com este almoço…, ficam só a faltar 14 almoços para ir para casa”. Estas palavras caíram como uma bomba sobre mim. Despertando em mim uma ansiedade brutal; só comparável aos condenados no corredor da morte. Fiquei a saber que depois daquele, só faltavam 14 almoços para descer as profundezas do “inferno”.
Um só simples facto…, o fim do primeiro período, que dá lugar as “férias” do natal, e o transportar para dois mundos paralelos bem diferentes.
O António Valente desejava o fim das aulas para estar junto dos irmãos e da mãe…, e esfregava as mãos de contente…, e a mim, foi lembrado que entrara na contagem decrescente para descer ao abismo existencial. Desde essa altura que tive consciência dos famosos mundos paralelos tão falados mais tarde no mundo da ciência. O que eu não sabia era como o provar cientificamente, para dar soluções para problemas como; depressão, alcoolismo, ansiedade ou ir ainda mais longe para o campo social e económico.
  Hoje felizmente esse conhecimento está ao alcance de todos. Mesmo os mais resistentes ao novo (principalmente quando o novo não é deles), que alegam, “que as coisas não são tão simples assim”…, e mesmo apesar de hoje, no mundo moderno estarmos familiarizados com tecnologia, que mais parece magia ou milagre. Quando se trata de observar determinado facto, ainda temos a tendência de negar tudo que não está dentro do nosso campo de observação. E quando tento adequar os “modernos” conceitos quânticos, a pedagogia da nova era, esbarro sempre com críticas acirradas, por parte de alguns ainda adormecidos na velha ilusão dos sentidos. E isso faz sentido? - Claro que faz…,
Mas vejamos…, se estudarmos com alguma atenção os fundamentos, tanto dos que reagem ainda adormecidos na ilusão da matéria (newtonianos/cartesianos), ou a visão de um desperto para a “nova” visão da realidade quântica, percebemos que ambos conseguem comprovar com os seus argumentos que estão certos. Isso torna-se ainda mais complicado, quando pretendemos perceber quais deles têm razão…, se ambos conseguem demonstrar cientificamente que estão certos.
A própria ciência moderna nos mostra que ambos estão certos, e estão carregados de razão. Este facto é maravilhoso, porque deita por terra, qualquer medo de errar ou mesmo da critica, exercida por quem não consegue enxergar o que, o outro já enxerga.
Assim hoje, como a mais de cinquenta anos atrás, naquele frio dia de dezembro, a realidade de cada um não depende do acontecimento, mas sim do observador. Eu e o Antonio Valente vivíamos duas realidades opostas apesar do facto ser o mesmo.
Assim termino com a 1ª lei da mecânica quântica que diz; infinitas possibilidades estão no mesmo acontecimento. Só o efeito observador, tem poder para colapsar a onda da “verdade”. Desta forma…, através dos olhos da ciência moderna, cada observador, através de sua consciência, e conceitos pré-concebidos, cria a sua própria realidade. Por outras palavras, cada um só vê o quer consegue enxergar. O Inferno & paraíso são duas realidades sempre ao alcance do observador.


António T. Fernandes

Sem comentários: