segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Momentos do Encontro Anual de 2015

Já vários sóis passaram desde o encontro dos dias 10 e 11 do corrente mês, em Aldeia Nova e, assim, também já nos aproximamos mais do próximo que está na forja.
         Este ano contámos com um programa repartido por dois dias, para permitir a participação na homenagem ao saudoso padre João Domingos, organizado por uma comissão local que, sempre e desde início, manteve que dominicanos e ex-dominicanos deveriam participar ativamente nesse ato. Agradecemos a simpática e consequente possibilidade de assistirmos a essa homenagem digna, animada, organizada com muito empenho, intencional e bem adaptada ao sabor e ao saber popular, na evocação de uma figura relevante para muitos de nós. Com simplicidade e amizade quiseram expressar a gratidão de uma comunidade que pôde contar, neste mundo, com o fr. João Domingos para animar e impulsionar alguns melhoramentos locais e também por conviverem com aquela personalidade dinâmica, amiga e consensual, que tentou romper algumas barreiras sociais que tradicionalmente se impunham entre a estrutura dos seminários e o meio em que se inseriam.
         O nosso muito obrigado a todos os elementos da comissão local, apesar de não termos cumprido “aquela coisa” parecida com o jogo de futebol das velhas glórias, apenas porque o mau tempo não permitiu e porque todos queríamos oferecer à população um espetáculo limpinho e memorável. Ficou o assunto adiado.
         Não obstante, pudemos assistir a um colóquio interessante e descontraído, alusivo à(s) vida(s) da escola apostólica, que ultrapassou todas as expetativas, com os agradecimentos, da nossa parte, ao Eduardo Bento e Manuel Mendes; bem como à projeção de um curto apontamento do que virá a ser a longa-metragem “O Casarão”, do Filipe Araújo, que nos deixou com muita água na boca. Quem diria, daquela casa…

         A Comissão do Encontro Anual, que agora cessa funções, agradece as presenças e a ajuda dispensada, principalmente do Luís Guedes e do Nelson que nos assessoraram durante todo o tempo e, mais uma vez, não pode esquecer o apoio dos repórteres fotográficos (António Ferreira, Carlos Henriques, Toninho e Celestino) e dos animadores da soirée (Neves de Carvalho, Celestino e Guerra) que, propositadamente, não aparecem nas imagens, para que não venhamos a ter de enfrentar os seus managers e patrocinadores: fica só entre nós, com todo o privilégio.


         Um abraço desta Comissão e até à próxima.


Para veres a reportagem fotográfica clica AQUI

9 comentários:

Anónimo disse...

Comentário Teste

Anónimo disse...

Belas imagens para memória futura.

Anónimo disse...

Não pude assistir ao 2º dia da festa, mas parece-me que a homenagem ao Padre João Domingos pecou por defeito, talvez por falta de lembrança dos presentes. É que, com tantas e reconhecidas virtudes, sobretudo na área da musculada educação juvenil, onde não havia distinção entre santos e pecadores, não se compreende que não se tenha constituido uma comissão para a beatificação, com vista a uma posterior santificação, do homenageado. Isto nada teria a ver com o culto da personalidade, mas sim com a homenagem a Instituição na qual ele se inseriu.
Por bem menos, o Frei Bartolomeu dos Mártires teve melhor sorte.
Um abraço para todos.
José Vieira

Anónimo disse...

Belos momentos e grande convívio com os dominicanos, ex-dominicanos e pessoal natural de Aldeia Nova e do Olival.

Anónimo disse...

O último comentário anónimo que aparece tem a mesma autoria que este. Lembrei-me neste momento de vir propor à Comissão da Região de Aveiro e a todos os ex-dominicanos e dominicanos de em vez de nos limitarmos a um Encontro Anual porque não pensarmos em algo construtivo e positivo para todos nós e para a sociedade em que vivemos? Estou a escrever diretamente no computador, não me surge nunhuma ideia agora mas as ideias e sugestões não faltarão certamente e este Blogue Criar Laços é o espaço ideal para debatermos tudo isso. Que vos parece antigos colegas e alunos de Aldeia Nova e Fátima?
Um abraço para todos.
bmj

J. Vieira Ribeiro disse...

Caros Amigos e Ex-colegas
Uma das sugestões que eu ponho e que julgo já ter ventilado em tempos, era que seria melhor a data do Encontro ser nos finais de Junho/Julho ( os dias maiores o tempo mais quente e menos hipóteses de chuva). Aguardo opiniões contrárias com nota explicativa...
Abraços
J.V. Ribeiro

Anónimo disse...

Zé Celestino disse

Este encontro ficará, como uso dizer, « ad perpetuam rei memoriam»...
Quero felicitar as Comissões Organizadoras pela dignidade que conseguiram imprimir à homenagem ao Frei João Domingos, que do alto de Aldeia Nova sorri para o grande «casarão» que foi a nossa casa durante anos marcantes do nosso percurso de vida.
Permitam-me que dê os parabéns ao Victor Frazão e à sua dinâmmica equipa pela capacidade demonstrada em erguer ao mais alto nivel autárquico a obra dominicana.

Forte abraço

Zé Celestino

Anónimo disse...

Respondendo ao J.V.Ribeiro propunha que o Encontro Nacional continue a ser no primeiro sábado do mês de outubro conforme aprovado unanimamente em Assembleia Geral e que em junho se realize um outro Encontro, informal, na capital do ex-Império, Lisboa, para relatar as nossas experiências existenciais e a influência que o Seminário poderá ter tido no percurso de vida de cada um.
Um abraço.
bmj

Nelson disse...

Eu, beirão recolhido nas faldas dos Hermínios, já estou por tudo. Mas naturalmente que voto na descentralização, para que nem só a capital do ex-Império, tenha a dita de nos receber.
Abraços