domingo, 23 de novembro de 2014

ATENÇÃO AO PROJECTO DO FILIPE ARAÚJO!... UM FILME SOBRE A "VELHA CASA" DE ALDEIA NOVA!...COLABOREM!...



Só para contextualizar:

- A ideia deste projecto ganhou vida pouco depois de conhecer o blog Criar Laços e de me chegarem aos ouvidos as mudanças planeadas para o edifício do Seminário. Aconteceu sobretudo por uma vontade urgente de remexer num imaginário de que me fui apropriando através dos relatos e vivências do meu pai, apaixonadamente contados e absorvidos ao longo de toda uma vida consigo. O meu objectivo, contudo, mais do que documentar exaustivamente ou assumir um formato tradicional, de cariz jornalístico, passa pela criação de um objecto artístico. Uma curta-metragem conceptual, poética e sensitiva, comprometida a deitar o olho ao que foi o interior de Portugal no pós-Guerra, através da evocação do passado de um casarão, hoje feito natureza-morta de corredores e paredes, onde durante anos foi oferecida a jovens-meninos de todo o país a proposta de uma educação avançada e o passaporte para uma vida melhor. Um sítio, portanto, à frente do seu tempo, num país conservador e absorvido pela ditadura. E, já agora, se me permitem, uma geração de rapazes que não tendo seguido mais tarde a vocação ficou para sempre positivamente ligada a essa experiência. (Não era o Agostinho da Silva que dizia que não era do heterodoxo nem do ortodoxo, mas sim do paradoxo, que os continha aos dois? Pois, a minha ideia é ir um pouco por aí.) Para o efeito, tenho planeada a “construção" de um dispositivo fílmico em que a imagem corresponderá só e apenas ao tempo-presente, enquanto que o áudio, através da justaposição de camadas de texturas ambiente e de uma pontual narração feita a partir de fragmentos de correspondência real e textos soltos (uma parte, já identificados), remeterá exclusivamente para o passado. 


- Quanto aos retratos propriamente ditos, o meu principal apelo seguia directamente para os próprios ex-seminaristas / frades. Todos deverão ter uma foto sua da actualidade em casa. E muito provavelmente também terão algum retrato da juventude - no limite, uma foto tipo passe. Não precisa de ser do período exacto em que estiveram no Seminário. Pode ser ligeiramente anterior ou posterior.

- No que toca às fotos de conjunto e do espaço, interessava-me apenas o que corresponde ao período de funcionamento do Seminário. Se o Frei João Leite e o Toninho me conseguissem dispensar algumas por um par de semanas, ficaria muito grato. Escusado será dizer que seriam tratadas com todo o cuidado.



Muitíssimo obrigado por todo o vosso apoio e paciência!

Um abraço fraterno,
Filipe

Sem comentários: