terça-feira, 12 de agosto de 2014

Apanhados a mourejar…

Muitos dos nossos amigos e antigos companheiros – nanja eu! –, nos intervalos do serviço, organizam reuniões de trabalho. E fazem questão de documentar esses fatigantes momentos com ordem de trabalhos e tudo. A moda terá pegado, certamente para colmatar brechas no corte das horas extras.
Foi o que aconteceu cá pró norte, num dia de calor sufocante, à sombra do manto verde da serrania do Gerês, a menos de um mês das populares e mui concorridas romarias da Sr.ª da Abadia e do S. Bentinho da Porta Aberta, que andam sempre de mão dada, quando se trata de repartir atenções e enxugar as lágrimas dos queixosos mortais. No entanto, não repartem prebendas nem os proveitos das caixas de esmolas. O segundo orago é dos mais ricos e milagreiros da diocese de Braga, mas cada santo vai comer a sua casa. Ao que parece, na galáxia celestial também existe diferenciação social e acesa luta de classes muito antes do séc. XIX.
E enquanto venerava os locais mais emblemáticos neste périplo mariano e beneditino do Minho acolhedor, este grupo de romeiros – pagadores de promessas em relaxe – não se esqueceu por um momento de saudar e lançar o convite aos demais visitantes e amigos do Criar Laços.

Braga, 22 de Julho de 2014







1 comentário:

Armando disse...

Gosto.