segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Governo treme!...

Quando há tempos atrás o Alexandrino publicou um texto sobre um santuário, eu prometi falar, um dia, da Srª do Castelo de Mangualde. Mas não vai ser hoje. Porém, adiantarei que o Santuário de Nª. Srª do Castelo, no cimo do monte do mesmo nome, é pertença da Santa Casa da Misericórdia, de que eu sou mesário. As festividades acontecem em cada ano, no dia 8 de Setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora. Na celebração religiosa participam sempre vários padres do arciprestado de Manguade, a que se segue, inevitavelmente, um almoço com a Mesa Administrativa. Este ano, a meu lado, sentou-se o Padre Gabriel, angolano de Benguela, doutorado em Teologia pela Universidade de Salamanca, um negro a missionar em Portugal!... Homem fantástico e de uma invejável cultura. "Conversa puxa grunhido", como diz o outro, e eu lá fui dizendo que aspirei a dominicano. -Dominicano? -pergunta o padre Gabriel. -É verdade, respondi eu, apreensivo com a pergunta. E lá adiantei que tinha um amigo dominicano em Luanda, que há mais de meio século foi meu professor. O Fr. João Domingos? -pergunta o padre Gabriel. Nem mais -respondi eu. E o padre Gabriel lá me foi dizendo que o Fr. João Domingos era uma pessoa extraordinária, que foi seu professor de Teologia e que é uma pessoa muito ouvida em Angola. E adiantou: -Quando o Fr. João Domingos fala ou escreve em Luanda, os jornais transcrevem e o Governo treme.
Bravo!... Amigo Fr. João Domingos!
Nelson

1 comentário:

Isidro disse...

Com referência a algo que escrevi neste blogue sobre o frei João Domingos em Angola, teve ele o cuidado de me informar, por email, sobre o modo como já participa, de facto e de direito, em acções institucionais que eu ignorava
http://library.fes.de/pdf-files/bueros/angola/hosting/opsa2004.pdf

A propósito de um dos vários textos aprovados em certa instituição disse:

"Somos eu e o frei Zeca:

Frei João Domingos – Instituto de Ciências Religiosas de Angola
Frei José Sebastião (Zeca) – Centro Cultural Mosaiko

"É um texto a que se chegou após debate e com muitas opiniões, as mais diversas. Mesmo assim é melhor que nada. Um abraço a vós todos", frei João Domingos."

Outros intervenientes no mesmo OPSA - Observatório político e social Angolano:
http://library.fes.de/pdf-files/bueros/angola/hosting/opsa2004.pdf

Fundaçao-Friedrich-Ebert
UNITA Huambo
Ministério da Agricultura e Jubileu 2000
Development Workshop e ADRA
ADRA
FPD e Jubileu 2000
ADRA e Ministério das Pescas
Assembleia Nacional e MPLA
Ministério da Energia e Águas e Ordem dos Advogados de Angola
Sindicato dos Jornalistas Angolanos e Litomídia
MPLA
Igreja Evangélica Congregacional de Angola
Centro de Estudos Estratégicos de Angola
Ministério da Educação
Fundo de Apoio Social e
Instituto de Pesquisa Económica e Social

Quanto a fazer "tremer", não digo que não, porque, com certeza, mantém a voz de comando que costuma existir entre os líderes naturais.

Sobre os conteúdos, é variável. No que se refere a preservativos, faz-me "tremer" a mim. Parece que tem um discurso mais papista que o do papa o que, se é verdade, é para mim uma grande surpresa, principalmente por estar em África.

Sobre as religiões e igrejas Africanas, convido-vos a ver o que ele disse numa Conferência Governamental Angolana em Maio pp. e a tirarem-lhe o chapéu, o maior e mais vistoso que tiverem (só indico a url, porque não estou autorizado a transcrever o texto completo):

Frei João Domingos diz que Estado deve vigiar igrejas
http://www.rna.ao/canalA/noticias.cgi?ID=27464