sábado, 8 de agosto de 2009

PADRE JOÃO DOMINGOS op - 9 de Agosto - Parabéns!...


Dizem que Luanda fica em silêncio para ouvir as pregações deste nosso Velho Mestre. Presença activa de quem se encontra sempre atento aos sinais dos tempos.
Votos de saúde e continuação de missão de partilha. Abraço fraterno.
JM

9 comentários:

nelson disse...

Para o grande e inesquecível Mestre, o abraço amigo e votos de que conte muitos... São muitos a precisar de si, Velho Amigo!...
Nelson

Jaime disse...

Um grande abraço, lembrando todos os momentos de trabalho, devoção e diversão.
Jaime

A. Silva disse...

Muita saúde, que os projectos não devem faltar. Um abraço. Toninho

Anónimo disse...

...E que faça muitos anos. Pois África é imensa e Luanda ainda é maior. Um abraço.
Eduardo Bento

Antero disse...

Um grande abraço de parabéns ao Mestre e Director João Domingos!
Longa vida pois está tudo a querer que não descanse mas a arranjar-lhe trabalho, missão e projectos...
Assim seja. Faça-se principalmente a vontade do próprio.

Antero Monteiro

Anónimo disse...

Ao mestre e amigo frei João Domingos um abraço com votos de longa vida com saúde e energia para continuar os projectos que tem desenvolvido em Angola.
A. Alexandrino

armando neto - Palheira disse...

Com um grande abraço de parabéns e que conte muitos
Aqui de Aldeia Nova que nunca o esquecerá.

Isidro disse...

"...Apostas?..."

Foi assim que o frei João Domingos me convidou a medir melhor o significado e o impacto das minhas dúvidas sobre certa matéria que ele acabara de nos explicar num bom inglês com a pronúncia americana que treinava durante todos os Verões em que trabalhou dura e cuidadosamente, na América do Norte, para financiar a melhoria das nossas instalações escolares, em Aldeia-Nova/Olival e a contratação de novos professores de ciências exactas.

Nessa data, eu tinha entre 14 anos e, modéstia à parte, não era parvo de todo. Por outro lado, ainda não comecei a degradar o que, em certa medida, é mérito seu e dos demais Dominicanos. Ele tinha 33 anos e era Director desde os 28. Continuei por perto durante mais 4 a 5 anos até concluir o curso dos Liceus, em 1971.

Não são poucos os detalhes que poderia usar aqui para exibir o meu privilégio pessoal de o ter tido como formador, uma observação que, com segurança vos digo, foi partilhada por muitos de nós em Aldeia-Nova e Fátima. Em data recente, um deles disse-me que "no dia tal é na localidade que tal. O João Domingos vai estar lá". Com uma síntese destas, que mais poderia dizer?

Desafiado pelas referências disponíveis, na internet, sobre a sua vida em Angola, desde o início dos anos 80, como missionário, dirigente e responsável por formação universitária na área social, tratei de as cotejar com as minhas lembranças dos 11 aos 18 anos. E que vi? - Que ele é o mesmo que eu conhecera.

Ele disse em Angola um certo número de pérolas que só podem orgulhar os africanos que lhes derem sequência. Ele também fala daquilo que não sabe, mas devemos respeitar os seus votos.

Que as instituições angolanas me compreendam bem, pelo privilégio de o terem a fazer, dia a dia e graciosamente, uma parte do que sempre lhes compete. Além disso, naquilo que é verdadeiramente importante, ele não se perde com rodeios. Vi-o "claramente visto".

Um abraço, João Domingos, por mim e por muitos, apesar de já teres feito anos há mais de uma semana (eu tenho estado a gozar umas merecidas férias da internet e não só...)

Zé Celestino disse...

Regressado de férias, apresso-me, ainda que tardiamente,a suadar o aniversariante Fr. João Domingos, meu Director em Aldeia Nova e que me arranjou até uma madrinha espiritual canadiana, simpática senhora que de quando em quando me enviava uns dólares e fotografias suas ajoelhada junto ao altar a rezar por mim...

Recordarei para sempre o precioso contributo do Fr. João Domingos para o meu saudável crescimento e valorização humana.

Para um forte abraço amigo do


Zé Celestino