quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A PALAVRA AO FR. PEDRO

Caros amigos

É a primeira vez que escrevo para o blog, mas faço - o com muito gosto. É uma maneira de estarmos em comunicação permanente e fortalecermos os laços criados, as relações estabelecidas, e fortalecermos a amizade e a proximidade uns com os outros. Vale a pena criar pontes de ligações e derrubar os muros que criamos ou nos criam, que dificultam a aproximação entre as pessoas. O Blog tem-me proporcionado saber notícias de muitos de vós e das vossas famílias. Parabéns a todos, e desejo muita saúde e felicidades a cada um de vós.
Parabéns a todos quantos mandam notícias e comentários para o Blog; é uma maneira de nos enriquecermos mais e de nos sentirmos mais próximos.

Quanto à mensagem do meu irmão confirmo o que diz o Nelson; ele enviou a mensagem no dia 08 de Agosto e não no dia 18.
Informo que no dia 09 de Agosto, a festa do meu irmão, correu mesmo bem; foi uma ocasião para vermos alguns amigos, que há muito tempo não víamos e pormos a escrita em dia. Certamente, que alguns eis dominicanos, que estiveram presentes, dar-vos-ão a conhecer as suas impressões, e fazendo os seus comentários. Respirou-se um bom ambiente de família, quer na Eucaristia, quer no almoço.
Para o Frei João Domingos foi um a surpresa, pois não contava com tantos ex alunos e ex colegas. Ele encontra-se em casa da minha irmã, na Amadora, ou no Convento de São Domingos, em Lisboa. Ele regressará a Angola, nos começos de Setembro. Se algum de vós quiser contactar com ele, mando o número do seu telemóvel: 916763804.
Aproveito para agradecer, a todos e cada um, as notícias, os comentários, as reflexões que têm partilhado.
Felicitações para todos os que fizeram anos, recentemente. O Moreno não se esquece de nos lembrar as datas de alguns, para estarmos mais unidos.
Ao José Carlos Frazão desejo as melhoras desse coração. Espero que ele e os colegas do Alqueidão da Serra, e os demais que eles acharem por bem convidar, preparem o próximo encontro, que se realizará, como fora combinado, no dia 18 de Outubro. Certamente, estão já a trabalhar e a programar as coisas e dá-las-ão a conhecer, muito em breve.
Informo que o Frei Bernardo esteve doente, mas graças a Deus já está de novo em plena forma, com o seu bom humor, que todos lhe conhecemos.
Ele termina, neste mês, o seu segundo mandato de Prior. Isso “obriga-nos” a termos eleições para Prior do Convento em Setembro. Aceitam-se candidatos…
Os Freis João Leite, Miguel dos Santos, Jerónimo Carneiro e demais irmãos mandam-vos um abraço.
Um abraço amigo e votos de boa saúde para todos e cada um, assim como a continuação de boas férias, para quem as tem.


Frei Pedro Fernandes op.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tenho que dar as boas-vindas ao Fr. Pedro e deixar-lhe o meu abraço, para além de pedir-lhe que continue a mandar novas para este nosso espaço. Também aqui apoiaremos as "candidaturas" e, se preciso fôr, disponibilizar-nos-emos para a campanha eleitoral!!!
Até Outubro!
Nelson

Anónimo disse...

O frei João Leite, acima mencionado, é o que foi professor de francês entre 1964 e 1969?

Anónimo disse...

Ninguém responde antes de este também ser apagadao?

Anónimo disse...

caro amigo anónimo, salvo opinião mais fundamentada, o frei João Leite esteve em A. Nova por esses anos, mas não chegou a 69. Talvez tivesse mudado de domicílio conventual em 64 0u 65. com um abraço para o anónimo que devo ter enco ntrado por lá. António Silva.

Anónimo disse...

Obrigado pelo esforço.

Com genuíno respeito e devida consideração, quase adivinho porque uma parte da tua memória desse tempo bloqueou um pouco em alguns detalhes assunto sobre que, de resto, comentaste com grande brilhantismo há algum tempo, neste mesmo blogue.

Estou certo que o frei João Leite esteve lá em todo esse período, mas não me ficaria bem ir a detalhes, ainda que lisonjeiros.

Entretanto, abandono a questão que formulei, porque, de facto, já tenho meios para obter a resposta, se der determinados passos.

De qualquer maneira, se algum dos leitores deste comentário o vir, diga-lhe que ele foi aqui lembrado com grande estima e consideração, sem uma assinatura, mas com a convicção de que também interpreta outros alunos desse tempo.

Felicidades para ti, Toninho, e para a tua família, de quem escreveste com evidente carinho neste blogue (não fomos muito próximos, mas eras muito próximo de um dos meus melhores amigos desse tempo, de cujas palavras construí a boa imagem que deixei transparecer).

Anónimo disse...

Fotografia de 10-5-1973, com legenda
FUNDAÇÃO SPES
Criada por Dom António Ferreira Gomes, Bispo do Porto
http://www.fspes.pt/foto4.html
"Nas costas de D. António da esquerda para a direita:
Frei João Leite e Frei Mateus..."

Ninguém respondeu ao que perguntei sobre o frei João Leite.

Aqui o têm ao lado do frei Mateus, em 1973

Um abraço para ambos, pelos seus méritos que bem recordo.

Espero que estejam bem.