segunda-feira, 9 de novembro de 2020

ATÉ SEMPRE QUERIDO AMIGO E VELHO COMPANHEIRO FR. PEDRO DA CRUZ FERNANDES!...

 



Há notícias que, embora aguardadas, nós não gostaríamos de dar nem de conhecer. Hoje, dia 9, pela manhã partiu para o pai o nosso amigo, irmão e Velho Companheiro Fr. Pedro da Cruz Fernandes. Sabíamos dos seus padecimentos e da irreversibilidade da sua doença mas, como a sabedoria comum nos vai dizendo que “enquanto há vida há esperança”, todos fomos acalentando um pouco dessa esperança. Porém, o fio ténue que o ligava à vida, quebrou-se definitivamente.

Pessoalmente, conservarei o Fr. Pedro no meu álbum de eternas recordações, que vêm dos tempos em que se abriram os caminhos e as portas de Aldeia Nova. Eramos um grupo grande que tomávamos por nossa conta uma carruagem do comboio ronceiro que unia as Terras da Beira Alta até Caxarias. O Zé da Cruz capitaneava, guiava-nos e quebrava os medos que sentimos na primeira viagem. Enquanto todos nós, um a um, fomos ficando pelo caminho, o Zé da Cruz prosseguiu a caminhada até ao fim. Hoje, o Senhor da Vida chamou-o, e ele lá partiu para a grande viagem ficando em nós a certeza que nos envolve a todos num abraço.

Até sempre Amigo Fr. Pedro… Descansa em Paz. Não te esqueceremos.

Nelson

 

Amanhã, dia 10, pelas 15,30 horas, será celebrada missa de sufrágio com corpo presente na igreja de Cristo-Rei na cidade do Porto. Na quarta feira, dia 11, realizar-se-á o funeral para o cemitério da Torre, no concelho do Sabugal.

As regras impostas pelo estado de emergência que o país vive, impedem-nos de estar presentes em maior número, mas os companheiros do Porto representar-nos-ão a todos nas cerimónias fúnebres. 


ADENDA:

O corpo do Fr. Pedro sairá do porto pelas 9 horas de quarta-feira, dia 11, estando prevista a chegada à sua Torre por volta das 11,30 horas. O Fr. José Carlos fará as orações fúnebres no cemitério local.

A Comissão Organizadora do Encontro Anual representar-nos-á a todos e será portadora de uma coroa de flores. 

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

FORÇA, COMPANHEIRO RUFINO!...

 Veiculada pelo Joaquim Moreno, acaba de cair na minha caixa de correio, uma notícia daquelas que não gostamos de dar. O Manuel Rufino dos Santos, a residir em França, foi acometido há meses de uma doença do foro cardiológico. Foi-lhe agendada uma cirurgia para Setembro passado porém, o estado pandémico que assola o mundo, fez adiar tal intervenção cirúrgica tendo como consequência imediata a deterioração do seu estado de saúde com uma insuficiência renal associada. A intervenção cirúrgica revelou-se impossível. O seu estado de saúde é desesperado e os médicos alertaram a família para um desenlace iminente.

Pessoalmente, estou chocado com a notícia, pois o Rufino foi um companheiro de ano, e foram cinco os que passámos em Aldeia Nova. Eu, faltei à chamada na tomada de hábito.

Lembremos o Rufino e vamos unir a nossa força em torno deste momento terrível que se abateu sobre ele e a sua família

FORÇA COMPANHEIRO RUFINO!...