segunda-feira, 18 de agosto de 2014

19 AGOSTO - PARABÉNS LUÍS SOUSA GUEDES

Eu sei, nós sabemos, que este espaço que surgiu com tanto entusiasmo, está a perder protagonismo, que o mesmo será dizer, popularidade. Vai sobrando, no entanto, alguma dose de coragem e outro tanto de teimosia, e "cá vamos encanando a perna à rã" como por cá se diz. Um dos corajosos é alguém possuidor da ficha técnica  de todos os dominicanos, os 'ex' e os actuais, e que mensalmente aqui vem lembrar os aniversariantes. Por modéstia sua, omitiu à lista do mês de Agosto o seu nome. Mas, como diz o Joaquim Moreno, "ele esquece-se de que nós já cá andamos há uns anos a mais" e também não andamos distraídos. O Moreno chama-lhe " A NOSSA ALMA INFORMÁTICA". Falamos, naturalmente do Luís Sousa Guedes, nosso companheiro, amigo dedicado, sempre atento e disponível, que viu a luz do dia a 19 de Agosto de 1952.
PARABÉNS LUÍS!... SALVE 19 DE AGOSTO!...

Um abraço do MORENO e do NELSON

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Apanhados a mourejar…

Muitos dos nossos amigos e antigos companheiros – nanja eu! –, nos intervalos do serviço, organizam reuniões de trabalho. E fazem questão de documentar esses fatigantes momentos com ordem de trabalhos e tudo. A moda terá pegado, certamente para colmatar brechas no corte das horas extras.
Foi o que aconteceu cá pró norte, num dia de calor sufocante, à sombra do manto verde da serrania do Gerês, a menos de um mês das populares e mui concorridas romarias da Sr.ª da Abadia e do S. Bentinho da Porta Aberta, que andam sempre de mão dada, quando se trata de repartir atenções e enxugar as lágrimas dos queixosos mortais. No entanto, não repartem prebendas nem os proveitos das caixas de esmolas. O segundo orago é dos mais ricos e milagreiros da diocese de Braga, mas cada santo vai comer a sua casa. Ao que parece, na galáxia celestial também existe diferenciação social e acesa luta de classes muito antes do séc. XIX.
E enquanto venerava os locais mais emblemáticos neste périplo mariano e beneditino do Minho acolhedor, este grupo de romeiros – pagadores de promessas em relaxe – não se esqueceu por um momento de saudar e lançar o convite aos demais visitantes e amigos do Criar Laços.

Braga, 22 de Julho de 2014







quarta-feira, 6 de agosto de 2014

LEMBRETE



Aproveitando o efeito charneira deste “querido mês de agosto” (dizem que une o verão com o inverno), e tendo em atenção que o tempo voa, a comissão organizadora do encontro de ex-dominicanos deste ano, deseja a todos bons aniversários, boas férias e não se esqueçam que temos um compromisso importante no dia 4 de outubro, em Fátima.
Brevemente voltaremos ao assunto.
A comissão,

José Gama, Manuel Pires, José Lopes, Manuel Ferraz

ENCONTRO ANUAL 2014 - Outubro é já ali



Amigos e companheiros
            Não sabemos ainda bem se em Fátima ou Aldeia Nova, mas o próximo encontro dos ex-alunos dominicanos será certamente no dia 4, primeiro sábado de outubro, como manda a tradição, salvo raras e justificadas exceções. Vamo-nos preparando, que o fim de setembro está próximo.
            Há dias, para tratar deste e doutros assuntos, que não vêm à baila, reuniu numa profícua sessão de trabalho - juro! - a comissão organizadora, num estratégico salão paroquial de Vila Verde. E, como a foto ilustra, os dignos organizadores, inexperientes formandos, contaram com a assessoria de quatro respeitáveis censores da invicta, ex-comissários, para verificarem se os vagos princípios que norteiam o evento são devidamente respeitados em todo o espaço nacional.
            De momento, será talvez irrelevante pormenorizarmos os pontos da jornada, que não se afastará muito do modelo habitual, privilegiando o convívio, porque isto só acontece uma vez por ano em tempo de equinócio.
            O mais importante mesmo é que ninguém falte porque há mais vida para além da rotina e oportunamente indicaremos o método e ferramentas adequadas para inscrições e outras diligências necessárias para que a jornada seja mais um momento de aproximação e partilha entre pessoas que viveram de modo incontornável algum passado em comum.
            Até breve.



A comissão organizadora: José Gama, Manuel Pires, José Lopes, Manuel Ferraz

MAIS UM DOS NOSSOS QUE PARTIU

Faleceu o Colega Manuel Fernando da Costa Marques, aluno de Aldeia Nova, no ano de 1966 e seguintes.
Era casado, natural da freguesia de Freixianda (concelho de Ourém), onde residia.
Exercia funções no Serviço de Finanças de Ourém.
Faleceu no dia 16/07/2014.
Paz à sua alma e sentidas condolências à família.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Aniversários em Agosto

Durante este mês celebram o seu aniversário os
nossos Amigos
NOME                                                                 Dia
José S. Pedro Celestino                                                 3
Frei Bento Domingues                                                   3
Domingos Francisco D. Farinha                                        3
Agostinho  Soares Torres                                              4
António Pires da Silva                                                   11
Manuel Pedrosa dos Santos                                           12
Manuel Branco Mendes                                                 13
Manuel Oliveira Borges                                                 14
Abel Manuel Dias                                                        15
Manuel Moura                                                            17
Manuel Carreira Fernandes                                            20
Domingos dos Santos                                                  22
Frei Jerónimo Carneiro                                                  23
Julio Santos Silva                                                        27
António Francisco dos Reis                                           28