segunda-feira, 30 de setembro de 2013
"NO JUGO DO LAVRADOR"
Planeando a deslocação a Aldeia Nova no próximo dia 5. Out. 13, encontraram-se na passada quinta-feira, no «Jugo do Lavrador», o Luiz Sousa Guedes, o Baltazar, o Álvaro Belmar Esteves e o Zé Celestino. Nas agradáveis duas horas da «reunião» recordaram-se, como sempre, os bons tempos de Aldeia Nova/Fátima. Assim se estabelecem e reforçam os laços de amizade entre todos aqueles que continuam a cultivar o ideário dominicano. Zé Celestino
sábado, 14 de setembro de 2013
POR ESTA ESTRADA ... Bebamos! -
Com tantos indivíduos a deitarem a mão à bolsa do Estado, até indignar-nos já nos cansa. Imagino o Estado português como uma bucólica vaquinha que, pastando em verdejante prado, se deixa mamar por uns poucos enquanto a maioria fica a ver submarinos ao longe, muito ao longe. Temo que esta aparência de mansa vaca branca e preta seja o disfarce de um lobo. Há tantos que, sem máscara, nos tiram a bolsa e a vida. Fala-se, hoje, de novo assalto às pensões de reforma, já tão mordidas e ratadas. Como podem viver as pessoas com estes infindáveis cortes? Aqueles que toda a vida descontaram, contando com a segurança dos descontos, não estão a ser roubados? Ai, estes velhos, duráveis e persistentes, que nunca mais libertam os encargos da segurança social! Olhemos com espanto para o mundo do trabalho. As novas tecnologias – património da humanidade - vieram libertar muito o esforço humano. Seria razoável que todos beneficiassem do progresso tecnológico. Não é assim. Milhares são atirados para o desemprego, aumenta o horário de trabalho, diminuem os salários e as prestações sociais. Progresso tecnológico não significa, nesta civilização, desenvolvimento humano. Vai diminuindo o bem estar das populações, degradam-se as condições de vida. Nesta vida onde mandam interesses obscuros reina a insegurança, a incerteza. É inquietante o estado a que chegou o Estado. Mandam-nos emigrar, como se o país não fosse já lugar para viver. Sente-se a desorientação nos que mandam e nos que são mandados. Resta-nos uma certeza neste horizonte cerrado que pode anunciar uma saída: somos um país grande produtor de vinho. Bebamos para esquecer e para alegrar o coração. Levem-nos tudo, mas não nos tirem o vinho!... Ouçamos a douta sentença que diz que uma pinga a mais pode fazer esquecer as agruras da vida e até aumentar a produtividade no trabalho. Patrões de todo o mundo, enchei as vossas empresas de garrafinhas do branco e do tinto. Operários, soldados e marinheiros, muni-vos de frasquinhos de cachaça. Acabou a tristeza nacional, acabou o país pessimista e cabisbaixo. Haja alegria no meio desta embrulhada que nos aconteceu. Então, bebamos! À nossa!
Eduardo Bento
Eduardo Bento
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
NOVO PROVINCIAL DA ORDEM DOMINICANA E,M PORTUGAL
Foi eleito Provincial da Ordem Domicana em Portugal, o Fr. Pedro da Cruz Fernandes, op. que tem desempenhado as funções de pároco na paróquia de Cristo-Rei, na cidade do Porto. O Fr. Pedro é natural da Torre, concelho do Sabugal e companheiro de muitos de nós em Aldeia Nova e Fátima. Para o Fr. Pedro vão as mais sinceras felicitações e os votos de um profícuo apostolado à frente dos nossos irmãos dominicanos em Portugal.
Grande Abraço, do Criar Laços.
Grande Abraço, do Criar Laços.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
EX-ALUNOS DOMINICANOS - Encontro Anual 2013
Caro Colega!
A Comissão organizadora do Encontro Anual dos Ex-Alunos Dominicanos, vem por este meio contactar-te pessoalmente para, na sequência do comunicado que foi publicado no nosso Blog, te informar do seguinte:
O nosso encontro deste ano será em Aldeia Nova
1- Como ficou definido no último encontro em Aldeia Nova/Olival, haverá em cada ano um dia fixo para nos encontrarmos, tendo sido escolhido o primeiro sábado do mês de Outubro.
2- Este ano, o primeiro sábado de Outubro calha no dia 5
3- Como programa do encontro planeámos o seguinte:
3.1 - A hora de chegada e reunião será por volta das 10H00/15, em frente à capela
3.2 - Às 11H00 começará a missa cantada, em que o Kyrie e o Glória serão em gregoriano da Missa De Angelis, que muitos de nós cantámos em Fátima e se pode ver e ouvir na Internet, sendo os outros cânticos em português e certamente conhecidos de todos nós. A missa será acompanhada ao órgão e regida por colegas.
3.3 - Logo após a missa, será o almoço na Quinta dos Moínhos, Olival, que fica na estrada Olival-Caxarias, 500 metros à esquerda no sentido de Caxarias (atenção ao semáforo à saída do casario do Olival). O almoço custará 20 euros por pessoa, segundo a ementa que há dois anos foi servida e que consta de:
3.3.1 - Mesa de quentes (escolher uma sopa e dois pratos quentes)
3.3.2 - Mesa de saladas simples e compostas,
3.3.3 - Mesa de frutas e doces,
3.3.4 - Bebidas, vinho tinto/branco, águas, sumo de laranja, refrigerantes
4- No final do almoço ou na sua sequência, realizar-se-á um sarau em que haverá baladas, fados e guitarradas pela malta que se prontificará para o efeito.
5- Havendo necessidade de sabermos quem vem ao nosso encontro deste ano, rogamos que te inscrevas até ao dia 20 deste mês de Setembro (indicando o nº de acompanhantes)
5.1- para o endereço de email encontroanual.aadominicanos@gmail.com
5.2- ou, em alternativa, via SMS para os telemóveis: - 916 593 330 (Neves de Carvalho)
- 960 238 505 (Joaquim Moreno)
Sendo estas as principais informações, ficamos então a aguardar a tua inscrição desejando-te uma boa viagem, e com um abraço nos despedimos.
A Comissão :
Manuel Neves de Carvalho
Ângelo de Carvalho
José Espírito Santo
Joaquim Moreno
Manuel Joaquim da Silva Leopoldo
António Augusto Brízido
Álvaro Rodrigues
Subscrever:
Mensagens (Atom)