segunda-feira, 25 de março de 2013

Convento de Cristo-Rei (Porto) - Conferências de Fr. Francolino Gonçalves




Convidado pelo Frei Pedro para estar presente nas conferências que o Frei Francolino veio fazer a Cristo-Rei sobre a Abordagem Bíblica da Fé, estive então presente na primeira e segunda destas conferências realizadas no convento no dia 13 e 14 de março, encontrando-me lá com o Brízido e o Joaquim Moreno.
Antes da primeira conferência  de Frei Francolino, e passados cinquenta anos sem que nos encontrássemos depois de Aldeia Nova e Fátima, reconhecemo-nos logo no primeiro olhar, e o abraço foi forte e longo. Mas também o tempo fez juz a que assim fosse.
 A apresentação do conferencista ficou a cargo do Frei Miguel, que nos fez num curto resumo o percurso religioso e académico do Frei Francolino.
Já sabia que ele era uma autoridade no conhecimento e dialética da Bíblia, especialmente conhecedor do Profeta Elias, e pertencente à Comissão Bíblica que funciona junto do Papa. Mas mais convicto fiquei desse seu conhecimento quando, perante os presentes que estiveram nas conferências, mostrou à saciedade o seu capital bíblico sobre aquele profeta.
No dia 14 de Março, Frei Francolino e Frei Pedro fizeram-nos companhia a mim e ao Brízido, e a nosso convite, num almoço de peixe em Matosinhos, pois o Frei Francolino informou-nos que em Jerusalém o peixe é mais raro e de menor qualidade do que aquele que temos  a sorte de ter por cá, dada a qualiade do peixe português ser bem reconhecida lá fora e pelos turistas que nos visitam.
Após o repasto no restaurante Teresa de Matosinhos, o empregado fez o obséquio de nos tirar uma foto para ficar para a posteridade e partilhá-la com os companheiros que visitem o nosso blog.
Na noite desse dia foi a segunda conferêncai num original Café à Lareira, onde mais uma vez a Bíblia foi o tema forte perante uma audiência de jóvens que se mostraram muito interessados e que pertencem às organizações que o apostolado dominicano desenvolve no Convento de Cristo-Rei.
À última conferência não pude estar presente por estar adoentado. No sábado Frei Francolino partiria para Roma, e depois Jerusalém.
Um abraço e até sempre Francolino.
 Neves de Carvalho

4 comentários:

Anónimo disse...

Ó Manel Neves de Carvalho:
Boa reportagem mas, faltou incluir o "peregrino" que veio de Avanca:Francisco Torres.
Continua a dar boas notícias.
Boa e Santa Páscoa, para todos
J.Moreno

Zé Celestinop disse...

Carríssimos, ( Francolino, Pedro, Brízido e Neves )

Bem gostaria de ter partilhado convosco os agradáveis momentos que o Neves relata e ilustra.
Atentei principalmente na 3ª foto, atento o seu pano de fundo...
Até me lembrei da «Tasquinha do Lagarto»...
É essa a famosa «Teresa de Matosinhos» de que o Moreno vem falando e pela qual revela um certo fraquinho?...
Agora mesmo a sério: Tenho pena de não ter estado nas Conferências do Francolino.
Nos tempos que enfrentamos, com troikanos por todo o lado, bem precisamos de reforçar a nossa fé...
Aquele abraço amigo

Zé Celestino

Anónimo disse...

DIA 28 de Março:
Para o Francolino 1 grande abraço pelo seu aniversário. Votos de que continue com a mesma pedalada.
J.Moreno

Anónimo disse...

É. Peço desculpa ao Francisco Torres por esta minha gafe de memória. A idade já nos prega umas partiditas! O Celestino tem boa vista para ver aquilo a que virámos as costas!O pano de fundo de rico cheviote...a pinguinha...

Até..
Um abraço!

Neves de Carvalho