quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CONVÍVIO COM O FILIPE LAGE BATISTA

O Filipe, há longos anos a residir no Canadá/Montreal, veio, acompanhado da mulher e de um filho, passar umas pequenas férias a Portugal.
Sabedor da sua vinda, um grupo de colegas de Aldeia Nova/Fátima, preparou-lhe uma simbólica receção. Havia que quebrar uma separação que para alguns perdurava há mais de 50 anos…
Na manhã do dia 25 de Julho/12, chegado ao Aeroporto de Lisboa, esperava-o o Zé Celestino. Foi forte, longo e comovido o abraço do reencontro.
Durante cerca de uma hora, saboreando uma bica à mesa de um café do Aeroporto, o Filipe e o Zé Celestino falaram dos seus percursos de vida e, naturalmente, das vivências de Aldeia Nova/Fátima. A mulher e o filho do Filipe partilharam, com alegria nos olhos, o reencontro dos velhos amigos. 
No dia 27 Jul/12, o Costa, o Zé Ribeiro, o Baltazar, o Neves e o Zé Celestino promoveram uma reunião/convívio com o Filipe na já conhecida «Tasquinha do Lagarto», (Lisboa/Campolide), a qual decorreu entre as 20.00 e cerca das 24.00 h, e na qual participaram também a mulher e o filho do Filipe. Imaginem os temas abordados nas curtas 4 horas da reunião… De Aldeia Nova até ao Canadá, os temas de conversa sucederam-se «ad infinitum»…
Antes de regressar ao Canadá, o Filipe estimulou uma segunda reunião/convívio, em Peniche, local onde tem uma casa e passou os seus dias de férias em Portugal. Esta reunião/convívio realizou-se no dia 24 de Agosto/12, das 12.00 a cerca das 19.00 h. O local escolhido foi o restaurante, «Toca do Texugo»…. Estiveram presentes o Neves, o Leopoldo, o Brízido, o Zé Espirito Santo, o Costa e o Zé Celestino. Convidado pelo Filipe, o Francisco Fanhais abrilhantou o convívio com encantadoras baladas, algumas do vastíssimo reportório do Zeca Afonso.
Como devem imaginar, foi um dia pleno de mutuas e fraternas manifestações de amizade.
Estando presentes o F. Fanhais, o Filipe e o Neves teriam de aparecer, obviamente,3 violas afinadíssimas….
O F. Fanhais, o Filipe e o Zé Celestino cantaram e encantaram todos os presentes com  baladas e canções coimbrãs e também alentejanas…:
Dá-me uma gotinha d´água
Dessa que eu oiço correr,
Entre pedras e pedrinhas,
Alguma gota há-de haver

Alguma gota há-de haver
Quero molhar a garganta,
Quero cantar como a rola,
Como a Rola ninguém canta.



O som das violas e o entoar das canções fizeram juntar ao grupo vários forasteiros que passavam pelo local, um dos quais, bastante jovem, até mostrou os seus dotes de tocador de viola e cantor de canções do Zeca.
O convívio continuou na casa de praia do Costa, em Peniche, onde nos aguardava um lauto lanche ajantarado, primorosamente preparado pela mulher do Costa. Bem-haja ao casal Costa.
Eram cerca das 22.00 h, quando, já na casa do Filipe, a poucos Kms da casa do Costa, e após o último café, se retomaram   fortes, longos e comovidos abraços. Porém, agora,de despedida do Filipe.
Prometeram-se reencontros…
Cada um rumou a suas casas: O Neves, o Leopoldo, o Brízido e o Zé Espírito Santo aceleraram até ao Porto/Maia e o Zé Celestino até terras da Srª do Almortão/Idanha-a-Nova…
O Filipe voou dia 27 para Montreal, de onde já telefonou a dizer que fez boa viagem e a falar, com saudade, do reencontro com os inesquecíveis amigos dominicanos.
Vejam algumas fotos que perpetuarão o descrito convívio.

Zé Celestino