terça-feira, 31 de maio de 2011

A Eucaristia na nossa vida cristã


No mistério eucarístico, como memorial do Mistério pascal, radicam-se as atitudes cristãs fundamentais que a mensagem evangélica nos apresenta: conversão, comunhão, caridade, reconciliação, fé pascal, amor fraterno e esperança eterna. Na acção sacramental encontram-se todas as dimensões que a Igreja aprendeu de Cristo. A Eucaristia é lugar de evangelização a três níveis: na caminhada que a ela conduz, na preparação da celebração e na expressividade da própria celebração. Somos chamados a viver em Eucaristia, para a Eucaristia e da Eucaristia.

A Eucaristia é Pão para o mundo novo: mais justo, mais fraterno, mais pacífico, mais segundo o coração de Jesus e de Maria. A Eucaristia é Pão para ajudar os homens a crescer na santidade de vida; para fazer nascer, naqueles que o recebem, um coração novo capaz de amar à semelhança do próprio Jesus. A Eucaristia é pão que nos alimenta, que nos há-de transformar n’aquele que recebemos; por isso, a Eucaristia é escola contínua de caridade, de dom, de serviço, de entrega.

Na Eucaristia proclamamos, vivemos, e celebramos a nossa fé em Deus, revelando em Jesus Cristo e na sua Palavra viva e eficaz. A Eucaristia é sinal e fonte da Aliança dos crentes entre si com Deus Pai e com todos os homens.

A Eucaristia é o acontecimento central na história da humanidade. Somos convidados a testemunhar com mais vigor a presença de Deus no mundo. A Eucaristia, ao mesmo tempo que actualiza o passado, projecta-nos para o futuro da última vinda de Cristo, no final da História. É centro, a fonte de toda a vida cristã, n’ela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja; é o sacramento da aproximação de Deus com o homem; e da descida de Deus até ao homem, que entrou na história da humanidade. Diz-nos Jesus: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13). A Eucaristia é o sinal definitivo da Nova e Eterna Aliança de Deus com o homem.

Recordando a instituição da Eucaristia na Última Ceia do Senhor, somos convidados a dar particular importância ao Domingo e à Eucaristia Dominical. O Domingo é um dia especial para os cristãos, é um dia de festa por ser o dia do Senhor ressuscitado e do dom do Espírito Santo. A centralidade do Domingo, da vivência da Eucaristia Dominical na vida cristã torna-o também dia da Igreja.
A Eucaristia é fermento de um mundo novo, é o verdadeiro coração do Domingo, como meta da caminhada da semana; é fonte de coragem para o imprevisto de situações. Não basta ir à Missa é também necessário animar-se interiormente e contribuir para a festa do encontro. A Eucaristia instituída à mesa, na Última Ceia do Senhor, é proximidade e encontro, diálogo e comunhão fraterna. Tudo, na nossa vida, deve conduzir a um verdadeiro encontro de irmãos para que aconteça, para que exista realmente, encontro com Deus.

Fr. José Carlos Vaz Lucas, op


Para reflexão a sós ou em grupo

• Dialogar sobre o texto
• O que é a Eucaristia? Qual o seu valor na nossa vida cristã?
• A Eucaristia é fermento de um mundo novo. Porquê?
• Como é que a Eucaristia é proximidade e encontro com Jesus e com o próximo

1 comentário:

Anónimo disse...

Meus caros amigos,
Há muito que não vim ao blog, e há ainda mais tempo que não escreví ou comentei!...Um amigo chamou hoje a minha atenção para um artigo sobre a Eucaristia, assinado por J. C. Vaz Lucas O.P. Espero que ninguém pensa que sou eu o autor. Numa outra vida chamavam-me frei Lucas O.P. continuo a ser Vaz, mas a prosa não é minha. Se devesse escrever sobre a Eucaristia, escolheria uma ocasião como a Festa do Corpo de Deus (corpus Christi) ou a Quinta Feira Santa, dia da instituição deste Santissimo Sacramento. Esta grande festa teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente a uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa. Em alguns países, no entanto, a solenidade é celebrada no Domingo seguinte. Se escrevesse sobre a Eucaristia, aproveitaria para citar os grandes Hinos de São Tomás deAquino. Aquí no blog, um artigo sobre a Eucaristia, assim num dia qualquer e para mais depois do óptimo artigo do Nelson e do não menos óptimo comentário do Antero... caíu-me como um cabelo na sopa...É evidente que o Frei J. C. Vaz Lucas O.P. tem o direito de pregar a tempo e a contra tempo. Nós conservamos o direito (com todo o respeito) de não ouvir certas pregações e de dar a nossa opinião. Um grande abraço para todos e volto ao silêncio por mais alguns meses. Fernando Vaz