domingo, 5 de agosto de 2007

FÉRIAS, TEMPO DE DESCANSO E REFLEXÃO

Meus caros:
Este silêncio é a evidência das férias. Tudo calmo e sossegado!... Mas é preciso descansar o corpo e desanuviar o espírito, para depois todos aperecermos com novas ideias e outras motivações. Reparo que, mesmo assim, o blog tem tido umas espreitadelas, num sinal claro que ele é motivo de preocupação, se não para muitos, ao menos para alguns. Até o Imeldo e o Pancrácio "deram de frosques"! O primeiro, talvez tenha optado por algum retiro espiritual que lhe arranque o sarro da alma, enquanto o segundo deve dormitar na fila de uma qualquer Conservatória, uma vez que vive apegado à teimosia de alterar o nome.
Quando regressardes, dai sinais, que eu estarei ao vosso dispôr.
Um abraço
Nelson

10 comentários:

Anónimo disse...

Amigo nelson,
Este silêncio começa a ser pesante para ti, como para muitos de nós. Alguns parece que até estão na expectativa para ver no que isto vai dar... Eu sou um dos que dá uma espreitadela de manhã e à noite para, infelizmente, verificar que tudo é velho. Aqueles que até aquí (a começar por tí Nelson) dèmos vida ao blog, temos que pôr-nos de novo ao trabalho, para que o blog viva pelo menos até ao dia 6 de Outubro. Aí, em conhecimento de causa, a maioria decidirá a linha que deve seguir-se...
Hoje dia de São Domingos, recordo com carinho todos os dominicanos que conhecí. Aqueles que foram... os que ainda são. Todos aqueles, que como eu, apesar de terem despido o hábito e sido dispensados dos votos, guardaram bem enraizado o essencial de tudo o que receberam dos filhos de São Domingos: respeito pelo Homem, por todo o Homem! Respeito pela Verdade venha de onde vier! Desejo imperativo de liberdade e de confronto com o real... Boa festa de São Domingos, é um pouco a nossa... e até breve, Fernando.

Anónimo disse...

Meu caro Fernando:
Enquanto me sobrar algum do pouco engenho que carrego, continuarei a vir aqui a este espaço. Poderei deixar nele coisas banais ou inócuas até, mas foi aqui que me reencontrei com muitos dos nossos, daqueles meninos que cresceram comigo, longe dum mundo que, ao tempo diga-se, também pouco tinha para dar-nos, a ti em Trás-os Montes a mim nesta Beira granítica, hoje à beira de uma desertificação global.
Há, pois razões fortes para "criar laços, sempre!"
Acredita meu amigo, que ando preocupado com a ausência do Oliveira e do Vintém! Espero que tenho ido, não de vela mas à vela, e que regressem bem depressa. Um abração para todos.
Nelson

Anónimo disse...

Meus caros,

Em pleno período de férias, acabo de regressar do Brasil/Porto Galinhas, onde passei 10 dias a banhos...
Hoje, em Lisboa,a preparar as malas para rumar até à Beira Baixa/Idanha-a-Nova, passei pelo escritório e,naturalmente,abri o nosso Blog.
De facto, muita ausência... São férias..., mas talvez não só...
Como bem refere o Fernando, no dia 6 de Outubro temos de repensar a estratégia de trazer ao Blog o maior número de ex-dominicanos...
Louvo o enpenhamento do Nelson e a sua paciência para estimular a participação de todos.
Como desde o princípio venho dizendo, o Blog pode ser um amplo espaço de salutar e fraterno convívio entre a malta de Aldeia Nova/Fátima e até de inter ajuda entre muitos.

Um abraço para todos

Zé Celestino

Anónimo disse...

Amigo Celestino,
Fez-me imenso prazer ler-te de novo no blog e espero ler quanto antes o Vintém , Oliveira, Neves, Moreno, Eduardo Bento, Alexandrino… e muitos outros, que nos dirão, deste modo, que nada mudou e que só as férias e a canícula (por aí!...) são a causa da desertificação do blog.
Absolutamente de acordo contigo para reconhecer o optimismo já legendário do Nelson. É bem sabido que a fé transporta montanhas! Estou convencido que o optimismo aberto às sugestões e proposições (é o caso do Nelson) e tendo a realidade como “point d’ancrage” vai fazer milagres, levando o blog pelo caminho adequado... Um abraço para todos e óptimas férias. Fernando.

Anónimo disse...

Também eu já cheguei de férias. Estivémos em casa dos bons amigos Fernando e Geneviève. Ali corre o Bordéus e a água de Volvic. Os ares de Clermont Ferrand são bons para o corpo e para o espírito.
Agora voltemos para o blog. Não deixemos que o Nelson nosrecrimine pelo nosso silêncio.
Eduardo Bento

Anónimo disse...

Ao ex-fr. Pancrácio
Na Igreja de Belém, nas Ramblas de Barcelona. encontramos um velho Cura de hábito branco que orava junto do altar de S. Pancrácio e de mais duas Santas. Num catalão serrado perguntou por ti e que não mais soube da tua Pessoa. Disse que se tens continuado podias ter chagado a Provincial e Mestre Geral. Espera ainda ter vida e saúde para te receber, como teu velho padrinho.
Peregrino

Anónimo disse...

Zé S.Pedro:
Ir 10 dias para Porto de Galinhas revela falta de imaginação ou tentar aproveitar uma viagem de oferta bem como 1 monte de cremes ofertados pelo Moreira. Porque não Vila Nova de Milfontes ou Idanha etc. Tinha mais de teu mas...não dava para aplicar os ditos cremes de ensaio...
Aproveito os tempos da Beira para afinar essa tua imaginação...
Peregrino

Anónimo disse...

O Nelson estranha a minha ausência e tem razão. Neste tempo de verão fiz uma pequena pausa na minha colaboração-evangelização no Blog.Mas não desisto. Tenho a certeza que alguns já vão revendo as suas posições mais irreverentes e marcadas por uma impiedade que está na moda.
Neste verão tenho estado por Lisboa e apenas fiz uma breve saída de três dias com minha esposa a Salamanca e Zamora numa excursão dinamizada pelo bom P.e Mário da paróquia dos Anjos. Foi uma iniciativa do grupo da catequese que me permitiu descansar um pouco.
Em Zamora participámos na Eucaristia celebrada na Igreja onde se realizou o tratado que está na origem do nosso Portugal. E no regresso enquanto se rezava o terço, já para cá de Salamanca, numa estrada rodeada de azinheiras, eu ia meditando sobre as causas que teriam levado a Senhora a aparecer em Fátima. Ali com tantas azinheiras... por que não em Espanha? Talvez porque o povo português é humilde e os espanhóis são quixotescos e orgulhosos. Olha, Nelson, tu que tens a felicidade de viver junto de Santa Comba Dão e mui perto de Trancoso ( Oh vidente Bandarra!) onde de forma pítica se afirmou a vocação universal de Portugal, poderias criar no Blog um concurso de orações marianas. Penso que seria piedoso e muito enriquecedor espiritualmente.
Bom, que as férias não sejam apenas um tempo de distração e amolecimento espiritual.
Boa Continuação...
José Oliveira

Anónimo disse...

José Oliveira
Certamente que para além do mais, essas idas a Salamanda não deixem de ser para terminares o teu Doutoramento em Espiritualidade do Sec.XXI.
Peregrino

Anónimo disse...

Já ha muito que não lia nada do Oliveira. Até qu'infim!Com toda a sua espiritualidade e acção catequética, ajudando o Padre Mário dos Anjos, é um grande elemento da Igreja. Bem hajas Oliveira. Já agora podias ler um bocadinho os escritos do Padre Mário... o da Lixa! Já te estou a ouvir dizer " que se lixe!".mas fazia-te bem temperares essa tua beatice com um pouco de religiosidade mais moderna, mais ecuménica. Pensa nisso!
Um abraço e até ao dia 27 de Outubro

Neves de Carvalho