sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aniversários em Dezembro

Durante este mês celebram o seu aniversário os
nossos Amigos
NOME                                                                 Dia
  António Manuel Gomes Cunha                                          2
  Carlos Alberto Castanheira do Nascimento                           5
  António Valente Mateus                                                  5
  Manuel Pires                                                               8
  Arménio Gonçalves da Costa                                           8
  Manuel Mateus Pereira Santos                                          9
  Carlos Manuel Rodrigues                                                9
  Fernando Maria Faustino                                               12
  Rui Lopes Pinheiro                                                       15
  Nelson Amaral Veiga                                                    15
  Camilo A. F. Morais Martins                                            20
  Jose Luis Fernandes Lourenço                                       25
  Abel do Nascimento  Pena                                             31

Para todos os nossos parabéns e os votos de um futuro cheio de 
Bençãos de Deus.

domingo, 25 de novembro de 2012

HOMENAGEM A FR. BENTO DOMINGUES OP

 No próximo dia 10 de Dezembro, pelas 18,30 horas, no auditório Agostinho da Silva, da Universidade Lusófona de Lisboa, terá lugar a apresentação de um volume de homenagem ao Fr. Bento Domingues. Por certo que o Fr. Brento gostaria de se ver rodeado de muitos amigos e velhos companheiros. A editora "Paulinas Edições" distribuirá a cada participante um exemplar do livro, podendo cada um adquirir mais exemplares ao normal preço de autor.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Cavaquinho e o "Brigalheiras"

In illo tempore… muitos de nós ficávamos em Aldeia Nova durante o período de férias de Natal e Páscoa, sobretudo os de mais longe. Aí pelos idos de 1957, o Pe. Luis Cerdeira consegue um acordo com a CP, que passou a fazer uns descontos especiais nos bilhetes de ida e volta e então a debandada era quase geral. Ora eu, mais o Celestino o Fernando Vaz e o Ferreira, tendo por mestre o Zé da Cruz (saludo Fr. Pedro), iniciámo-nos nas artes de barbeiro, mais modernamente cabeleireiro de homens. Num qualquer período de Natal, de 56 ou 57 talvez, eu também fiquei por A. Nova juntamente com muitos minhotos, transmontanos, beirões e outros. Era na verdade uma vida santa, só tendo que obedecer às ordens de levantar e recolher e ao toque da sineta para as refeições. Todos se lembram das instalações ao fundo do recreio, onde funcionavam os currais e também as instalações do pessoal da quinta que trabalhava sob as orientações do Irmão Fr. Domingos. Um desses funcionários da agro-pecuária, cujo nome já não recordo, solicitou os meus serviços e do Ferreira para um corte de cabelo. O rapaz era todo vaidoso, besuntava o cabelo de brilhantina e nós lá fomos prestar o serviço ao domicílio. Enquanto eu aparava o cabelo ao marialva, o Ferreira entretinha-se a afinar um cavaquinho que por ali encontrou, pertença do cliente ocasional. Concluída a tarefa, o Ferreira já dedilhava viras e chulas no versátil instrumento. Sei que no decurso da conversa, inócua presumo, que então travávamos, o homem é acometido de forte comichão nas partes ditas baixas e exclama enquanto se coçava freneticamente: Anda aqui qualquer coisa nas minhas brigalheiras!... Não é que, a partir daí, o respeitável funcionário passou a ser conhecido pelo “Brigalheiras”?!... Alguém se lembra desse nome? O Arnaldo Jordão do Vale, que não vejo nem aparece há uns anitos, nunca o esqueceu. Nesse ano, andámos de quarto em quarto a cantar as Janeiras aos Srs. Padres e ainda tenho presente a imagem de espanto e alegria do bondoso Padre Clemente de Oliveira, quando nos abriu a porta dos seus aposentos!... Lembras-te Ferreira, ou isto só está na minha memória de 10 000 gigas!...
Abraços
Nelson

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PÁGINAS DA MINHA VIDA (1) - António da Silva Ferreira



Foi num dia, para mim, já perdido na bruma da memória, que o Padre Luis Cerdeira apareceu nas redondezas da Freguesia do Calendário em Junho ou Julho de 1955.
Ele era, naquela altura, “angariador de vocações”. E foi visitar os meus Pais para falar sobre o meu irmão Delfim – que Deus tenha em paz – que “gostaria de ser padre”.
Como isso chegou aos ouvidos do Pe Luis Cerdeira... não sei!
O certo é que ele apareceu em minha casa para combinar, com meus Pais, o ingresso do meu Irmão Delfim no seminário de Aldeia Nova-Freguesia do Olival.
O meu Irmão falava em ser padre; dizia que gostaria de ser padre mas... não me lembro de ele ter tomado uma decisão sobre o assunto por ele mesmo naquele dia. Alguém a tomou por ele. Só para tornar o assunto mais fácil!(?)
 O que me lembro muito bem é que no fim de tudo estar assente em relação ao meu Irmão, o Padre Luis Cerdeira, já de saída, virou-se para mim e de surpresa, atirou-me com esta: E tú?... não queres ser padre?
Srpresa! Absoluta surpresa!!! No entanto, devo dizê-lo, até sentia uma certa inclinação para isso e não hesitei em responder: “Eu queria mas... os meus Pais não podem”!
 Há coisas que se passam na nossa vida que nunca mais nos esquecem! E as minhas palavras, naquela altura, são uma dessas coisas. Aínda hoje me lembro como se fosse ontem!
 O Padre Luis foi prontíssimo na contra resposta e disse: “podem podem! E, virando-se para os meus Pais disse “Vamos lá conversar”.
Não vou, aqui, entrar em pormenores mas, o que é certo é que, ao fim de algum tempo, não muito longo, eu fazia parte da lista dos “caloiros” que ingressariam no seminário de Aldeia Nova em Outubro daquele ano de 1955.
Àqueles que, juntamente comigo, assentaram praça na mesma altura e no mesmo local, peço que se sintam com plena liberdade para me corrigirem, até porque eu sou fraco em lembrar datas.
Portanto... M.Carvalho, J.Leopoldo, J.Alexandrino, J.Celestino, Luiz Ginja e Joaquim Moreira, ponham as vossas memórias em acção e corríjam-me, se for pareciso.

Com um fraternal abraço para todos , por aqui me fico hoje.

AFerreira

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ANIVERSÁRIOS

Actualização  dos Aniversariantes em Novembro

NOME                                                                 Dia
  Joaquim Luís Costa Soares                                              5
  Isidro da Silva Dias                                                        6
  Armando Vicente Morais                                                 7
  Carlos Manuel Marques Pires                                           8
  Manuel Frias Pena                                                        9
  Leonel Dias da Silva                                                      9
  Fernando Tavares Caetano                                             9
  António Ezequiel Pereira Lucas                                       10
  Carlos Manuel Vieira Baleco                                           14
  Jose Antunes Ribeiro                                                   18
  Manuel Neves de Carvalho                                             19
  José dos Santos Fortunato                                            28
  Jaime Carvalho Coelho                                                  28